SóProvas


ID
2890522
Banca
Quadrix
Órgão
CODHAB-DF
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Historicamente,  o  Brasil  foi  povoado,  desde  o  início  da  colonização, a partir da região litorânea. A rigor, foi a partir  de meados do século XX que políticas públicas foram lançadas  com  o  objetivo  de  ocupar  extensas  áreas  do  território  nacional  com  população  rarefeita,  como  seria  o  caso  do  Centro‐Oeste.  É  nessa  perspectiva  que  se  entende,  por  exemplo, a decisão de se transferir a capital da República para o Planalto Central do País. A criação da Região Integrada de  Desenvolvimento  (Ride)  do  Distrito  Federal  e  Entorno  inscreve‐se  nesse  esforço  de  interiorização  do  desenvolvimento  nacional,  tendo  Brasília  como  polo  desse  processo. 

A partir dessas considerações gerais e iniciais, julgue o item subsequente. 


Só  muito  recentemente  o  crescimento  do  Distrito  Federal causou impacto no entorno imediato de Brasília. 

Alternativas
Comentários
  • Eu discordo do gabarito que foi dado pela  FILHA DO CESPE ( QUADRIX !!!!!!!!! )  :) , mas quem sou eu no jogo do bicho  ? :) 

     

    Pelo site do grancurso o professor fez a seguinte justificativa 

     

    O crescimento desenfreado do Distrito Federal tem causado impacto no entorno de Brasília há décadas, e não, conforme afirma a questão, muito recentemente. Como exemplo de fato que causa impacto no entorno, podemos citar a constante imigração, que ocorre acima da média desde a construção de Brasília.

     

    Gabarito: Errado

  • Também discordo, pra mim a questão tá errada.

  • "Só muito recentemente". Meu Deus!!!!! como assim?!

  • Também não entendi esse gabarito.

  • Uma comprovação clara de que o crescimento do DF há muito tempo tem causado impacto no entorno é a própria LC 94 de 1998, que instituiu a RIDE.

    Claramente anulável essa questão.

  • ERRADO!!!

    Quem acertou essa precisa estudar muito, o caminho não é por esse apresentado por essa banca !!!!!

  • vc errou? Parabéns!

  • Tendo em vista o texto introdutório que fala de um período histórico longo creio que seja possível considerar que o impacto do crescimento da DF na ride é, relativamente, recente,

  • Ainda bem que não sou a unica a pensar que a banca pirou kkkk

  • O examinador está estudando conosco, galera! Ele jogou essa para alguém fundamentar.

  • Quadrix pior banca.

  • Pessoal essa banca é surreal!

  • Muito recentemente? (dias, meses, anos, décadas????)

  • Fui bem convicta de que a questão estava errada.

  • Questão que você fica animado ao errar kkk

  • Alguém mais odeia essa Quadrix?

    Que raiva dessa banca infeliz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • que piada essa banca.

  • Errei e vou continuar errando, brincadeira essa questa.. pqp

  • Acho que esqueceram de avisar Águas lindas - GO

  • Banca lixo! Questão lixo! Quem elabora uma porcaria dessa e dá um gabarito desse deveria ter vergonha na cara.

    Se você errou, você acertou. Se você acertou, você errou!

  • O que a banca considera como recente?

  • Falar em muito recentemente a respeito de uma cidade que vai fazer apenas 60 anos, é muita sacanagem!

  • Gabarito: CERTO

  • Errou? Você está no caminho certo! #próxima

  • o que seria muito ou pouco tempo?

  • Quadrix literalmente não conhece Brasília

  • Desde quando Brasília ainda era só um projeto, ainda no papel, ela começou a causar impacto no entorno imediato de Brasília. O cara que formulou essa questão está de brincadeira.

  • Se você errou tá no caminho certo, se acertou precisa estudar mais, hahaha.

  • Que é isso playboy! Desde eu foi criada vem causando impacto... vc é loko cachoeira!

