-
Por que o item C está errado?
-
Radiograficamente o mixoma odontogênico não é semelhante ao cisto dentígero. Possuem caracteristicas bem distintas, não podendo ser um diagnostico difenrencial
-
Layla, o cisto dentígero não se assemelha ao ameloblastoma nem ao mixoma. Essas lesões são bem características, diferindo bastante de um cisto dentígero
-
A maior desvantagem da marsupialização é que o tecido patológico é deixado "in situ", sem um exame histológico completo. Embora o tecido removido junto com a janela possa ser submetidoao exame histopatológico, existe a possibilidade de haver focos de lesão mais agressiva no tecido residual. Por isso, quando se opta por essa técnica, um acompanhamento deve ser realizado por meio de tomadas radiográficas periódicas.
-
B
-
Na verdade, o cisto dentígero pode se assemelhar a um Amelobastoma unilocular, radiograficamente falando, porém não há semelhança com o mixoma. Por isso a resposta C está errada!
-
O cisto periodontal lateral aprensenta-se, na maioria das vezes, uma lesão assintomática, sendo sua maior frequência na MANDÍBULA.
-
Radiograficamente, o mixoma se apresenta como uma lesão radiolúcida uni ou multilocular, que pode deslocar ou causar a reabsorção dos dentes na região do tumor. As margens da lesão radiolúcida são frequentemente
irregulares ou festonadas. O defeito radiolúcido pode conter trabéculas delgadas insignificantes de osso
residual, que frequentemente se arranjam em ângulos retos umas com as outras. Grandes mixomas da mandíbula podem apresentar o padrão radiolúcido em “bolhas de sabão”, que é indistinguível daquele observado nos ameloblastomas.
-
O cisto periodontal lateral apresenta-se, na maioria dos casos, assintomático, sendo mais frequentemente encontrado na maxila, geralmente associado a um dente sem vitalidade.
Sua localização preferencial é na mandíbula e envolve dentes vitais.