- ID
- 2894485
- Banca
- IF-MS
- Órgão
- IF-MS
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Civil
- Assuntos
A amostragem consiste na operação de coleta de uma amostra representativa para determinada análise. O ato de “pegar”, retirar, isolar ou de tomar uma quantidade de um material que se deseja conhecer analiticamente é denominado de coleta. Já o ato de amostrar é mais abrangente e trata-se de um processo no qual a coleta conduzirá à obtenção de uma porção representativa de um lote heterogêneo. Portanto, a amostragem configura-se como uma operação mais importante que a simples coleta na obtenção do resultado final de um ensaio, considerando que a amostragem correta conduz a uma análise quantitativa ou qualitativa confiável, sob o ponto de vista científico. Em vista do exposto, analise as afirmações a seguir.
I. No caso de amostras a granel, o lote compreende uma quantidade definida do material produzido, armazenado ou transportado, que não deve ultrapassar determinados valores definidos por norma técnica.
II. O amostrador, pessoa que atua na busca de uma amostra confiável no campo, a coletará de forma aleatória, principalmente quando se tratar de um material natural.
III. A amostra de campo, resultado de uma amostra parcial do lote obtida no campo, é aquela que será levada ao laboratório para a execução de ensaios.
IV. A amostra trazida do campo deverá ser reduzida no laboratório, por meio de um processo denominado quarteamento, até chegar à quantidade representativa indicada pela norma técnica de determinado ensaio.
Está CORRETO o que se afirma em: