SóProvas


ID
2894449
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O controle do câncer de mama mantém-se como uma das prioridades na agenda da Política Nacional de Saúde em face de sua grande magnitude como problema de saúde pública no Brasil.


Diante deste contexto, é CORRETO afirmar:


I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual, em mulheres com idade entre 40 e 59 anos.

II – No Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e mortes por câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste, e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste.

III – Detecção precoce é uma forma de prevenção terciária que tem por objetivo evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.

IV – O rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase pré-clínica (assintomática).


Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  •  

    Segundo: Portal Ministério da Saúde.

     

    Quais sintomas do câncer de mama?

     

    O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:

     

    edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;

    retração cutânea;

    dor;

    inversão do mamilo;

    hiperemia;

    descamação ou ulceração do mamilo;

    secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

     

    A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

     

    Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.

     

    A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

     

    FONTE : http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama

  • Excluído o câncer de pele não melanoma, é o mais frequente nas mulheres das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. 

    o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento (exame realizado quando não há sinais nem sintomas suspeitos) seja ofertada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos

    https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama

  • Itens corretos:

    II – No Brasil, embora exista uma grande heterogeneidade na distribuição de casos novos e mortes por câncer de mama, as maiores taxas de incidência e mortalidade ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste, e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste.

    IV – O rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase pré-clínica (assintomática).

  • O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento de câncer de mama bianual por meio de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos. Portanto, a primeira afirmativa é falsa.

    A segunda afirmativa está correta, as maiores taxas de incidência e mortalidade de câncer de mama ocorrem nas Regiões Sul e Sudeste, e as menores taxas nas Regiões Norte e Nordeste.

    Detecção precoce é uma forma de prevenção secundária e visa a identificar o câncer em estágios iniciais, momento em que a doença pode ter melhor prognóstico. Logo, a terceira afirmativa é falsa.

    Existem duas estratégias de detecção precoce: rastreamento e diagnóstico precoce. O rastreamento é uma estratégia baseada na realização de testes relativamente simples em pessoas sadias, com o intuito de identificar doenças em sua fase pré-clínica (assintomática). A última afirmativa está correta.

    Gabarito do Professor: Letra E


    Bibliografia

    Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Diretrizes para a detecção precoce do câncer de mama no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: INCA, 2015.


  • I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual, em mulheres com idade entre 50 A 69 anos.

  • itens falsos:

    I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia anual, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

    III – Detecção precoce é uma forma de prevenção secundária que tem por objetivo evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.

    Prevenção Primária (promoção da saúde e proteção específica) ex: vacinação, rastreamento do câncer do colo do útero (mulheres assintomáticas)

    Prevenção Secundária (diagnóstico e tratamento precoce; limitação da invalidez)

    Prevenção Terciária (reabilitação)

    Fonte: https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade02/unidade02.pdf

  • Em relação a questão II ser verdadeira??

    Segue o ranking de mortalidade por câncer entre as mulheres:

    NORTE

    1ª: Colo de útero

    2ª: Mama

    3ª: Colorretal

    4ª: Estômago

    NORDESTE

    1ª: Mama

    2ª: Colo de útero

    3ª: Colorretal

    4ª: Traqueia, brônquio e pulmão

    CENTRO-OESTE

    1ª: Mama

    2ª: Colo de útero

    3ª: Colorretal

    4ª: Traqueia, brônquio e pulmão

    SUDESTE

    1ª: Mama

    2ª: Colorretal

    3ª: Colo de útero

    4ª: Traqueia, brônquio e pulmão

    SUL

    1ª: Mama

    2ª: Colorretal

    3ª: Traqueia, brônquio e pulmão

    4ª: Colo de útero

    BRASIL

    1ª: Mama

    2ª: Colorretal

    3ª: Colo de útero

    4ª: Traqueia, brônquio e pulmão

    Fonte:

  • Só complementado alguns comentários dos colegas: A mamografia deve ser feita a cada dois anos (e não anualmente) na faixa etária de 50 a 69 anos.

    Fonte: Caderno de Atenção Básica, número 13.

  • itens falsos:

    I – O Ministério da Saúde recomenda o rastreamento do câncer de mama com mamografia bianual, em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

    III – Detecção precoce é uma forma de prevenção secundária que tem por objetivo evitar a ocorrência da doença e suas estratégias são voltadas para a redução da exposição aos fatores de risco.

    Mulheres de 40 a 49 anos: Exame Clínico das Mamas ( ECM) anual e, se este estiver alterado, mamografia.

    Mulheres de 50 a 69 anos: ECM anual e mamografia de dois em dois anos.

    Mulheres de 35 anos ou mais com risco elevado: ECM e mamografia anual.

     Prevenção primária é a ação tomada para remover causas e fatores de risco de um problema de saúde individual ou populacional antes do desenvolvimento de uma condição clínica. Inclui promoção da saúde e proteção específica (ex.: imunização, orientação de atividade física para diminuir chance de desenvolvimento de obesidade).

    Prevenção secundária é a ação realizada para detectar um problema de saúde em estágio inicial, muitas vezes em estágio subclínico, no indivíduo ou na população, facilitando o diagnóstico definitivo, o tratamento e reduzindo ou prevenindo sua disseminação e os efeitos de longo prazo (ex.: rastreamento câncer de mama e colo de útero, diagnóstico precoce).

    Prevenção terciária é a ação implementada para reduzir em um indivíduo ou população os prejuízos funcionais consequentes de um problema agudo ou crônico, incluindo reabilitação (ex.: prevenir complicações do diabetes, reabilitar paciente pós-infarto – IAM ou acidente vascular cerebral).

    Prevenção quaternária, de acordo com o dicionário da WONCA3 é a detecção de indivíduos em risco de intervenções, diagnósticas e/ou terapêuticas, excessivas para protegê-los de novas intervenções médicas inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.

    Fonte: – (Cadernos de Atenção Primária, n. 29)