  • É só notar a importância que a construção de Brasília teve para o desenvolvimento de Goiânia. Imagina para o entorno imediato da cidade?

  • examinador locão da febem

  • Em 16/12/19 às 15:21, você respondeu a opção E.

    Você errou!

    Em 09/12/19 às 09:30, você respondeu a opção E.

    Você errou!

  • 30 anos é recente?

  • “Você, examinador, é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia”

  • Já errei a questão 3 vezes hehe, pesquisei a justificativa da banca e aí que eu não entendi mesmo :(

    Item: 30

    Resposta:“C” (certo)

    Justificativa:

    Esse impacto vem desde a consolidação de Brasília, especialmente a partir dos anos 1970.

  • Não consigo encontrar fundamentos para esse gabarito

  • Se vc errou, parabéns, vc acertou! Se vc acertou ,meus pêsames, vc errou!

  • O QUE SERIA RECENTEMENTE?

    - ÚLTIMO ANO?

    - ÚLTIMA DÉCADA?

    - ÚLTIMO SÉCULO?

    Se considerarmos o último século, talvez o gabarito possa ser justificado.

    Significado de Recentemente:

    Há pouco tempo; no tempo de agora; num tempo aproximado; de maneira recente.

  • Recentemente baseado em quê? é recente baseado na história do Brasil? mas desde a própria criação de brasília o entorno vem crescendo junto.

  • Pessoal,

    Não concordei com o gabarito da banca, inclusive, errei a questão como os demais colegas. Pensando pelo lado histórico, onde tempos de por exemplo, 100 anos ou mais são considerados recentes, talvez por essa linha de raciocínio a banca tenha pensado para deixar a assertiva como correta.

    Bons estudos.

  • Data do comentário: 31/01/2019

    Classifique este comentário:

    tecconcursos. Rennyer Holanda. Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará. Pós-graduando em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Colaborador no site TEC Concursos. Concurseiro profissional, dedicando-se atualmente aos concursos da área ambiental.

    GABARITO: CERTO.

     

    Observou-se nas últimas décadas um rápido crescimento do Distrito Federal. Essa expansão elevou Brasília a condição de metrópole nacional fazendo com que a Capital Federal exercesse forte influência nas áreas do seu entorno. A consolidação de Brasília como centro polarizador da sua região expandiu sua rede de influência para municípios situados em Goiás e Minas Gerais. A conurbação da malha urbana dessas cidades resultou em uma região metropolitana.   

     

    Nesse contexto, foi criada pela Lei Complementar nº 94/1998 a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) composta pelo Distrito Federal, 29 municípios do estado de Goiás e quatro municípios do estado de Minas Gerais. 

  • Questão véia besta

  • Estudar pra quê? Se as bancas estão colocando os gabaritos que lhes convém.

  • Eu errei feliz rsss

    Esse muito recente....aff

  • "Muito recentemente" há uns 30, 40 anos... kkkkkkkkkkkkkk

  • Questão com 72% de erros. Que absurdo! É óbvio que esse crescimento influência o entorno a décadas. É exatamente por isso que foi criada as RAs. Se vc errou tbm, PARABÉNS!

  • O que seria muito recentemente?

    Se você olhar desde o surgimento do universo o ser humano é muito recente.

    Se olhar da perspectiva da descoberta do Brasil, Brasília é uma cidade muito recente.

    Enfim, recentemente é muito subjetivo.

  • Toca aqui se vc "errou" e sentiu que acertou.

  • parabéns quem errou esta no caminho cero sinal que esta estudando !!!!!

  • Todas as vezes que eu responder essa questão eu irei marcar com prazer a alternativa errada.

  • Todas as vezes que eu responder essa questão eu irei marcar com prazer a alternativa errada.

  • Questões com afirmações dúbias como esta "só muito recentemente" deveriam ter tratamento judicial. Parece que foi retirado de um diálogo entre vizinhas de janela.

