a)No concreto armado, são utilizadas cordoalhas (feixes de fios de aço) em locais da estrutura onde serão desenvolvidos esforços de compressão. (Errado - as cordoalhas são usadas no concreto protendido.)
b)No concreto armado, as armaduras devem estar ancoradas no concreto para ajudar no esforço de compressão da peça estrutural, principalmente nos esforços de compressão produzidos por flexão da peça. (Errado - principalmente nos esforços de tração.)
c)No concreto protendido, em sua armadura principal, é utilizado o aço, CA25, CA50 ou CA60, para absorver todos os esforços de compressão da peça estrutural. (Errado - É no Concreto Armado que se usa tais armaduras e elas servem para combater os esforços de tração.)
d)Com a protensão, é aplicado um estado prévio de tensões em uma região onde ocorrerá o desenvolvimento de futuras tensões de tração, mediante o esticamento e ancoragem do aço imerso no concreto nas extremidades da peça mencionada, geralmente denominado de esforço de protensão. (Correto)
e)No concreto armado, a armadura principal é ativa, enquanto no concreto protendido a armadura principal é passiva. (Errado - No concreto armado , a armadura principal é passiva. No concreto protendido, a armadura principal é a ativa.)
Calma, calma! Eu estou aqui!
Elementos de concreto protendido: “aqueles nos quais parte das armaduras é previamente alongada por equipamentos especiais de protensão com a finalidade de, em condições de serviço, impedir ou limitar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e propiciar o melhor aproveitamento de aços de alta resistência no estado limite último (ELU)”.
Armadura ativa (de protensão): “constituída por barra, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial”.