B) O benefício fisiológico mais importante da reabilitação cardíaca é a melhoria da capacidade funcional que significa aumentar o limiar para sintomas como a angina de peito, dispneia, fadiga e esgotamento, aumentando a capacidade de trabalho.
C ) O infarto agudo do miocárdio é o estado fisiopatológico no qual o coração é incapaz de bombear o sangue em uma frequência proporcional às necessidades metabólicas dos tecidos, no caso, pelo menos 65 batimentos por minuto.
Item errado.
A frequência cardíaca normal em repouso é de 60 bpm – 100 bpm.
A) A reabilitação cardíaca deve ser iniciada sempre em 20% a 30% da FC máxima para evitar riscos para os pacientes. Item errado. A prescrição do exercício sempre deve ser considerada individualmente de acordo com cada etapa e levando em conta as limitações individuais ou comorbidades, não tendo um padrão da FC máxima inicial.
(B) o infarto agudo do miocárdio é o estado fisiopatológico no qual o coração é incapaz de bombear o sangue em uma frequência proporcional às necessidades metabólicas dos tecidos, no caso, pelo menos 65 batimentos por minuto. Item errado. A frequência cardíaca normal em repouso é de 60 bpm – 100 bpm.
(C) o benefício fisiológico mais importante da reabilitação cardíaca é a melhoria da capacidade funcional que significa aumentar o limiar para sintomas como a angina de peito, dispneia, fadiga e esgotamento, aumentando a capacidade de trabalho. Item correto, esse é o nosso objetivo com a reabilitação cardíaca.
(D) Respeitando a intensidade, qualquer exercício poderá ser prescrito para um cardiopata na fase I. Item errado. Cada paciente é único. Não é apenas a intensidade do exercício, temos vários parâmetros de acordo com cada paciente. E não é qualquer exercício, tem uma programação de atividades de acordo com cada fase e com cada paciente.
(E) A atividade física aumenta a capacidade funcional e a demanda de oxigênio pelo miocárdio, diminuindo a pressão sistólica e diastólica, bem como alterando favoravelmente o metabolismo de lipídios e carboidratos. Item errado. A atividade física diminui a demanda de oxigênio pelo miocárdio.