  • tá errado e ponto final.

  • O DF foi inaugurado em 1960, logo, em 2018 tinha 58 anos. Desses 58, esteve contido na RIDE há outros 20 (lei de 1998). Se 20 anos é muito recentemente para o examinador, então acho que não sou eu quem tem problemas com interpretação de texto e raciocínio lógico (proporcionalidade).

  • O QUE SERIA RECENTEMENTE PARA ESTA BANCA??

  • Por favor ne ....

  • Quaaaaadrix é a filha rebelde do Cespe.

  • Discordo desse gabarito sem vergonha. Brasília atraiu dezenas de milhares de trabalhadores de vários pontos do Brasil durante sua construção. A população da nova capital e do DF, cresceu bem mais rápido do que foi pensado, o que fez com que fossem implantadas cidades-satélites. Além disso, na área em que foi instituído o DF, já existia Planaltina e Brazlândia. Como que isso não impactos o entorno de Brasília?

  • CADE OS PROFESSORES DESSE QC QUE NÃO AJUDA NAS QUESTÕES DUVIDOSAS COMO ESSA.

  • Muito recentemente remete há um período de no máximo 15 anos atrás.

    O impacto do DF na RIDE é grande há muito tempo.

    Hospital de Base que o diga, sempre recebeu pacientes de todo canto.

  • Muito recentemente? Questão de conhecimentos do DF feito por um examinador tosco que não conhece nada do DF.

    O crescimento de uma cidade envolve o crescimento legal e também o ilegal. Pobre examinador, nunca ouviu falar ou leu sobre os loteamentos e condomínios irregulares do DF. Esse crescimento causa impactos dentro e fora do DF, áreas rurais, etc.

    Bibliografia sobre o assunto: Brasília 50 anos: Da Capital a Metrópole,Autor: Paviani, Aldo (Org.)

    Editora: Edu - Unb (Pag 282, entre outras)

  • tá complicado essas questões, pois tem dois gabaritos duvidosos.

  • O CESPE tá de brincs com a nossa cara!

  • QUADRIX É UM LIXO MSM

  • Difícil lidar com questões assim, a análise do que é considerado como RECENTE é muito subjetiva. Para uma pessoa,uma história de 30 anos atrás é muito recente, para outros não.

  • Quem erro ta certo.

  • essa ia ser feito o bom e velho recurso !

  • Excelente observação Paulinha MVA! Talvez o pega seja justamente aí, apesar que uma questão dessa deveria ser anulada, ou foi feita pra beneficiar outros..

  • PEÇAMMMM COMENTÁRIO DO PROFESSOR.

  • Se o pensar que desde a criação do mundo nós já tivemos muitas décadas então está recente mesmo. Examinador usou narcóticos quando criou essa questão.

  • Se o pensar que desde a criação do mundo nós já tivemos muitas décadas então está recente mesmo. Examinador usou narcóticos quando criou essa questão.

  • Em 14/02/20 às 12:00, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 06/02/20 às 20:10, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 29/01/20 às 14:40, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 27/01/20 às 18:44, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 25/01/20 às 11:41, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 24/01/20 às 17:54, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 20/01/20 às 18:09, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • Minha professora corrigiu e disse que não tem cabimento dessa questão estar correta, porém, parece que mesmo depois de terem entrado com recurso contra o gabarito, a banca não mudou a resposta.

  • Se você errou, então você acertou....!

    Agora se você acertou, então você errou...!

    A luta não para, bons estudos.

  • Esqueçam essa questão, o que seria muito recentemente pra banca? 2 anos? 10 anos? Questão totalmente genérica!

  • CARACA, SÓ MUITO RECENTEMENTO,HOUVE IMPACTO DO CRESCIMENTO DO DF. NÃO SEI NEM COMO ENGOLIR ESSA.

  • COMO DIZ UMA COLEGA, ''FILHINHA'' DO CESPE TA APRENDO.

