SóProvas


ID
2896753
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PRF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de proteção e segurança da informação, julgue o seguinte item.


No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: CERTO.

    Questão define o vírus de script, código que pode estar contido em páginas web e que pode ser malicioso. Normalmente os navegadores são configurados com um nível de proteção que bloqueia scripts, mas o uso do “pode ocorrer” torna a questão verdadeira caso o nível de segurança selecionado seja baixo.

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-prf-correcao-de-informatica/

  • Geralmente isto não ocorrerá, no entanto se a pessoa tiver feito alguma alteração na config do navegador, aí fudeu.

  • A PALAVRA "PODE" DEIXOU MARGEM PARA INFECÇÃO DO VÍRUS.

  • Certo

    "PODE", "CONFORME AS CONFIGURAÇÕES DO NAVEGADOR"

  • CERTO

    Objetivamente a questão fala em vírus de script

    Os vírus de script e worms usam uma linguagem de script, como Javascript, VBScript e outras, para se infiltrar em novos scripts ou se propagar pela ativação de funções do sistema operacional.

    --> A questão diz pode ocorrer a execução , o que torna a questão certa pois é informática a regra é poder tudo, já a exceção é algo que não se pode fazer em informática.

    bons estudos

  • CERTO

    Objetivamente a questão fala em vírus de script

    Os vírus de script e worms usam uma linguagem de script, como Javascript, VBScript e outras, para se infiltrar em novos scripts ou se propagar pela ativação de funções do sistema operacional.

    --> A questão diz pode ocorrer a execução , o que torna a questão certa pois é informática a regra é poder tudo, já a exceção é não poder fazer algo.Espero que fique claro.

    bons estudos

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

  • Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador web e do programa leitor de e-mails do usuário.

  • RESPOSTA: CERTA.

    Antes de eu começar a explicar a questão, veja a definição do termo Script: “Script é um texto com uma série de instruções escritas para serem seguidas, ou por pessoas em peças teatrais ou programas televisivos, ou executadas por um programa de computador. O termo é uma redução da palavra inglesa manuscript, que significa “manuscrito”, “escrito à mão”.”

    Considerando o ponto de vista da computação, um script é um conjunto de instruções que um programador escreve e que um software ou computador executa quando solicitado. É possível inserir, dentro de um site, um script malicioso, ou seja, que executa ações danosas ao computador e ao usuário. Dependendo das configurações do Browser, esse script poderá ser executado automaticamente. Caso o usuário use configurações mais conservadores, possivelmente seu Browser impedirá essa execução ou pedirá permissão.

    Vamos organizar as coisas aqui. Existem 3 possibilidades então:

    1 – O script ser executado automaticamente

    2 – O script não ser executado

    3 – O browser questionar o usuário sobre a execução de tal script

    Sendo assim, por existir a possibilidade de ser executado automaticamente, podemos dizer que a questão está correta.

    Quer fazer parte do meu grupo de estudos (gratuito)?

    Envie uma mensagem para (31) 9 8783-1775 (Whats APP) e solicite a entrada!

    Um abraço!

    Prof. Pablo Leonardo

  • Vixe..

  • OK

  • GABARITO: CERTO

     

    Realmente de acordo com as configurações do seu navegador seja no PC ou Celular ao acessar um site infectado pode ocorrer a execução automática de um vírus de script.

     

    Alô você ! (Pode marcar útil se curtiu =)

  • De acordo com o professor Ranielison do Alfaconcursos: "o vírus de script geralmente é recebido em anexo ou como parte do corpo de um email, escrito em linguagem HTML, ou o computador pode ser contaminado após o usuário acessar uma página Web que foi construída com partes de códigos de Script. O problema maior está no fato de que o vírus de script pode ser automaticamente executado se o navegador de internet da vítima ou programa cliente de email estiver configurado para executar arquivos automaticamente, que nesse caso contaminará a máquina do usuário sem ele perceber."

  • Macete do chute consciente, apareceu "conforme as configurações" de qualquer coisa na informática, tem uma ENORME possibilidade de estar correta.

    Inclusive acertei essa questão na PRF nesse chute #paz

    Segue nois @eusouoarnold

  • Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.
    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.
    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.
    Sim, o vírus será executado automaticamente.
    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    Gabarito: Certo.





  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Gabarito: CORRETO

  • Gabarito: CERTO

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte: Cartilha de segurança.

  • VÍRUS SCRIPT pode ocorrer execução automática do vírus conforme configuração do navegador.

    Gabarito: C

  • GABARITO - CORRETO.

    OBS: TIME BOMB - O VÍRUS EXECUTADO EM MOMENTO ESPECÍFICO.

  • se o navegador estiver mal configurado pode ocorrer, que assim q vc abrir a página de web seu pc já ser infectado.

  • Gabarito: certo

    Fonte: Prof. Victor Dalton

    --

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebida ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato html. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador web e do programa leitor de e-mails do usuário.

  • Errei essa questão na PRF

  • na dúvida tudo é possível...

  • GAB CERTO

     

     

    SE TIVER BRECHA NO SISTEMA, QQ VULNERABILIDADE PODE DÁ MERD@ AINDA MAIS UM VÍRUS SCRIPT COM UM SIMPLES ACESSO.

  • Isso ocorre somente com o vírus de script?

