(A) O deslocamento da coluna vertebral em extensão provoca o deslocamento do núcleo pulposo no sentido anterior. Item correto.
(B) A incapacidade de elevar o membro inferior não possui relação com a coluna, pois essa ação é exclusiva do músculo reto femoral. Item errado. Tem relação com a coluna pela inervação.
(C) A posição de pé gera menor (MAIOR) sobrecarga lombar do que o decúbito dorsal. Item errado. A sobrecarga lombar em decúbito dorsal é em média 25% e em pé de 100%.
(D) No caso desse paciente, exercícios na posição sentada serão os mais efetivos, pois gerarão menor sobrecarga lombar. Item errado. Exercícios na posição sentada gera uma sobrecarga de 140% ou mais (dependendo da posição sentada).
(E) As alterações estruturais e funcionais no membro inferior ocorrem em razão do comprometimento das raízes nervosas. Nesse nível, os músculos quadríceps femoral, bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, tríceps sural e adutores do quadril são atingidos. Vejamos a inervação desses músculos:
-Nervo femoral (L2-L4) = quadríceps femoral
-Nervo isquiático (L5-S2) = bíceps femoral, semitendinoso, semimembranoso, adutor magno (L4-S1)
-Nervo obturatório (L2-L4) = adutor longo, adutor curto, adutor magno
-Nervo Tibial= Gastrocnêmios (S1-S2) e sóleo (L5-S1).
Segundo o enunciado, o paciente apresenta hérnia discal protusa posteriormente à direita em L4/L5 e L5/S1, ou seja, esse item está errado, pois poderá afetar os músculos que são inervados por nervos provenientes desses segmentos vertebrais.
(Estratégia concursos)