  • Aí sim!!!

    Em 19/02/20 às 06:47, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 05/02/20 às 06:09, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    Em 19/12/19 às 15:32, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

  • Quem mora no DF, sabe muito bem que essa questão está equivocadíssima.

  • A justificativa divulgada pela quadrix foi: "Esse impacto vem desde a consolidação de Brasília, especialmente a partir dos anos 1970".

    O gabarito não faz sentido nenhum.

  • talvez o erro foi no "Só muito" hahahahahha
  • Em 23/02/20 às 09:50, você respondeu a opção E.

    Você errou!

    Em 22/01/20 às 00:17, você respondeu a opção E.

    Você errou!

    Em 02/01/20 às 10:45, você respondeu a opção E.

    Você errou!

    SIGO TENTANDO ACERTAR ESSA

  • Parti do período apresentado no texto de referência do item, que posicionou a questão para a época do colonialismo, assim nessa comparação, isto trata-se de um problema recente (se comparar ao tempo citado no texto que é a colonização)

    obs: também errei o item.

  • Essa questão é uma piada!!!!!!!!

  • A banca tirou essa pergunta de onde? do wikipedia?

  • Parabéns pra você que errou rs

  • Ajuda Deus!

  • ridículo

  •  século XX 

  • Filha do cespe

  • Essa é daquelas que você ri, faz um comentário criticando e continua fazendo questões. kkkk

  • RECENTEMENTE FOI ONTEM.....EITA , MAS ADIANTA FICAR MOS BRIGANDO COM A BANCA

  • Se você acertou então você errou...kkkk

    Ou seja, se você ler está questão em 2030, como é que ficaria.....

  • Se você acertou essa questão, ou não mora em Brasília ou não está estudando como deveria. Me assusta muito a QUADRIX dar um vacilo desse em uma questão da CODHAB.

  • Só tem 20 anos, foi ontem...

  • Tinha que ser esse lixo de banca, nunca respeita o estudante!

  • Só muito recentemente , recentemente quanto tempo quadrix ? Só de uns 50 anos pra cá! rsrsrsrs

  • Galera, acredito que pela contextualização a palavra recentemente esta certa, posto que, o proprio DF foi criado recentemente

  • Galera, acredito que pela contextualização a palavra recentemente esta certa, posto que, o proprio DF foi criado recentemente

  • Galera, acredito que pela contextualização a palavra recentemente esta certa, posto que, o proprio DF foi criado recentemente

  • Só quero ver se o CESPE vai colocar essa questão na prova da PGDF. Não da nem vontade de responder.....

  • Entendo que a questão esteja correta. Quando Brasília foi criada, era uma cidade que tudo funcionava. Muito recentemente, a explosão demográfica causou o mesmo problema dos grandes centros urbanos como São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Questão mal feita, pqp!!!

  • Só muito recentemente o crescimento do Distrito Federal causou impacto no entorno imediato de Brasília.

    Questão nebulosa, pois desde a criação de Brasília regiões do entorno como Formosa, Planaltina e outras já existentes sofreram sim impacto. Mas é Cespe né...

  • Minha contribuição.

    Fatores que levaram a transferência da capital:

    1) Segurança Nacional => Argumento militar-estratégico;

    2) Interiorização o povoamento e do desenvolvimento e integração nacional;

    3) Símbolo do Brasil Novo => ''Modernização''

    4) Afastar os governantes (a capital) da concentração de atividades e das pressões populares.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gente, não é cespe não, é quadrix!!

  • Que doideira! kkkkkkkkkkkkk

  • Antes de ser Brasília não tinha como ser entorno, banca de noiados.

  • Sexta - feira

    22:40

    Isolamento

    Coronavírus

    Essa questão patética

  • Errei com orgulho, porque essa afirmação é absurda e fácil de anular.

