-
A garantia é a chave privada!!!
-
Pela explicação abaixo, acredito que o erro da questão está em dizer que quem gerou a informação seja capaz de abri-la, sendo o correto, que somente o destinatário que tem a chave privada correspondente poderia abrir a mensagem.
A criptografia de chaves pública e privada utiliza duas chaves distintas, uma para codificar e outra para decodificar mensagens. Neste método cada pessoa ou entidade mantém duas chaves: uma pública, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave pública só podem ser decodificadas com a chave privada correspondente.
Seja o exemplo, onde José e Maria querem se comunicar de maneira sigilosa. Então, eles terão que realizar os seguintes procedimentos:
José codifica uma mensagem utilizando a chave pública de Maria, que está disponível para o uso de qualquer pessoa; Depois de criptografada, José envia a mensagem para Maria, através da Internet; Maria recebe e decodifica a mensagem, utilizando sua chave privada, que é apenas de seu conhecimento; Se Maria quiser responder a mensagem, deverá realizar o mesmo procedimento, mas utilizando a chave pública de José. Fonte: http://cartilha.cert.br/conceitos/sec8.html
-
Depois de codificada a menssagem com a chave Pública do destinatário, somente o mesmo com a posse a da chave privada (ou alguém com quem ele tenha compartilhado a chave privada) que será capaz de Descriptografar.
-
A Criptografia é a ciência e arte de escrever mensagens em forma
cifrada ou em código. Os métodos de criptografia atuais são seguros e
eficientes e baseiam-se no uso de uma ou mais chaves. A chave é uma
sequência de caracteres, que pode conter letras, dígitos e símbolos (como
uma senha), e que é convertida em um número, utilizado pelos métodos
de criptografia para codificar e decodificar mensagens.
Atualmente, os métodos criptográficos podem ser subdivididos em duas
grandes categorias, de acordo com o tipo de chave utilizada: a
criptografia de chave única e a criptografia de chave pública e privada.
• A criptografia de chave única utiliza a MESMA chave tanto para
codificar quanto para decodificar mensagens.
• A criptografia de chaves pública e privada utiliza DUAS chaves distintas,
uma para codificar e outra para decodificar mensagens. Neste método
cada pessoa ou entidade mantém duas chaves: uma pública, que
pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida
em segredo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave
pública só podem ser decodificadas com a chave privada
correspondente.
-
EM SUMA: pelas explanações acima conclui-se que o emissor da mensagem não poderá abri-la por não ter a chave privada, que está com o destinatario.
-
Por favor, alguém me esclareça:
Se a mensagem foi criptografada com uma chave pública, como apenas o destinatário pode abrí-la? Não é esse o mecanismo usado pelos sites de bancos, em que todos têm acesso?
Agradeço a ajuda.
-
Pessoal, o erro da questão não estaria na parte que diz "que somente quem gerou". Digo isso porque não existe sistema de segurança totalmente seguro. Se tirarmos essa restrição a questão, ao meu ver, fica correta.
-
vamos corrigir;
A mensagem criptografada com a chave pública do destinatário (JOÃO) garante que somente (JOÃO), o destinatário, seja capaz de abri-la, COM SUA CHAVE PÚBLICA.
(A chave pública, que pode ser divulgada livremente, e outra privada, que deve ser mantida em segredo pelo seu dono. As mensagens codificadas com a chave pública só podem ser decodificadas com a chave privada correspondente.)
por favor, validem minhas estrelinhas!.
bons estudos!
-
Olá pessoal,
A chave publica dar acesso livremente para todos os correspondente via e-mail ou de outar forma. Mas comecei a acertar todas as questões da Cespe, quando vem palavras que trazem: somente, talvez, expressamente, nunca, jamais, apenas... tudo que expressa exagero. Fiquem de olho e desconfie quando a questão vier cercado dessas palavras.
boa sorte e bons estudos
-
A questão quer saber acerca da criptografia ASSIMÉTRICA. Em se tratando de criptografia assimétrica, somente o destinatário da mensagem com a sua chave privada poderá decodificar a mensagem (isso na relação entre ambos). Ressalte-se que o examinador facilitou a resposta incluindo as expressões - "GARANTE e SOMENTE" -, não dá para garantir, haja vista a qtd de hackers que conseguem penetrar facilmente numa rede segura ou não.
Espero ter ajudado...
