SóProvas


ID
2892718
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Teoria do Agendamento, ou do Agenda-Setting, foi apresentada por Maxwell McCombs e Donald Shaw, em 1972, em um estudo sobre eleições nos Estados Unidos. A ideia principal da teoria é que os meios de comunicação “agendam” o pensar social, atividade que marca a rotina do jornalismo. McCombs trata a proposição, ainda, como Teoria da Agenda. Em seu livro homônimo, o pesquisador apresenta a teoria e sua relação com a mídia e a opinião pública. A esse respeito, assinale a alternativa correta, segundo McCombs.

Alternativas
Comentários
  • GAB B

    Conforme Luís Mauro Sá Martino, na p. 207 do livro Teoria da Comunicação, sobre a Teoria do Agendamento:

    A ideia do Agenda-Setting, "definição" da agenda", diz que os meios de comunicação determinam os assuntos discutidos pelas pessoas. O conceito de "agenda" refere-se a um grupo definido de temas discutidos em lugar e tempo específicos. Assim, a "agenda da mídia" são temas e assuntos presentes nas conversas entre as pessoas. O modelo do Agenda-Setting prevê que os temas da agenda da mídia definem a agenda pública, isto é, passarão a ser discutidos pelas pessoas uma vez pautados pela mídia.

    Por sua vez, Felipe Pena, em Teoria do Jornalismo (p. 144) escreve:

    A hipótese do agenda setting não defende que a imprensa pretende persuadir.

    (...)

    Nas palavras de Shaw, citado por Wolf, "as pessoas têm tendência para incluir ou excluir seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu próprio conteúdo.

  • Qual o erro da letra A?

  • Marquei "A" na prova e errei. Agora, sem lembrar do que marcara, fui de "B". Acertei. Shit.

  • O erro da A está em assumir que os veículos de comunicação de massa pautam os profissionais de comunicação. Embora isso seja um fato, o enfoque da teoria do agendamento está na premissa de que os veículos de comunicação pautam as pessoas, seu público, direcionando sobre o "que"pensar. Outras teorias posteriores vão tratar sobre as rotinas de produção do jornalismo e, nestas, ai sim, a mídia pautando a si mesma faria sentido, tal como na teoria do Newsmaking.