  • Só muito recentemente o crescimento do Distrito Federal causou impacto no entorno imediato de Brasília. (QUADRIX)

    A Ride foi criada com o objetivo de articular ações administrativas do governo federal, dos estados de Minas Gerais e Goiás e do Distrito Federal, além dos municípios que a compõem. (QUADRIX)

    A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) foi criada pela Lei Complementar nº 94, de 19 de fevereiro de 1998. À época, o presidente que a sancionou foi Fernando Henrique Cardoso.

  • Nada como errar (o que na verdade não está errado) e encontrar conforto nos comentários. hahaha #nãoerreisozinha

  • Vi essa questão pela primeira vez no cursinho e óbvio que a sala inteira "errou" (moramos no DF). A explicação usada pelo professor foi justamente a do colega APF Guedes:

    "Observou-se nas últimas décadas um rápido crescimento do Distrito Federal. Essa expansão elevou Brasília a condição de metrópole nacional fazendo com que a Capital Federal exercesse forte influência nas áreas do seu entorno. A consolidação de Brasília como centro polarizador da sua região expandiu sua rede de influência para municípios situados em Goiás e Minas Gerais."

    Dessa vez, marquei como certa kkkkk

  • Eu sempre irei errar essa questão.

  • essa questão deve ter sido elaborada por um cara que não morava em bsb. chegou aqui há uns 3 anos morava no plano piloto, trabalhava na esplanada e por um desajuste de destino foi morar em Valparaíso. Começou a depender do transporte público. então, na perspectiva dele a questão está certíssima. kkkkkkkkkkk...

  • GABARITO: C

  • O enunciado deveria ter uma explicação a mais, tipo:

    "Considerando que o planeta Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos, podemos dizer que só muito recentemente o crescimento do Distrito Federal causou impacto no entorno imediato de Brasília".

  • Quadrix, Quadrixando.......

  • 5 vezes já respondi essa questão, 5 vezes que errei! Ao meu ver, estou no caminho certo!

  • Desde quando os Candangos se recusaram a "pegar o beco" que o crescimento do DF gera impactos, aí a filhote de cruz credo "Quadrix" me vem com essa, ta aprendendo direitinho com a mãe CESPE.

    Mas eu só sou um sobrevivente da pandemia, nem sei se vai ter concurso ainda um dia, deveria era estar na Netflix e não aqui ficando put... com essa filhote de capeta.

  • Essas questões subjetivas em prova de certo e errado não existe. O que pode ser "muito recentemente"?

    Essas bancas não podem continuar ferrando quem estuda de vdd e não levar nenhuma punição.

    Uma questão dessa é totalmente uma arbitrariedade do examinador, pois essa afirmação dele é ridícula.

  • Em verdade, ainda hoje o transporte interestadual não é satisfatório dentro da RIDE. GABARITO : "C"

  • Me recuso a marcar como certa uma questão dessas...

  • Fico feliz que o percentual de erros dessa questão é maior do que 70%, isso mostra que eu não estou estudando errado e mostra que a quadrix é uma versão bem piorada do CESPE.

  • Análise que fiz para acertar. O texto faz referência ao período da colonização século XV e a transferência da Capital. Somente em 1960 surgiu criação de Brasília, logo nesse contexto é recente o crescimento do DF, que tem integração com os municípios de GO e de MG pertencentes à RIDE.

  • Muito recentemente!!! Que isso?

    Só aqui em Formosa desde a criação de Brasilia que o desenvolvimento do DF causa impacto.....

    Não entendo... Erraria 100X

  • Errei pela 2a vez. Me recuso a marcar certo! "Muito recentemente" ? -'

  • já perdi a conta de quantas vezes respondi essa questão. Só não respondo mais ela como errada pra não diminuir minhas estatisticas de erros. Mas é bom lembra-la todas as vezes

  • É por isso e por outras que algumas banca são preteridas para organização de concursos públicos. Questão lamentável.

  • Péssima questão!!!

