-
A interação entre o diabetes e a periodontite ocorre em uma ação bidirecional. Alterações na resposta do hospedeiro, na vascularização periodontal e nos níveis glicêmicos do fluido sulcular gengival facilitam a instalação ou alteram o curso da doença periodontal em diabéticos. A inflamação da gengiva também dificulta a absorção de insulina, podendo causar uma descompensação glicêmica nos portadores de diabetes.
-
Estudos epidemiológicos apontam que a grande maioria dos diabéticos desconhece a relação existente entre as duas doenças e também não é acompanhada por um periodontista regularmente. Ocorre que, sendo um problema silencioso, sem sintomatologia dolorosa, a periodontite, quando é enfim diagnosticada, já se encontra em fase avançada, apresentando mobilidade e perda dentária.
-
Ainda assim, a assertiva D implica que a hiperglicemia é quem causa, diretamente, danos ao periodonto, o que é incorreto. Fosse assim, todos os diabéticos, mesmo controlados (que dificilmente tem glicemia abaixo de 99mg/dl) teriam que desenvolver periodontite.
A hiperglicemia atua como fator colaborador, agravante a uma doença periodontal e não causadora da doença.
Como a colega diz acima: "facilita ou altera o curso"
Eu entraria com recurso!