-
"A mensagem criptografada com a chave pública do destinatário garante que somente quem gerou a informação criptografada e (incorreto) o destinatário sejam capazes de abri-la."
Seguinte, pessoal, o que entendi deste enuciado foi:
Considerando que um remetente enviou uma mensagem criptografada (chave pública disponibilizada pelo destinatário). Quem poderá lê-la, será somente o destinatário (em posse de sua chave privada).
Nesta tecnologia, criptografia assimétria, qualquer usuário poderá gerar um par de chaves correspondentes (chave pública e privada) para que terceiros, quando optarem pela manutenção da confidencialidade da mensagem, utilize a chave pública para criptografá-la (embaralhá-la), e, assim, o destinatário em posse de sua chave privada decriptografa-lá (desembaralhá-al/lê-la).
Espero ter ajudado!!
-
DÚVIDA
como o colega rodrigo explicou...
• A criptografia de chave única utiliza a MESMA chave tanto para
codificar quanto para decodificar mensagens.
• A criptografia de chaves pública e privada utiliza DUAS chaves distintas
uma para codificar e outra para decodificar mensagens.
a questão não fala se é criptografia de chave unica ou se é de chave publica e privada.
tudo bem que quando se tratar de criptografia de chave publica e privada apenas o destinatario poderá abrir a mensagem.
mas quando for criptografia de chave unica o racicionio sera o mesmo? tendo em vista que aqui os dois serão possuidores apenas de chaves publicas.
-
Notem que, neste sistema, utiliza-se apenas uma chave pra todo mundo!
-
Pessoal, essa questão tem dois erros. Primeiro, qualquer um pode abrir uma mensagem criptografada. Imagine que um Crack intercepte uma mensagem criptografada enviada por e-mail. Ele conseguirá abrir, mas não a compreenderá, pois ela estará toda codificada (criptografamos para impedir a compreensão do assunto e não para impedir sua abertura). Se você lê, mas não compreende, podemos imaginar uma espécie de criptografia. Desse modo, há diferença entre abrir e compreender o conteúdo aberto. Por último, uma vez criptografada a mensagem com uma chave pública, somente poderá descodificar a mensagem aquele que possui a respectiva chave privada da pública.
-
Vou tentar ser o mais objetivo possível, vamos lá:
O principal erro da questão é dizer que somente quem gerou e o destinatário que serão capazes de abrir a mensagem.
ora, um hacker pode muito bem, através de um progarama malicioso, interceptar a mensagem e abri-la, porém como a mesagem está criptografada, ou seja, embaralhada o hacker não consiguirá entendê-la. Logo o princípio da confidencialidade não será violado, o segundo erro foi mencionar a chave pública, já que somente poderá decodificar a mensagem ,e consiguir abri-la,quem tiver a chave privada
-
Infelizmente o site não permite copiar, então deixo o link apenas.
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Criptografia/667
No meu entender, o erro da alternativa está na expressão "garante". Sempre questões com essas expressões estarão inevitavelmente erradas em se tratando de segurança de internet. Não existe nenhum sistema ou procedimento 100 % seguro, que dê esse tipo de garantia contra possíveis invasores. Logo, mesmo que a pessoa não saiba sobre o que se trata, pode acertar a questão sem erro, sempre que se deparar com expressões desse gênero em provas de informática. Ao menos é o que tenho percebido fazendo questões dessa banca.
-
Escutem o Diogo acima! Concordo plenamente com ele.... só raciocinar assim: quando ver que algo vai GARANTIR 100% é falsa....
GARANTIDO mesmo só que todos vamos morrerrrrrr.... hauahuahuahu
FLWS
-
GABARITO: ERRADO
O "X" da QUESTÃO
A QUESTÃO GENERALIZA QDO DIZ QUE TANTO O EMISSOR QUANTO O DESTINATÁRIO PODEM ABRIR A MENSAGEM.
UMA VEZ CRIPTOGRAFADA A MENSAGEM PELO EMISSOR COM SUA CHAVE PÚBLICA, SÓ PODERÁ ABRÍ-LA O DESTINATÁRIO COM SUA CHAVE PRIVADA. OK
Vejam esse vídeo do youtube. A primeira parte de codificação e decodificação é bem didática e dá para entender melhor a questão. Não é necessário visualizar o vídeo todo.
http://www.youtube.com/watch?v=pEfEgCEKcJ0
-
Acredito que o erro da questão está no verbo "ABRIR".
