SóProvas


ID
2892271
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito das condições gerais de execução da impermeabilização de uma obra, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR - 9574

     

    5.6 -  Após a execução da impermeabilização, recomenda-se ser efetuado ensaio de estanqueidade com água limpa, com duração mínima de 72h para verificação de falhas na execução do tipo de impermeabilização utilizado.

  • A) Todas as superfícies impermeabilizadas devem ter um caimento de, no mínimo, 2% no sentido dos ralos.

    4.3.1.1 Preparação do substrato: O substrato deve se encontrar firme, coeso, seco, regular, com declividade nas áreas horizontais de no mínimo 1 % em direção aos coletores de água. Para calhas e áreas internas, é permitido o mínimo de 0,5 %. Cantos devem estar em meia cana e as arestas arredondadas. 

    C) Deve-se reduzir o trânsito de pessoal, material e equipamento não relacionado ao processo de impermeabilização durante a referida execução.

    5.3 Deve ser vedado o trânsito de pessoal, material e equipamento, estranhos ao processo de impermeabilização, durante a sua execução. 

  • LETRA E

    a)      Superfícies horizontais devem ter caimento mínimo de 1% em direção ao ralo. (9574 e 75)

    b)     Cantos devem estar em meia cana e as arestas arredondadas. (9574)

    c)    Deve ser vedado o trânsito de pessoal, material e equipamento, estranhos ao processo de impermeabilização, durante a sua execução. (9574)

    d)     Não consta nas normas.

    e)     Após a execução da impermeabilização, recomenda-se ser efetuado teste de estanqueidade com água limpa, com duração mínima de 72 h para verificação de falhas na execução do tipo de impermeabilização utilizado. (9574)

  • Pessoal, vamos analisar cada alternativa, baseando-se nas condições específicas para a execução de impermeabilização previstas na NBR 9574:

    (A)  Todas as superfícies impermeabilizadas devem ter um caimento de, no mínimo, 2% no sentido dos ralos. INCORRETO

    De acordo com o item 5.7, a inclinação do substrato das áreas horizontais deve ser no mínimo de 1 % em direção aos coletores de água. Para calhas e áreas internas é permitido o mínimo de 0,5 %.

    (B)  Os cantos e arestas vivos devem receber uma camada impermeabilizante dupla para garantir a respectiva estanqueidade. INCORRETO

    A norma não determina que os cantos e arestas vivas recebam dupla camada de impermeabilização. Conforme o item 5.21, as arestas e os cantos vivos das áreas a serem impermeabilizadas devem ser arredondados, sempre que a impermeabilização assim requerer.

    (C)   Deve-se reduzir o trânsito de pessoal, material e equipamento não relacionado ao processo de impermeabilização durante a referida execução. INCORRETO

    Segundo o item 5.3, deve ser vedado o trânsito de pessoal, material e equipamento, estranhos ao processo de impermeabilização, durante a sua execução

    (D) As áreas já impermeabilizadas devem ser removidas para garantir a responsabilidade do projetista e do executante quanto a todo o serviço prestado. INCORRETO

    A norma não determina a retirada de impermeabilização em áreas já impermeabilizadas. O projetista e o executor devem garantir que os requisitos gerais do serviço sejam atendidos, tais como: evitar a passagem de fluidos e vapores nas construções, pelas partes que requeiram estanqueidade, podendo ser integrados ou não outros sistemas construtivos; proteger os elementos e componentes construtivos que estejam expostos ao intemperismo, contra a ação de agentes agressivos presentes na atmosfera; proteger o meio ambiente de agentes contaminantes por meio da utilização de sistemas de impermeabilização; e possibilitar sempre que possível acesso à impermeabilização, com o mínimo de intervenção nos revestimentos sobrepostos a ela

    (E) Recomenda-se que seja efetuado um teste com lâmina d’água durante, no mínimo, 72 horas, para verificar o sistema utilizado. CORRETO

    De acordo com o item 5.6, após a execução da impermeabilização, recomenda-se ser efetuado ensaio de estanqueidade com água limpa, com duração mínima de 72 h para verificação de falhas na execução do tipo de impermeabilização utilizado.

    Resposta: E