  • O conceito de recentemente foi atualizado rsrsrs

  • Em 13/05/20 às 18:16, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 22/04/20 às 19:24, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 08/04/20 às 18:31, você respondeu a opção E

  • O cara que fez essa questão tava louco de pedra! kkk

  • Sabia que estava errado, pois assisti em aula. Mas ai... Coé?? Tá de saca né? Tipo... 2015 causou impacto? Eu ein!

  • Não sabia que 1960 era recentemente. O elaborador estava noiado, só pode.

  • Quadrix = primo ret@rdado da Cespe

  • discordo do gabarito, quem errou está no caminho certo!

  • Elaborador noiado do caramba!

  • Nem vou considerar esta questão, este cara estava louco, fumou uma maconha mau fumada

  • Que loucura é essa. Estou pasmo com esse gabarito !

  • Questão visivelmente equivocada, a não ser que a banca entenda que décadas de impacto seja recentemente.

    Não desanime!!! Estamos no caminho!!

  • Muito recentemente? kkk Só 60 anos né?

  • Eu, particularmente, vou continuar errando essa questão até o dia da minha POSSE, amém!

  • Sem comentários.

  • Se você errou PARABÉNS!

  • Levando em consideração o texto, o Autor nos retrata um contexto histórico e de colonização do Brasil, nos remetendo ao ano de 1500, cita ainda o século passado, demonstrando um período mais longo, acredito que pode-se considerar sim, que o DF, apenas recentemente, de acordo com o texto, causou impacto no Entorno. A pouco tempo o DF tinha apenas 1 milhão de habitantes, agora, mais de 3 milhões, tivemos um inchaço populacional do DF muito acelerado e consequentemente, do entorno tbm. Essa é a minha humilde opinião. Força.

  • Que piada. Só recentemente ? kkkkk

  • Só muito recentemente. kkkkk

    Certamente o examinador deve ter comparado com o início da colonização, só pode ser.

  • Errar essa questão significa que você entendeu a história de Brasília. Não se preocupe.

  • A questão pode se referir à crise hídrica que o DF passou recentemente. Somente pensando assim, para considerar a afirmação verdadeira, pois há décadas o DF sofre com seu crescimento desordenado.

  • Difícil é definir o que é "muito recentemente" pra a banca. Eu presumi que fosse certo, pois muitas RA foram oficializadas neste século e porque outras RA estão crescente rapidamente "muito recentemente". Mas, questão anulável.

  • Bom demais errar uma questão dessa 4:30 da manhã para dar aquela risada antes de ir dormir kkk

  • Assim fica difícil!

  • Que diabos é muito recentemente? Questão do inferno! #&#¨¨#¨&#¨#@

  • Banca: QUADRIX

    Vou nem discutir, próxima questão!

  • Quadrix dando aula de como não elaborar questões: gabarito claramente anulável.

  • Quadrix, tu deve ser barata viu! Pra alguém te contratar ate hoje.

  • Olha, eu não sou de criticar questões de banca, mas essa não tem como. O uso do advérbio "recentemente" está equivocado por dois motivos.

    1º - Deixa a questão demasiadamente vaga. O que seria esse recentemente? Não há respaldo histórico algum para tal afirmação.

    2º - Mesmo que considerássemos a afirmativa como minimamente compreensível, ela estaria errada, pois o crescimento do DF causou impacto no país desde seus primórdios, desde sua construção baseada em operários que deram suas vidas, causando substantivo crescimento sobre o entorno, formando, o que conhecemos hoje como regiões administrativas.

    Portanto, a assertiva deveria ser anulada.

    #PDCF, UMA VAGA JÁ É MINHA!

  • GABARITO: CERTÍSSIMO!!!

    Galera, o enunciado começa; "Historicamente, o Brasil foi povoado, desde o início da colonização"

    Blz, E BRASILIA É DESDE O INICIO DA COLONIZAÇÃO? Por certo...

