SóProvas


ID
2894395
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a atuação do enfermeiro, em conjunto com a equipe multiprofissional, na atenção à saúde sexual e saúde reprodutiva da mulher, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

    a) Errada.

    Na escolha do método anticoncepcional, deve-se orientar que HÁ contraindicações, independentemente de antecedentes clínicos e/ou ginecológicos.

  • ALGUNS MÉTODOS HÁ CONTRAINDICAÇÕES

     

  • A escolha do método anticoncepcional deve ser livre e informada, respeitando-se os critérios de elegibilidade clínica. Já que os métodos a serem indicados dependem de antecedentes clínicos e/ou ginecológicos. Portanto a alternativa A está errada.

    No caso de uso do preservativo, masculino ou feminino, para uma maior eficácia é importante orientar sobre o uso e formas de inserção dos preservativos e  sobre sua função como método de barreira e a importância da dupla proteção.

    Na atenção em anticoncepção, é muito importante oferecer diferentes opções de métodos anticoncepcionais para todas as etapas da vida reprodutiva, de modo que as pessoas tenham a possibilidade de escolher o método mais apropriado às suas necessidades e circunstâncias de vida. Alternativa C está correta.

    Os usuários e usuárias da Atenção Básica devem receber informações sobre direitos sexuais e direitos reprodutivos, sexo seguro, métodos anticoncepcionais, riscos implicados em certas práticas sexuais. 

    Para a escolha do método anticoncepcional é importante informar a eficácia de cada método, sua forma de uso e possíveis efeitos adversos.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa – Brasília : Ministério da Saúde, 2016.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.