Todos podem abrir a mensagem criptografada, não só quem gerou e o receptor. O problema é que somente o receptor, diante da chave privada é que poderá ter acesso a mensagem de forma descriptografada.
-
A chave privada pode abrir.
-
abrir qq um que interceptar pode abrir agora descriptografar é outros 500...
-
errado
só abre com a chave privada do destinatário correspondente à chave pública que codificou
-
Somente quem tem a chave privada
-
CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA
1) - EU GERO UM PAR DE CHAVES PARA MIM
2) - DEPOIS DE GERADAS, GUARDO, SEGURAMENTE, O ARQUIVO QUE CONTÉM MINHA CHAVE PRIVADA.
3) - ENVIO PARA TODOS OS MEUS AMIGOS A MINHA CHAVE PÚBLICA
4) - QUANDO VOCÊ QUISER ME ENVIAR UM EMAIL SIGILOSO, VAI USAR SEU PROGRAMA DE E-MAIL E PEDIR QUE ELE CRIPTOGRAFE A MENSAGEM USANDO A MINHA CHAVE PÚBLICA.
5) - QUANDO O E-MAIL CHEGAR À MINHA CAIXA POSTAL, TODO EMBARALHADO, EU USO A MINHA CHAVE PRIVADA
---> MESMO QUE OUTRA PESSOA TENHA A MUNHA CHAVE PÚBLICA, NÃO SERÁ CAPAZ DE ENTENDER UM EMAIL INTERCEPTADO QUE ERA DIRECIONADO A MIM...SO QUEM PODERÁ DECIFRAR A MENSAGEM SOU EU, USANDO A MINHA CHAVE PRIVADA.
FONTE: JOAO ANTONIO
-
Os algoritmos de chave assimétrica, por sua vez, trabalham com chaves distintas para a cifragem e decifragem. Normalmente utilizam o conceito de chave pública e chave privada, no qual a chave pública do destinatário é utilizada para a criptografia da informação, e apenas a chave privada consegue realizar a decifragem. Requer o emprego de algoritmos complexos, como a utilização de números primos extensos.
A chave assimétrica, teoricamente mais segura, requer algoritmos complexos para o seu devido emprego, logo, não é difícil imaginar que performance seja um gargalo neste sistema. Como contrapartida, uma única chave pública pode ser distribuída livremente, já que apenas a chave privada, nunca divulgada, consegue decifrar a mensagem.
FONTE: Victor Dalton - Estratégia Concursos.
-
Quando uma mensagem é criptografada, significa que ela será 'embaralhada' com uma chave de decodificação associada. Sem esta chave de decodificação, os dados poderão ser lidos, mas não serão entendidos por qualquer programa.
Existe
a chave pública, que como o nome sugere, é de conhecimento de vários. E
a chave privada, reservada somente para a pessoa envolvida na
criptografia.
Portanto, se for usar a chave pública, vários poderiam ter acesso ao conteúdo.
Deverá usar a chave privada, para que somente o gerador e o receptor selecionado, tenham acesso ao conteúdo.
Gabarito: Errado.
-
NAO EXISTE GARANTIAS NO MUNDO VRITUAL.
-
S-pública.
SS-pública e privado.
-
Somente o destinatário com a chave privada poderá ter o acesso.
-
reescrevendo de forma correta
A mensagem criptografada com a chave pública do destinatário garante que o destinatário, COM A CHAVE PRIVADA, seja capaz de abri-la.
-
CRIPTOGRAFIA ASSIMETRICA pelo principio da confidencialidade:
O emissor criptografa o texo original com a chave pública do receptor de forma que somente ele consiga descriptografá-lo com sua chave privada para vizualizar o texto original.
Fonte: Estratégia Concursos
-
Resumo da ópera:
Se A criptografar uma msg com a chave pública de B, em tese, somente quem possuir a chave privada de B poderá visualizá-la.
Diz-se em tese, pois o certo é que somente B tenha conhecimento de sua chave privada e ninguém mais. Porém, é plenamente possível que um terceiro tenha acesso a essa chave, legitimamente ou não.
Portanto, impossível garantir que somente A e B terão acesso à mensagem criptografada.
-
Destinatário manda, e o Destinatário recebe? É o Remetente?