SóProvas


ID
2891146
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Existem vários tipos de hackers no mundo atual, incluindo alguns que praticam ações sem a intenção de causar dano a quem quer que seja. Assinale a alternativa que apresenta os hackers dos tempos românticos, aqueles que se dedicam às invasões de sistemas por puro divertimento e desafio.

(Nakamura e Geus, Segurança de Redes em ambientes cooperativos, 1ª ed. São Paulo, Novatec, 2007)

Alternativas
Comentários
  • Cyberpunks são hackers do tempos românticos , aqueles que se dedicam às invasões de sistemas por puro divertimento e desafio. Eles têm extremo conhecimento e são obceados pela privacidade de seus dados, o que faz com que todas as suas comunicações sejam protegidas pelo uso da criptografia. 

     

     

     

    Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos

    Por Emilio Tissato Nakamura, Paulo Lício de Geus

    Editora Novatec pg 68 ano de 2007

     

  • White Hat (hacker ético): é especialista em segurança da informação, e, desta forma, auxilia empresas a encontrar vulnerabilidades existentes em seus sistemas. São considerados “hackers do bem”. [Fonte da imagem]

    Black Hat (hacker mal-intencionado): diferentemente dos white hats, os black hats se utilizam das vulnerabilidades que encontram para obter dados sigilosos, como dados pessoais, senhas, dados bancários, etc. São definidos, por alguns autores, como subcategoria dos crackers.

    Gray Hat: ao encontrar uma vulnerabilidade no sistema de uma empresa, o gray hat observa os dados ali inseridos, por vezes até os divulga, sem cometer crime. Contudo, não informa a empresa sobre a existência da vulnerabilidade. Desta forma, “ficam em cima do muro”, eis que não cometem crimes, como os white hats, mas não repassam a existência de vulnerabilidade à empresa, como os black hats.

    Script Kiddies: não tem um alvo certo. Normalmente, utilizam ferramentas prontas que foram produzidas por algum “black hat”, sem saber exatamente como a mesma funciona. O “script kid” não sabe ao certo o que está fazendo, e, por este motivo, quando consegue invadir um site importante, acaba fazendo certo alvoroço e obtendo fama. 

    Hacktivistas: agem por motivos ideológicos. Tem como objetivo a divulgação de informações esquecidas pelas mídias, atingindo, desta forma, instituições que se encontram em desacordo com o interesse público.

    Cracker: pertencente ao “lado negro”. Possui um alto grau de conhecimento informático, tendo como foco principal em seu estudo o funcionamento dos softwares (programas). São responsáveis pela criação dos cracks, que são ferramentas utilizadas  na quebra da ativação de um software comercial, facilitando a pirataria. São definidos como criminosos, eis que operam em fraudes bancárias e eletrônicas, furto de dados, golpes, entre outros. 

    Phreaker: especialista em telefonia (móvel ou fixa). Utilizam o serviço de telefonia gratuitamente por meio de programas e equipamentos. 

    Carder: especialista em fraude mediante cartão de crédito. Obtém listas de cartões válidos em sites de compras, por exemplo, geram dados falsos que passam pela verificação da autenticidade de um cartão, e clonam cartões válidos/verdadeiros. 

    State Sponsored Hackers (Hackers patrocinados pelo Estado): hackers contratados pelo governo afim de executarem ataques contra outros países, bem como para defender o seu próprio. 

    Spy Hacker: hackers contratados por empresas para obterem dados sigilosos de empresas concorrentes.

    fonte: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/saiba-diferen%C3%A7a-entre-hackers-crackers-white-hat-black-hat-gray-hat-entre-outros

  • Cyberpunk 2077

    Dia 17 de Setembro de 2020