SóProvas


ID
2891968
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da história da Arquivologia, é correto afirmar que o grande marco de sua evolução foi a publicação, em 1898, de

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    Manual dos Arquivistas Holandeses.

  • Houve muitos fatos marcantes na história da Arquivologia pelo mundo. Um salto marcante nessa história foi a publicação do Manual dos Arquivistas Holandeses, pois foi o primeiro documento que tratava de técnicas padronizadas, com critérios objetivos para o manuseio de documentos.

    Isso é importante por que universalizava o acesso ao arquivo. Com critérios padronizados, qualquer pessoa estava apta não só a acessar a informação organizada, e também qualquer profissional poderia ser treinado e capacitado para gerenciar os documentos.

    Gabarito do professor: Letra "C"
  • O que gera dúvidas na letra A é que a alternativa não informa que precisa renunciarinforma que ele renunciou (não como condição) e que pretende tentar novamente a reeleição. Nenhum momento deixou claro uma condição ou justificativa.

    Se você ler novamente, dá pra entender que é uma questão que pode ser interpretada de duas formas, como por exemplo: Um político (prefeito) que renuncia no final do mandato, pode tentar a candidatura na próxima eleição?

    O fato de informar o prazo não implicará uma condição, apenas um relato... Penso que trocando o "poderá" por "para" traria uma ideia única de condição.

    Eu daria a letra A como certa, pelo português da questão. No caso, duas alternativas corretas.

    OBS: Desconheço outra norma que trate da renúncia, que possa impedir um candidato que renunciou o ultimo mandato de tentar se eleger novamente.

    Fico aberto a opiniões...

  • Concordo com o Wanio. Além disso, corrigindo o final do seu comentário Suiara, os que tem menos de 10 anos, para assumir perdem o vínculo com a polícia (ou qualquer outra entidade das Forças Armadas) a partir do registro da candidatura e não da diplomação. Assim, mesmo que não seja eleito não poderá voltar ao exercício de suas atividades como os oficiais com mais de 10 anos de serviços.

  • Massa!