SóProvas


ID
2896594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Após a emissão do seu relatório e antes da divulgação das demonstrações contábeis, um auditor independente tomou conhecimento de fato novo e não sabido que teria alterado o relatório.

Nesse caso, o auditor deverá

Alternativas
Comentários
  • O auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório, MAAS... se o auditor tomar conhecimento de fato que poderia ter o levado a alterar seu relatório, ELE DEVE:

    (a) discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança;

    (b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo;

    (c) indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.

    Caso a administração altere as demonstrações contábeis, o auditor independente deve:

    (a) aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração;

    (b) exceto se as circunstâncias no item12 forem aplicáveis:

    (i) estender os procedimentos de auditoria mencionados nos itens 6 e 7 até a data do novo relatório do auditor independente; e

    (ii) fornecer novo relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis alteradas.

    O novo relatório do auditor independente não deve ter data anterior à data de aprovação das demonstrações contábeis alteradas. 

    FONTE: NBCTA 560

  • A redação da NBC TA 560 não é boa. Ela fala que o auditor "não tem obrigação", mas é evidente que ele tem sim obrigação mesmo após a data de seu relatório. Os procedimentos que ele deve realizar, de acordo a NBC, deixam isso claro.

  • Letra E

  • Letra (e)

    Uma questão igualzinha:Q965530

  • aprendemos que, de acordo com a NBC TA 560, os eventos subsequentes são eventos ocorridos entre a data das demonstrações contábeis e a data do relatório do auditor independente e fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório.

              Sobre os fatos que chegaram ao conhecimento do auditor independente após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis (período 02), primeiramente, o auditor independente não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório.

              Entretanto, se, após a data do seu relatório, mas antes da data de divulgação das demonstrações contábeis, o auditor tomar conhecimento de fato que, se fosse do seu conhecimento na data do relatório, poderia ter levado o auditor a alterá-lo, ele deve:

              (a) discutir o assunto com a administração;

              (b) determinar se as demonstrações contábeis precisam ser alteradas e, caso afirmativo;

              (c) indagar como a administração pretende tratar o assunto nas demonstrações contábeis.

            Caso a administração altere as demonstrações contábeis, o auditor independente deve:

              1) aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração;              

              2) estender os procedimentos de auditoria mencionados até a data do novo relatório do auditor independente; e

              3) fornecer novo relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis alteradas. O novo relatório do auditor independente não deve ter data anterior à data de aprovação das demonstrações alteradas.

            Portanto, nossa resposta está na letra E.

    Gabarito: alternativa E.

  • Acredito que a questão deva ter sido anulada...

    O gabarito (letra e) informar que o auditor deve "aplicar os necessários procedimentos de auditoria, no caso de a empresa auditada alterar as demonstrações contábeis, nas circunstâncias da alteração realizada".

    O enunciado, contudo, não informa se a empresa auditada alterou ou não as demonstrações contábeis. Por isso, escolhi a letra B como a alternativa mais próxima.

    Tinha que ser a CESPE.

  • Primeiro, vamos identificar o momento:

    Estamos no momento 02:

    O auditor não tem obrigação de executar nenhum procedimento de auditoria em relação às demonstrações contábeis após a data do seu relatório e antes da divulgação das demonstrações contábeis. Entretanto, se tomar conhecimento de eventos subsequentes que poderiam ter levado a modificar o seu relatório, deve discutir com a administração e determinar se devem ser alteradas as demonstrações contábeis. Se sim, deve indagar a administração como pretende tratar o assunto. Observe que é a administração quem decide se vai refazer as demonstrações contábeis, exceto se houver determinação legal. Se a administração refizer as demonstrações contábeis, o auditor aplica novos procedimentos e emite novo relatório de auditoria sobre as demonstrações já alteradas. Esse novo relatório terá a data atualizada, ou seja, não poderá ter data anterior às novas DCs alteradas.

  • Vamos analisar a questão.


    Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 560 (R1) – Eventos subsequentes, do Conselho Federal de Contabilidade.


    Vejamos as alternativas:


    A) propor ações para a administração da empresa auditada.

    Errado. De acordo com a norma ele deve “discutir o assunto com a administração e, quando apropriado, com os responsáveis pela governança" e não propor ações.

    B) Refazer, tempestivamente, todo o relatório de auditoria.

    Errado. Via de regra, não há necessidade de alternar o relatório. Porém, em determinados casos, o auditor deve fornecer novo relatório de auditoria sobre as demonstrações contábeis alteradas, e não refazê-lo por completo.

    C) Modificar, de pronto, a opinião manifestada em seu relatório.

    Errado. Não há nada o que modificar de pronto. Caso a administração altere as demonstrações contábeis, o auditor independente deve, via de regra, aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração.

    D) Sugerir procedimento a ser adotado pela administração da empresa auditada, caso haja alterações nas demonstrações contábeis.

    Errado. Caso a administração altere as demonstrações contábeis, via de regra, o auditor independente deve aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração. 

    E) Aplicar os necessários procedimentos de auditoria, no caso de a empresa auditada alterar as demonstrações contábeis, nas circunstâncias da alteração realizada.

    Certo. De acordo com a norma, caso a administração altere as demonstrações contábeis, via de regra, o auditor independente deve aplicar os procedimentos de auditoria necessários nas circunstâncias da alteração.


    Gabarito do Professor: Letra E.