SóProvas


ID
2892307
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O técnico em enfermagem deve ter a mente aberta ao examinar as informações a respeito de um cliente: não deve fazer suposições descuidadas; deve observar se os dados revelam que aquilo que ele acredita é verdadeiro ou se há outras opções.


O trecho apresentado caracteriza a habilidade, na prática da assistência de enfermagem, denominada

Alternativas
Comentários
  • análise.

  • Vamos analisar as alternativas:


    O pensamento crítico na clínica leva em consideração a interpretação, análise, inferência, explicação, avaliação e autorregulação.


    Inferência - examina evidência, dicas e informações, para derivar, de forma dedutiva ou indutiva, hipóteses, conclusões e explicações alternativas.


    Análise - é perceber fatos distintos, é examinar as informações a respeito de um cliente sem fazer suposições descuidadas, observando se os dados revelam que aquilo que se acredita é verdadeiro ou se há outras opções.

    Autorregulação - trata da reflexão e do exame crítico de si mesmo, suas idéias, seus julgamentos e decisões, bem como da auto correção.


    Explicação do raciocínio - envolve detalhamento, inclui as decisões sobre as intervenções e ações de enfermagem visando um resultado.


    Avaliação - engloba o julgamento de fatos, afirmações e argumentos.


    Gabarito do professor: Letra B.

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    Enders BC, Brito RS, Monteiro AI. Análise conceitual e pensamento crítico: uma relação complementar na enfermagem. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre (RS) 2004 dez;25(3):295-305.