Gab. A.
Atributos da classificação de materiais
Um sistema de classificação deve possuir determinadas qualidades (ou atributos) que o torne satisfatório. Para Viana (2011), são três os atributos de um bom sistema de classificação: (PAF ou FAP).
• Praticidade – a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.
• Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.
• Flexibilidade – segundo Viana (2011), um sistema de classificação flexível é aquele que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques. Enquanto a abrangência tem a ver com as características do material, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.
Enap Didático.
A questão em análise exige que tenhamos sobre quais são os atributos que regem a classificação de materiais. Para responder corretamente, precisamos saber qual atributo tem a responsabilidade de tornar a classificação de materiais simples e direta. Vejamos quais são os atributos e em seguida passemos à análise das alternativas propostas.
Os atributos para uma boa classificação de materiais são três:
◼ Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos.
◼ Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.
◼ Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.
E para não esquecer, podemos organizar os atributos no seguinte mnemônico: PAF.
Agora, vamos passar ao exame das alternativas.
A - CORRETO. A Praticidade busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, buscando ser objetiva.
B - INCORRETO. A Flexibilidade possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação
C - INCORRETO. A padronização é, na verdade, uma das etapas que regem a classificação. Tem a ver com a uniformização do emprego e do tipo de material. A padronização facilita a atividade de controle dos itens.
D - INCORRETO. A Abrangência aborda as características dos materiais.
E - INCORRETO. A catalogação, assim como a padronização, é uma das etapas que regem a classificação dos materiais. Envolve o arrolamento de todos os itens existentes em estoque, de modo a se ter uma visão geral do conjunto.
Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que a que apresenta o atributo responsável pela classificação simples e direta dos materiais é a alternativa "A", como atributo da Praticidade.
GABARITO: A
FENILI, R. Administração e Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.