-
I. Os agregados graúdos do concreto mais vendido no comércio são criados pelo processo artificial de britagem de rochas e por isso recebem o nome de brita. Após o processo de britagem, as britas são separadas por peneiras, que produzem, sempre, uma distribuição granulométrica bem graduada.
II. A distribuição granulométrica dos agregados miúdos e graúdos está diretamente ligada à eficiência desses materiais no preenchimento dos vazios de uma peça de concreto.
III. O excesso de pó (material pulverulento) em uma areia sempre produz um concreto de boa qualidade.
IV. A distribuição granulométrica da mistura dos agregados, classificada como bem graduada, contribui para uma maior resistência à compressão de um concreto.
Resposta correta: ll e IV
-
I. Os agregados graúdos do concreto mais vendido no comércio são criados pelo processo artificial de britagem de rochas e por isso recebem o nome de brita. Após o processo de britagem, as britas são separadas por peneiras, que produzem, sempre, uma distribuição granulométrica bem graduada. (Errada)
II. A distribuição granulométrica dos agregados miúdos e graúdos está diretamente ligada à eficiência desses materiais no preenchimento dos vazios de uma peça de concreto. (Correta)
III. O excesso de pó (material pulverulento) em uma areia sempre produz um concreto de boa qualidade. (Errada) - Obs: É exatamente o contrário, o material pulverulento nos agregados é indesejável e prejudica a resistência do concreto.
IV. A distribuição granulométrica da mistura dos agregados, classificada como bem graduada, contribui para uma maior resistência à compressão de um concreto. (Correta)
-
Acertei por exclusão, mas tenho uma duvida, a curva granulométrica não é só para classificar as porcentagens passantes em tais peneiras? onde encontro a informação da II ?
-
Daniela, respondendo sua dúvida:
A curva granulométrica serve para classificar as % passantes sim. Ou seja, é a distribuição percentual das várias frações dimensionais de um agregado.
E qual a importância dela na elaboração de concretos? É de fundamental importância para o estabelecimento da dosagem dos concretos influenciando na quantidade de água a ser adicionada, na trabalhabilidade do concreto, na economia... Ou seja, afeta a resistência do concreto!
Pense que os agregados ocupam cerca de 70 % do volume do concreto e dependendo do arranjo dos grãos (o encaixe deles), podemos ter um um concreto com um número tal de vazios que implique em maior consumo de cimento, aumentando seu custo, aumentando a retração...
Por isso que o ideal é uma granulometria contínua ( todas as frações presentes que propiciam um melhor arranjo dos grãos, possibilitando um concreto praticamente sem vazios)
Lembrando que até a forma dos grãos (alongado, cúbico, lamelar, angulosos, arredondado..) tem relação com a resistência dos concretos.
Veja essa imagem da distribuição dos grãos que você vai entender:
https://www.google.com/search?rlz=1C1CHBD_pt-BRBR839BR839&biw=1366&bih=576&tbm=isch&sxsrf=ACYBGNTb0A0xRugbhinOSAZMmhsrC6xIBg%3A1580734079159&sa=1&ei=fxY4XvmpCdu_5OUPgK-0iAE&q=granulometria+cont%C3%ADnua&oq=granulometria+cont%C3%ADnua&gs_l=img.3...31081.32398..33467...0.0..0.135.1258.0j10......0....1..gws-wiz-img.......35i39j0j0i8i30j0i24.CghVJVEvcTs&ved=0ahUKEwi55ZaqtbXnAhXbH7kGHYAXDREQ4dUDCAc&uact=5#imgrc=kGzTaFTSLfc7IM:
-
A granulometria contínua (bem graduada) apresenta todas as frações em sua curva de distribuição granulométrica sem mudança de curvatura (ideal da norma). A curva de distribuição granulométrica pode ser: Contínua (S suave e alongado na horizontal), Descontínua (Patamar horizontal) ou Uniforme (S alongado na vertical).