-
Letra C
Acrescentando...
Criptografia de chaves públicas ou assimétricas . Nesse método de criptografia tem-se uma chave pública e uma privada (ou seja, um par de chaves).
A chave pública é a chave referente ao destinatário, responsável por criptografar a informação. Já a chave privada fica encarregada de descriptografar a mesma informação. Cada destinatário e cada remetente tem o seu par de chaves.
*Obs.: a chave pública, como o nome diz, é publica, ou seja, todos têm acesso à ela. A privada é exclusiva do usuário.
-
Com relação à alternativa C:
"Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta,"
Correto.
"eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem."
Errado.
Se o receptor não precisa gerar e distribuir a sua chave pública, como é que o emissor vai enviar uma mensagem criptografada para o receptor?
Essa questão deveria ser anulada.
-
Existe a Autoridade de Chave pública que faz um controle rigoroso para distribuir chaves públicas, também há a opção de manter as chaves em um Diretório de chave público.
.: Obs: Acredito que o examinador quis dizer sobre a distribuição de chave de cifragem, ou seja, a chave privada. De fato, não existe essa necessidade como na criptografia simétrica, em que o transmissor e receptor precisam distribuir a chave secreta em um canal seguro.
.
.
.
.
.
At.te
Foco na missão!!!
-
Como que o receptor vai decriptografar a mensagem sem ter a chave pública do Emissor?
o processo de distribuição seguro é inclusive através de certificados digitais
mas fui de C pq todas estao bem erradas
Por exemplo, umas das desvantagens do simétrico com relação ao simétrico é justamente essa:
distribuição de chaves mais complexa que no assimétrico
2015
Nos casos em que a criptografia de chaves simétricas é usada para compartilhamento de informações com várias entidades, ela se torna complexa e pouco escalável, uma vez que exige um canal de comunicação seguro com cada parceiro para o compartilhamento da chave secreta e impõe dificuldades de gerenciamento de grandes quantidades de chaves.
certa
em compensação ela possui melhor desempenho
2017
Quando comparada com a criptografia simétrica, a criptografia assimétrica é a mais indicada para garantir a confidencialidade de grandes volumes de dados, pois seu processamento é muito mais rápido.
errada
-
Não é preciso enviar pois cada um já tem a chave, acho que é por aí
-
"Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta, eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem."
Sem querer "achar pêlo em ovo", mas geração da chave de cifragem NÃO É ELIMINADA, certo?
-
pelos comentários tudo mundo ta sabendo tanto quanto eu...
-
Loucura
-
Acho que a banca refere-se a criptografia assimétrica, no caso o EMISSOR cifra a mensagem com a chave pública do DESTINATÁRIO, e este por sua vez utiliza sua chave privada para descriptografar a mensagem.Logo o EMISSOR não precisa enviar nenhuma chave de cifragem para o DESTINATÁRIO , como ocorre na criptografia SIMÉTRICA.
-
Existem dois tipos de chaves que são usadas: simétricas e assimétricas.
Chave simétrica é o tipo de chave mais simples, tanto emissor quanto o receptor utilizam a mesma chave.
Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta, eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem.
-
Tem de tentar decriptografar primeiro a questão.
-
"Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta,"
Na criptografia assimétrica há duas chaves, uma publica e uma privada. CERTO
"eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem."
Na assimétrica não é necessário o processo de chave de sessão, assim como na criptografia simétrica. CERTO
-
Sobre a letra C) A utilização de chave secreta não é da criptografia simétrica? Que eu saiba, a criptografia assimétrica utiliza-se as chaves públicas e privadas.
-
a) Esses métodos classificam-se em cifragem e decifragem de chaves. ERRADA!
Ocorre a cifragem e decifragem de MENSAGENS, e não de chaves.
b) Na criptografia simétrica, as chaves utilizadas para criptografar uma mensagem possuem o mesmo tamanho, todavia são diferentes na origem e no destino. ERRADA!
Na criptografia Simétrica, há apenas uma chave compartilhada entre os usuários, a qual cifra e decifra as mensagens.
c) Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta, eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem. CORRETA!
Na criptografia Assimétrica, há duas chaves, uma pública e outra privada, as quais são complementares. A chave pública fica disponível para todos, enquanto que, a privada apenas com o dono; dessa forma, diferentemente da criptografia simétrica, não há a necessidade de estar compartilhado, de forma segura, uma única chave entre os usuários, eliminando-se, assim, problemas de gerenciamento de segurança de chave. Esse problema de gerenciamento de chave nada mais é que a nova geração de chave, distribuição e certamente o ciclo de vida da chave.
d) A cifragem é suficiente para garantir a integridade dos dados que são transmitidos, por isso é dispensável o uso de chaves de autenticação e de assinaturas digitais. ERRADA!
