SóProvas


ID
2890516
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Historicamente,  o  Brasil  foi  povoado,  desde  o  início  da  colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir  de meados do século XX que políticas públicas foram lançadas  com  o  objetivo  de  ocupar  extensas  áreas  do  território  nacional  com  população  rarefeita,  como  seria  o  caso  do  Centro‐Oeste.  É  nessa  perspectiva  que  se  entende,  por  exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de  Desenvolvimento  (Ride)  do  Distrito  Federal  e  Entorno  inscreve‐se  nesse  esforço  de  interiorização  do  desenvolvimento  nacional,  tendo  Brasília  como  polo  desse  processo. 

A partir dessas considerações gerais e iniciais, julgue o item subsequente. 


A  ideia  de  transferência  da  capital  brasileira  para  o  interior  do  País  é  antiga,  mas  só  se  concretizou  no  governo de Juscelino Kubistchek (JK), com a construção  de Brasília. 

Alternativas
Comentários
  • eu tbm não entendi nada essa questão

  • Pela CF 1891.

  • Galera, a ideia de Interiorizar a Capital do Brasil é bem antiga. Até por estratégia de guerra... Era mais fácil atacar o Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal, por sua posição geográfica, do que um Distrito Federal no Interior do país.

    Um de seus idealistas foi José Bonifácio de Andrada e Silva em meados de 1821. Sugeriu o nome Petrópolis ou Brasília para a nova capital...

    O principal argumento de José Bonifácio, que ficou conhecido como o "Patriarca da Independência" após 1822, era o de que a cidade do Rio de Janeiro corria o constante risco de sofrer invasões, saques e pilhagens dos corsários franceses.

    A primeira Assembleia Constituinte, no entanto, foi dissolvida e a Constituição de 1824, outorgada pelo Imperador D. Pedro I, não incorporou a tese da interiorização da capital.

    Com a implantação da República, a mudança da capital ganhou força constitucional por meio da . Os textos posteriores ( e ) também determinavam a transferência da capital para o interior do País.

    E o JK marcou o gol...

  • Sim Elisa Blanco. O Planalto Central é no Interior do Brasil, em sua área central.

  • A cidade de Brasília é considerada, internacionalmente, um dos grandes monumentos arquitetônicos e um dos mais ousados projetos urbanísticos do mundo. É sabido que sua construção foi realizada durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), tendo sido resultado de um planejamento conjunto do arquiteto Oscar Niemeyer e do urbanista Lúcio Costa. Entretanto, o que se explora pouco é a trajetória da ideia da transferência da capital brasileira para o centro do país.

     

    Só na década 1950, no governo JK, houve a realização dessa ideia que mudou os rumos do Brasil. Somaram-se aos motivos precedentes para a transferência, outros como a necessidade da integração regional do Brasil e a descentralização política e administrativa, que já havia sido iniciada com Getúlio Vargas, nas décadas de 1930 e 1940.

     

     

    https://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/a-historia-transferencia-capital-brasileira-para-centro-do-pais.html

  • O desejo de situar a capital no interior do território brasileiro é antigo, remontando ao período colonial. A idéia foi defendida pelos inconfidentes mineiros e chegou a ser inscrita na primeira constituição republicana.

  • Ideia defendida desde Marquês de Pombal quando mudaram a capital de Salvador para o Rio de Janeiro.

  • De fato, desde o começo do Brasil República, no mínimo, havia menções em constituições e leis sobre a transferência da capital federal do Rio de Janeiro para alguma região central do território.

    Os objetivos por trás dessa ideia eram muitos: segurança nacional, integração nacional, fuga de pressões populares e povoamento de áreas com baixa densidade populacional.

    Apesar das previsões constitucionais e legais ao longo de décadas, porém, foi apenas com a administração Kubistchek que este projeto de transferência da capital deixou de ser apenas uma ideia e passou a ser uma realidade.

    Resposta: Certo