SóProvas


ID
2896288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No desenvolvimento de um produto, verificou-se que não havia identificação de precedência entre algumas atividades antes do início das execuções.


De acordo com o PMBOK, a representação das relações lógicas entre as atividades do projeto é obtida com

Alternativas
Comentários
  • Diagrama de rede do cronograma do projeto:tem como objetivo sequenciar atividades envolve identificar as atividades e marcos do projeto e colocá-los numa ordem lógica, o resultado dessa sequência pode ser analisado através do “Diagrama de Redes”. Existem vários métodos para se desenhar um diagrama de redes, atualmente o mais utilizado é o método do diagrama de precedência (MDP) ou Atividade no nó (ANN). Nesse método, os nós são usados para representar atividades, e as setas mostram as dependências entre as atividades. 

     

    Letra C

    Estratégia Concursos

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2019/02/04220907/SEFAZ-RS-2019-Tecnologia-da-Informa%C3%A7%C3%A3o-Quest%C3%B5es-Comentadas-NL-v.3.pdf

  • Comentário:

    Vejamos as definições de cada um dos termos acima.

    A – Técnica Delphi: O Método Delphi é baseado no princípio que as previsões por um grupo estruturado de especialistas são mais precisas se comparadas às provenientes de grupos não estruturados ou individuais.

    B – Estrutura Analítica do Projeto (EAP): A EAP ou WBS, work breakdown structure, define as entregas do projeto e sua decomposição em Pacotes de trabalho.

    C – Diagrama de rede do cronograma do projeto: Sequenciar atividades envolve identificar as atividades e marcos do projeto e colocá-los numa ordem lógica, o resultado dessa sequência pode ser analisado através do “Diagrama de Redes”. Existem vários métodos para se desenhar um diagrama de redes, atualmente o mais utilizado é o método do diagrama de precedência (MDP) ou Atividade no nó (ANN). Nesse método, os nós são usados para representar atividades, e as setas mostram as dependências entre as atividades. Veja que essa é a resposta da nossa questão.

    D – Matriz de rastreabilidade de requisitos: Segundo o Guia PMBOK®, a matriz de rastreabilidade dos requisitos associa os requisitos às suas origens e os rastreia durante todo o ciclo de vida do projeto.

    E – Linha de base do escopo: A Linha de base do escopo é composta pelos artefatos que servem para orientar a equipe do projeto em relação as entregas e o resultado esperado do projeto.

    Gabarito: C

    Thiago Cavalcanti

    https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2019/02/04220907/SEFAZ-RS-2019-Tecnologia-da-Informa%C3%A7%C3%A3o-Quest%C3%B5es-Comentadas-NL-v.3.pdf

  • Gabarito: C

    Técnica Delphi: Uma técnica de coleta de informações utilizada como meio de alcançar um consenso de especialistas em um assunto. Nesta técnica, os especialistas no assunto participam anonimamente.Um facilitador usa um questionário para solicitar ideias sobre os pontos importantes do projeto relacionados ao assunto. As respostas são resumidas e então redistribuídas aos especialistas para comentários adicionais. O consenso pode ser alcançado após algumas rodadas desse processo. A técnica Delphi ajuda a reduzir o viés de parcialidade nos dados e evita que alguém possa indevidamente influenciar o resultado. Não é citada no PMBOK 6ª edição.

    Estrutura Analítica do Projeto (EAP): A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. O trabalho planejado é contido dentro do nível mais baixo de componentes da EAP, que são denominados pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.

    Diagrama de rede do cronograma do projeto: é uma representação gráfica das relações lógicas, também chamadas de dependências, entre as atividades do cronograma do projeto. Pode ser produzido manualmente ou através do uso de um software de gerenciamento de projetos. Pode incluir detalhes do projeto todo ou ter uma ou mais atividades de resumo. Uma descrição de resumo pode acompanhar o diagrama e descrever a abordagem básica usada para sequenciar as atividades. Quaisquer sequências incomuns de atividades dentro da rede devem ser totalmente descritas.

    Matriz de rastreabilidade de requisitos: é uma tabela que liga os requisitos de produto desde as suas origens até as entregas que os satisfazem. A implementação de uma matriz de rastreabilidade dos requisitos ajuda a garantir que cada requisito adicione valor de negócio, com sua vinculação aos objetivos de negócio e do projeto. Fornece meios para rastrear os requisitos do início ao fim do ciclo de vida do projeto, ajudando a garantir que os requisitos aprovados na documentação sejam entregues no final do projeto. E finalmente, ela fornece uma estrutura para gerenciamento das mudanças do escopo do produto.