A criptografia de chaves garantem a confidencialidade e a autenticidade (não-repúdio) e não a integridade, esta última, é garantida pela assinatura digital.
e) Independentemente da técnica de criptografia empregada, a transmissão das chaves de cifragem do emissor para o receptor é desnecessária. ERRADA!
Na criptografia Simétrica, há a necessidade de compartilhamento da chave entre emissor e receptor.
-
A) Esses métodos classificam-se em cifragem e decifragem de chaves.
ERRADO
SIMÉTRICO E ASSIMÉTRICO
B) Na criptografia simétrica, as chaves utilizadas para criptografar uma mensagem possuem o mesmo tamanho, todavia são diferentes na origem e no destino.
ERRADO
POSSUI UMA ÚNICA CHAVE
C) Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta, eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem.
CERTO
D) A cifragem é suficiente para garantir a integridade dos dados que são transmitidos, por isso é dispensável o uso de chaves de autenticação e de assinaturas digitais.
ERRADO
CONFIDENCIALIDADE
E) Independentemente da técnica de criptografia empregada, a transmissão das chaves de cifragem do emissor para o receptor é desnecessária.
ERRADO
NA CRIPTOGRAFIA SIMÉTRICA É NECESSÁRIO O COMPARTILHAMENTO DA CHAVE POR UM MEIO SEGURO.
NA CRIPTOGRAFIA ASSIMÉTRICA O RECEPTOR NECESSITA TER ACESSO A CHAVE PÚBLICA.
-
A chave de cifragem é a chave privada.
-
Na minha opinião a "C" também está errada, pois falar que a chave é dividida em 2 partes não é a mesma coisa que ter 2 chaves. Pensem comigo: "Eu tenho 1 bolo divido em 2 pedaços". Assim eu tenho um único bolo dividido em 2, agora se eu tiver 2 bolos, isso pra mim não é a mesma coisa. CESPE viaja
-
A alternativa A está errada porque
Esses métodos classificam-se em cifragem e decifragem de chaves.
Na realidade seria "cifragem e decifragem com chaves".
-
cadê um professor aqui para nos ajudar??! :/
-
Indo por partes.
"Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta."
Sim. Na criptografia assimétrica / de chave pública / de par de chaves, o remetente "fecha" a mensagem com a sua chave privada (que ele não repassa pra ninguém) e o destinatário "abre" com a chave pública do remetente.
"eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem."
Também está certo! Aqui o examinador traçou um paralelo com a criptografia simétrica / de chave única, na qual a mesma chave que "fecha" a mensagem será utilizada para "abri-la", ou seja, nessa modalidade de criptografia, a chave precisa transitar pela rede, o que não acontece na assimétrica.
-
Vamos analisar cada uma das proposições a respeito dos métodos de criptografia:
a) Esses métodos classificam-se em cifragem e decifragem de chaves.
Errado. Classificam-se em criptografia de chave simétrica e de chave assimétrica.
b) Na criptografia simétrica, as chaves utilizadas para criptografar uma mensagem possuem o mesmo tamanho, todavia são diferentes na origem e no destino.
Errado. Na criptografia simétrica só há uma chave. Logo, não tem como serem diferentes.
c) Na utilização de chaves públicas, a chave é dividida em duas partes complementares, uma das quais é secreta, eliminando-se, dessa forma, o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem.
Errado. Na criptografia de chaves públicas/assimétrica há duas chaves (chave públicas e chave privada), e não uma chave dividida em duas partes complementares.
d) A cifragem é suficiente para garantir a integridade dos dados que são transmitidos, por isso é dispensável o uso de chaves de autenticação e de assinaturas digitais.
Correto.
Errado. A criptografia só garante a confidencialidade. A integridade é garantida pela utilização de outros meios, como a assinatura digital, que garante a integridade através da comparação dos hashes obtidos por algoritmos de dispersão (função hash).
e) Independentemente da técnica de criptografia empregada, a transmissão das chaves de cifragem do emissor para o receptor é desnecessária.
Errado. Na criptografia de chave simétrica, há necessidade de troca de chaves entre um emissor e o receptor, visto que utilizam a mesmo chave para criptograr e descriptograr a mensagem, sendo esta inclusive uma desvantagem desse tipo de criptografia.
GABARITO DO PROFESSOR: ANULADA
GABARITO DA BANCA: LETRA C
A banca considerou a letra C correta, devido a um entendimento do livro de Stallings que faz essa afirmação sobre chaves públicas ao explicar que nesse processo não é necessário o processo de geração e distribuição de chaves de cifragem (processo necessário para chaves simétricas, já que tanto o remetente quanto o destinatário utilizam a mesma chave). Porém, o mais correto seria afirmar que são duas chaves e não uma, como comentei na alternativa da questão.
Fonte: tecconcursos
-
a questão veio criptografada