    Brasilia tem 60 anos, contemporâneo demais, recente sim, foi criada "um dia desses" (Comparando a historia do Brasil)!!

    Tem muita gente aqui que tem pais, avos, tios... que tem mais historia do que Brasilia (em relação a idade) rsrs

    E o enunciado ainda fala; "Só muito recentemente o crescimento do Distrito Federal causou impacto no entorno imediato de Brasília." ÓBVIOOO!!!! O DF JÁ NASCEU COM A ECONOMIA GRANDE FOI? A RIDE É DE 1998 SÓ PRA SE TER IDEIA...

  • Em 12/08/20 às 09:09, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 26/05/20 às 09:56, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!Em 17/02/20 às 20:27, você respondeu a opção E.

    !

  • essa banca querendo dar uma de cespe. só digo uma coisa: forget. -fnx

  • em 13/08/2020 minha resposta Errado

  • "Muito recentemente" em relação a que? Se a banca se refere à idade do planeta Terra, a resposta está correta. Pelo contexto, achei que estivesse comparando à idade do DF. Caso em que a resposta estria incorreta.
  • Que questãozinha mais fdp em....

  • Em 20/08/20 às 00:09, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 08/07/20 às 02:02, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 04/06/20 às 21:47, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 22/05/20 às 00:38, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 07/05/20 às 22:27, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 01/05/20 às 02:56, você respondeu a opção C.

    Você acertou!Em 01/05/20 às 02:56, você respondeu a opção E.

    !

    Você errou!

    o quê fazer quando o site de questões só tem 60 questões?? aff

  • Em relação a população sim, pois morar no DF ficou muito caro, obrigando assim seus moradores migrando para o entorno.

  • A crescente influência urbana de Brasília no cenário nacional a consolida como o principal centro polarizador do desenvolvimento territorial no interior do país, um projeto existente desde a época imperial. A região na qual Brasília se insere é a que mais rápido se desenvolve no país, mas ainda é marcada por uma ocupação desigual e fortemente polarizada. O problema da questão, a principal dúvida do aluno pode aparecer na conceituação da palavra recentemente. No ponto de vista historiográfico, o advérbio recentemente, se estende ao longo do tempo. Logo, podemos enfatizar que antes da estruturação da capital federal na década de 60 uma região inexplorada que representava pouco mais de 1% da produção regional, apresentou um acentuado crescimento nos últimos 50 anos até atingir cerca de 40% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) regional.

  • banca ruim da moléstia

  • Meu amigo, que viagem. Não vou considerar que errei essa questão pois estou convicta de que o item não está certo e não há quem possa me convencer do contrário. Gabarito absurdo!

    O impacto vem desde os tempos de JK! Pelo amorrrr, ne Quadrix

  • Essa questão é ridícula! Rir para não chorar!

  • Só muito recentemente é quanto tempo? Considerando a idade do universo, é bem recente mesmo. Considerando a idade do DF, nem tanto.

    Veja que aqui o examinador quis avaliar, através de uma assertiva recheada de termos subjetivos, uma resposta objetiva, deixando claro ao candidato, que agora está entregue à sorte, a sua incompetência.

  • "Muito recentemente", afirma a Rainha ELISABETH

  • Tipo de questão que voce faz 10 vezes e vai errar as 10... kkkkkkkkk

  • Quanto tempo é muito recentemente?

  • Desde qdo foi criada causou impacto no entorno...

  • A pergunta ficou muito subjetiva induzindo o candidato ao erro, ( o tempo) , caberia recurso contra a banca lixo de Quadrix, Prefiro o CESPE

  • Depende da referência temporal, galera.

    Obviamente a QUADRIX está correta, contando da formação do Universo até hoje, o período temporal da influência do DF é extremamente recente.

    Examinador maravilhoso, fez a questão assistindo Carl Sagan.

  • Nem vou considerar, o cara usou muita maconha.