    Linha de base do escopo: é a versão aprovada de uma declaração do escopo do projeto, da EAP e de seu dicionário da EAP associado, que só pode ser mudada através de procedimentos de controle formais, e é usada como uma base de comparação. É um componente do plano de gerenciamento do projeto. 

    Fonte: PMBOK 6ª Edição

  • Letra (c)

    Um diagrama de rede do cronograma do projeto é uma representação gráfica das relações lógicas,também chamadas de dependências, entre as atividades do cronograma do projeto.

    Thiago Rodrigues Cavalcanti

  • O diagrama de redes representa logicamente as atividades e suas dependências. Resposta certa, alternativa c). 

  • A questão cobra conhecimento sobre as ferramentas utilizadas no gerenciamento de projetos, mais especificamente aquela utilizada para representar relacionamentos lógicos entre atividades.

    Analisemos as alternativas:


    A)   ERRADA. A técnica Delphi é utilizada para alcançar um consenso sobre determinado assunto entre especialistas, por meio da distribuição contínua das respostas, de forma anônima, até o consenso ser atingido, evitando-se assim influências diretas indevidas [2].  Um exemplo de sua aplicação é a análise de riscos do projeto.

    B)   ERRADA.  A estrutura analítica do projeto (EAP) “é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas.  Essa decomposição é uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais fáceis de estimar custo e duração e de gerenciar" [1].

    C)   CERTA. O diagrama de rede do cronograma do projeto, utilizado no sequenciamento de atividades, “é uma representação gráfica das relações lógicas, também chamadas de dependências, entre as atividades do cronograma do projeto" [1]. Por meio dele, é possível visualizar, por exemplo, o grau de interdependência entre as atividades e avaliar o impacto que um atraso em uma atividade pode gerar no prazo do projeto.

    D)   ERRADA. A matriz de rastreabilidade de requisitos “liga os requisitos às suas origens e os rastreia durante todo o ciclo de vida do projeto" [2]. Ela é essencial para validar se o que foi entregue está de acordo com os requisitos do produto e objetivos de negócio inicialmente estabelecidos.

    E)   ERRADA. A linha de base do escopo refere-se a uma versão aprovada do escopo do projeto (declaração de escopo e EAP) utilizada como base para comparação com os resultados reais do projeto. Ela apenas pode ser alterada por meio de procedimentos formais de mudança [1].


    Gabarito da professora: Letra C.




    Referências:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

    [2] Guia PMBOK 5ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 5ª edição, Project Management Institute, Inc., 2013).

  • A questão cobra conhecimento sobre as ferramentas utilizadas no gerenciamento de projetos, mais especificamente aquela utilizada para representar relacionamentos lógicos entre atividades.

    Analisemos as alternativas:

    A)   ERRADA. A técnica Delphi é utilizada para alcançar um consenso sobre determinado assunto entre especialistas, por meio da distribuição contínua das respostas, de forma anônima, até o consenso ser atingido, evitando-se assim influências diretas indevidas [2].  Um exemplo de sua aplicação é a análise de riscos do projeto.

    B)   ERRADA.  A estrutura analítica do projeto (EAP) “é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas.  Essa decomposição é uma técnica usada para dividir e subdividir o escopo do projeto e suas entregas em partes menores e mais fáceis de estimar custo e duração e de gerenciar” [1].

    C)   CERTA. O diagrama de rede do cronograma do projeto, utilizado no sequenciamento de atividades, “é uma representação gráfica das relações logicas, também chamadas de dependências, entre as atividades do cronograma do projeto” [1]. Por meio dele, é possível visualizar, por exemplo, o grau de interdependência entre as atividades e avaliar o impacto que um atraso em uma atividade pode gerar no prazo do projeto.

    D)   ERRADA. A matriz de rastreabilidade de requisitos “liga os requisitos às suas origens e os rastreia durante todo o ciclo de vida do projeto” [2]. Ela é essencial para validar se o que foi entregue está de acordo com os requisitos do produto e objetivos de negócio inicialmente estabelecidos.

    E)   ERRADA. A linha de base do escopo refere-se a uma versão aprovado do escopo do projeto (declaração de escopo e EAP) utilizada como base para comparação com os resultados reais do projeto. Ela apenas pode ser alterada por meio de procedimentos formais de mudança [1].

    Gabarito da professora: LETRA C.

    Referências:

    [1] Guia PMBOK 6ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 6ª edição, Project Management Institute, Inc., 2017).

    [2] Guia PMBOK 5ª Edição (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK® Guide) - 5ª edição, Project Management Institute, Inc., 2013).