SóProvas


ID
2891296
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A cal hidratada e o gesso para construção civil são considerados aglomerantes aéreos porque endurecem:

Alternativas
Comentários
  •  Aglomerantes aéreos -> Endurecem com o ar.

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Cal aérea também é chamada de cal comum ou cal hidratada. Não confundir cal hidratada com cal hidráulica, essa última endurece exclusivamente na presença de água.

  • Questão passível de recurso, pois o gesso endurece a partir de reações de hidratação.

  • Pessoal, vamos responder à questão proposta baseando-se na NBR 11.172, que trata sobre os aglomerantes de origem mineral.

    De acordo com as definições da norma supra citada, aglomerante de origem mineral é o produto com constituintes minerais que, para sua aplicação, se apresenta sob forma pulverulenta e que na presença da água forma uma pasta com propriedades aglutinantes. Os aglomerantes são classificados em: hidráulicos e aéreos.

    Os aglomerantes hidráulicos são aqueles cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer apenas pela reação com a água e que, após seu endurecimento, resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água. Como exemplo de aglomerante hidráulico, podemos citar o cimento portland.

    Já os aglomerantes aéreos são aqueles cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera (presença de ar) e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água. Como exemplos de aglomerante aéreo, podemos citar a cal hidratada e o gesso.

    Resposta: E

  • Muitas questões são elaboradas a partir de apostilas, blogs da internet que trazem conceitos errados, ou simplificados que levam ao erro!

    Aglomerante aéreo não quer dizer que só endurece em contato com o ar não! Veja abaixo:

    O que é um aglomerante aéreo ?

    2.3 Aglomerante aéreo (NBR 11172)Aglomerante cuja pasta apresenta a propriedade de endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2) presente na atmosfera e que, após seu endurecimento, não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água

    Ou seja, temos duas condições para o aglomerante ser considerado aéreo:

    1. endurecer por reações de hidratação ou pela ação química do anidrido carbônico (CO2)
    2. não resiste satisfatoriamente quando submetida à ação da água

    Sabemos que a cal endurece pela reação do CO2. Já o gesso pela reação de hidratação. (se existe uma parcela que precisa do ar, não sei dizer, é um estudo mais aprofundado...)

    Pq o gesso não é considerado aglomerante hidráulico então? Pois ele não resiste satisfatoriamente a ação da água.

    Vejamos o que o Bauer diz:

    "Pega do Gesso - o gesso misturado com a água começa a endurecer em razão da formação de uma malha imbricada de finos cristais de sulfato hidratado"

    Agora o que ISAIA diz:

    "o gesso endurece por rápida reação com a água, o que viabiliza seu emprego em placas de gesso acartonado. A Cal hidratada endurece mais lentamente, pela reação do CO2 atmosférico, capturando parte do gás que foi liberado na sua produção"