  • esta questão ai piada do século 21 .kkkkkkkkkkk

  • Desde antes da construção de Brasília, e por consequência do DF, houve impacto no Entorno, como, por exemplo, na questão imobiliária.

  • erro com conviccao.

  • Pelo seu tamanho, infraestrutura, planejamento, capital gasto, nível de importância etc... Brasília já começou impactando de imediato o entorno, e ao meu ver, impactou antes mesmo do início da sua construção.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, resenha

  • "Só muito recentemente"

    Oiiii ???????

  • o que é "recentemente" para você, banca querida ?

    palhaçada!

  • Sério que essa questão não foi anulada?

  • Só acertei pq já resolvi essa questão trocentas vezes.. kkkk

  • Olha o linguajar só Muito recemntemente não está em nenhuma lei.

    Me desculpe Cebraspe que ganhar dinheiro pede de outra forma.

  • Quanto tempo é muito recentemente?

  • Só marco certo aqui no site porque já cansei de errar. Se fosse em uma prova, marcaria errado.

  • Muito recentemente é um termo que possui uma relatividade gigante, pra mim muito recentemente nesse caso se refere a no máximo 1 ano, mas para a história, 100 anos é muito recentemente... ou da data ou anula a questão.
  • se estivesse escrito RECENTEMENTE já estaria errado imaigina MUITO kkk um absurdo

  • ??????????????????

  • Que questão ridícula! Como assim muito recentemente? Em relação a que? à idade do DF? Ao descobrimento do Brasil elencado no enunciado? à criação da RIDE elencada no enunciado? à data de validade do beck do examinador?

    Não ferra! Desaprendi com essa!

  • O impacto no entorno imediato de Brasília se dá basicamente desde a CONSTRUÇÃO da cidade! Que questão absurda.

  • Que imprecisão da banca, hein... "muito recentemente" é há um dia, um ano, cinco anos, cinquenta anos? Qual o parâmetro?

  • Que ridiculo! causa impacto em toda regiao centro-oeste e no entorno mais ainda, sem duvidas, no minimo desde que começou a construção da capital. quem errou acertou, vamos adiante.

  • Queria muito saber a fonte dessa informação. Concurseiro não tem um dia de paz!

  • eu vou erra essa questão a minha vida toda, banca fraca essa.........

  • Será que foi anulada, essa questão não pode estar certa.

  • EU AMO ESTA PERGUNTA PORQUE ELA É UMA MENTIRA.
  • é vir pra se estressar uma questão dessa

  • Sim, parece que foi ontem pô!

  • Jamais vou concordar com o gabarito. Esse povo cisma em transformar a história de Brasília num conto de fadas

    Isso é concurso, não é prova de ensino fundamental!

  • Só muito recentemente "nas últimos 6 décadas"

  • O erro é de quem tá certo nessa questão.
  • Eu vi uma vez um cara falando, se você acha que essa é a alternativa correta vê o tanto de comentários e mude o gabarito. Já na prova não tem como né?!

  • Tenho mais de quarenta anos e nasci na divisa de Goiás e Bahia. Desde a minha infância que o povo se muda para Brasília, desde a minha infância que os doentes vinham para os hospitais de Brasília, vinham estudar, procurar emprego, morar aqui... muitos voltaram, etc. Brasília acolhe Goiás, Minas Gerais e o resto do país desde sua existência, NÃO TEM NADA DE "RECENTEMETE".

  • Vou errar sempre essa questão. Parabéns a quem não é do DF ou do Entorno e acertou.

  • Tudo é relativo. Né, examinador? Recente p/ ele não deve ser o mesmo para nós. Deve estar no elenco de Interstellar.

  • Eu acho(apesar de ter errado) que esse "muito recentemente" é fruto do aumento populacional, da valorização do metro quadrado e do custo de vida, que acabou fazendo com que mais pessoas que moravam no plano fossem morar no entorno. Além das conurbações que podem ser consideradas relativamente recentes.