-
Gab: E
O objetivo do Planejamento da Continuidade dos Negócios, ou PCN, é garantir que os sistemas críticos para o negócio sejam retornados a sua condição operacional normal em um prazo aceitável, nos casos em que ocorra um incidente de segurança da informação. A elaboração de um plano de continuidade de negócios envolve a preparação, teste, e manutenção de ações específicas para proteger os processos críticos da organização.
A gestão de crises procura unir todos os elementos necessários à atuação coordenada durante a crise, a tomada de decisão de contingência e acionamento das equipes. Juntos, esses planos são o mecanismo necessário para garantir que uma organização possa se recuperar de forma eficaz após um desastre.
As organizações que não possuem planos de contingência estão sujeitas a impactos significativos e atraso no processo de recuperação após um evento de catástrofe. Muitas destas organizações podem nunca se recuperar. As organizações, portanto, precisam assegurar a existência de planos adequados para facilitar a recuperação. Esta é uma questão relevante para todas as organizações.
Plan - Do - Check - Act ( estabelecer, implementar, monitorar e manter)
-
Qual a inconsistência da "A"?
Tem relação com o "já foi elaborado..."?
-
Concordo Hey! Apostei na "A" e não consegui ver erro algum na questão.
-
Alternativa A (incorreta)
Se o PCN foi elaborado, entende-se que o SGCN já tenha sido desenvolvido.
Alternativa B (incorreta)
O Plano de Contingência é apenas um dos planos que compõe o PCN, ao lado do Plano de Administração de Crises (PAC), do Plano de Recuperação de Desastres (PRD) e do Plano de Continuidade Operacional (PCO).
Alternativa C (incorreta)
Obviamente os agentes externos devem ser considerados, uma vez que podem afetar a continuidade dos negócios.
Alternativa D (incorreta)
Sob o ponto de vista do PCN, o funcionamento de uma empresa deve-se a duas variáveis:
1. processos: as atividades realizadas para operar os negócios da empresa;
2. componentes: todas as variáveis utilizadas para realização dos processos: energia, telecomunicações, informática, infra-estrutura, pessoas.
Alternativa E (gabarito)
-
Também fui de A, mas o comentário de Lucas Cavalini tirou minha dúvida