Gabarito: Letra C.
Complementando
De acordo com o PCDT.Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).Brasília-DF.2015 e Perguntas frequentes: HPV.INCA.MS
a) Errada.
Apresentação subclínica: a lesão subclínica ocorre quando as microlesões pelo HPV são diagnosticadas por meio de exame de Papanicolaou e/ou colposcopia (lesões acetobrancas), com ou sem biópsia. A lesão intraepitelial escamosa de baixo ou alto risco é detectada com mais frequência.
b) Errada.
Apresentação latente: ocorre quando as pessoas infectadas por HPV não desenvolvem qualquer lesão. Essa condição pode permanecer durante toda a vida. Apenas algumas pessoas podem, anos mais tarde, vir a expressar a doença com condilomas ou alterações celulares do colo uterino. Nessa situação, não existe manifestação clínica, citológica ou histológica, apenas podendo a infecção ser demonstrada por meio de exames de biologia molecular (detecção do DNA viral).
c) Correta.
Apresentação clínica (lesão macroscópica): a forma mais comum de apresentação é conhecida como verruga genital ou condiloma acuminado. Manifesta-se pela presença de lesões exofíticas, com superfície granulosa, únicas ou múltiplas, restritas ou disseminadas, da cor da pele, eritematosas ou hiperpigmentadas e de tamanho variável. As lesões maiores assemelham-se a “couve-flor” e as menores possuem aparência de pápula ou placa, podendo também ter aspecto filiforme, sendo em geral resultantes de infecção por tipos não oncogênicos. Dependendo do tamanho e localização anatômica, podem ser dolorosas, friáveis e/ou pruriginosas.
No homem, localizam-se na glande, sulco bálano-prepucial e região perianal.
Na mulher, encontram-se na vulva, períneo, região perianal, vagina e colo. Menos frequentemente, podem estar presentes em áreas extragenitais, como conjuntivas, mucosa nasal, oral e laríngea.
d) Errada.
A maioria das infecções por HPV é assintomática ou inaparente e de caráter transitório, ou seja, regride espontaneamente.
e) Errada.
HPV de alto risco ontogênico são o 16 e o 18 e estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
HPV de baixo risco ontogênico são o 6 e o 11 são encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.
e atenção se ligue aí que é hora da revisão
Ministério da Saúde 2021 amplia público para vacinação contra HPV
para indivíduos imunodeprimidos de ambos os sexos na faixa entre 9 e 26 anos, que deverão receber a vacina, sendo o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses).
e também mulheres na faixa etária de até 45 anos, 11 meses e 29 dias.