  • Esta questão está mal elaborada porque não especificou qual browser seria.

  • Cybele Moraes O navegador não importa. Se o navegador estiver com o script habilitado, eventual vírus de script que estiver no site será automaticamente executado. Estude melhor o que é script para entender esse vírus.

  • CERTO.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet.

  • GABARITO: CERTO

    Esse é um assunto sobre "noções de segurança da informação", aconselho a quem está começando com a matéria de informática por agora para focar muito nesse ramo, além de ser o que mais aparece nas provas, é o que mais tem termos técnicos para aprendermos.

    Bom, esse é um dos vários meios que existem para infectar o computador, existem igualmente programas maliciosos que são executados quando se entra na página através de BROWSER, mais conhecido como vírus "Script", podendo ser utilizado para invadir o computador ou "plantar" outro vírus no computador.

    Abraços.

  • O "pode ocorrer" ajudou a resolver.

    Gabarito: Certo

  • Esses vírus são extremamente fáceis de programar e, se a tecnologia necessária estiver à disposição, podem se difundir por e-mail para o mundo inteiro em questão de horas.

    Os vírus de script e worms usam uma linguagem de script, como Javascript, VBScript e outras, para se infiltrar em novos scripts ou se propagar pela ativação de funções do sistema operacional. Isso acontece com frequência por e-mail ou através da troca de arquivos (documentos).

    Um worm é um programa que se multiplica, mas não infecta o host. Consequentemente, os worms podem não fazer parte das sequências de outros programas. Muitas vezes, só eles são capazes de se infiltrar em algum tipo de programa nocivo em sistemas com medidas de segurança restritivas.

  • Refazer questões dessa prova sangra o coração ;(

  • Há diferentes tipos de vírus. Alguns procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas. Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

  • Sobre o comentário do "PRF DE ELITE" , realizado na data 02/07/19.... Concordo plenamente
  • GABARITO: CERTO

    O Vírus de script, escrito em linguagem de script, é recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Lembre-se de que esse vírus acontece com frequência por e-mail.

    Abraços.

    "Dez mil homens de Harvard se tornaram vitoriosos hoje!”

  • Os vírus de script e worms usam uma linguagem de script, como Javascript, VBScript e outras, para se infiltrar em novos scripts ou se propagar pela ativação de funções do sistema operacional. Isso acontece com frequência por e-mail ou através da troca de arquivos (documentos).

    CERTO

    FONTE: CIÊNCIA DOS VÍRUS - AVIRA

  • Gab C

    Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página

    web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato

    HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador web e

    do programa leitor de e-mails do usuário.

  • Vírus de Script: escrito em linguagem de scrit, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página web ou por e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador web e do programa leitor de e-mails do usuário.

  • Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.

    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

  • Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.

    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

  • Tipos de Malware

    Vírus: Função danificar o funcionamento do computador

    Worm: NÃO necessita ser executado para se replicar no computador, auto executável.

    Spyware: Captura informações digitadas teclado físico(keylogger) e tb na tela (screenlogger)

    Trojan Horse: Transportar outro malware.Passa por um arquivo legítimo sem despertar suspeita.

    Ransomware : "sequestra" os dados do usuário . Bloqueia arquivos do computador e exige pagamento para liberar o acesso aos arquivos novamente.

    Ranielson Alfacon

  • O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.
  • O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.
  • virus de script é basicamente um conjunto de códigos de programação escritos em HTML, por ex, que executam determinadas ações sem o conhecimento do usuário após o acesso a um sítio na internet, por ex.

  • O vírus script (HTML) é AUTOEXECUTÁVEL, podendo o NAVEGADOR bloquear a execução.

    Recebido por e-mail( corpo ou anexo).

    Recebido ao acessar um um WEBSITE.

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web.

  • SCRIPT

    Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao

    acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como

    parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser

    automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador

    Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

  • GABARITO CORRETO

    virus de script é basicamente um conjunto de códigos de programação escritos em HTML, por ex, que executam determinadas ações sem o conhecimento do usuário após o acesso a um sítio na internet,

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma pagina ´ Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    fonte: cartilha da CGI

  • Gabarito: Certo

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

  •  Um script é uma lista de comandos que podem ser executados sem interação do usuário, ou seja, são executados automaticamente, dependendo da configuração do navegador.

  • Minha contribuição.

    Vírus de Script => Escrito em linguagem de script é recebido ao acessar uma página web ou por e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • Autor: Fernando Nishimura, Professor de Informática, de Noções de Informática

    Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.

    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    Gabarito: Certo.

  • O vírus script é um tipo de vírus que é executado através de páginas da Web, e, a depender das configurações do computador, podem ser executados de maneira automática quando tais páginas são acessadas pelos usuários (o que diferencia esse vírus dos vírus comuns, que em regra não são autoexecutáveis).

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • CERTO

  • Certo.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • EXEMPLO: sites pornôs kkkkkkkkkk

  • EXEMPLO: sites pornôs kkkkkkkkkk

  • O vírus script é AUTOEXECUTÁVEL, podendo o NAVEGADOR bloquear a execução. (Fernando Nishimura)

    Tipos de Malware

    Vírus: Função danificar o funcionamento do computador

    Worm: NÃO necessita ser executado para se replicar no computador, autoexecutável.

    Spyware: Captura informações digitadas teclado físico(keylogger) e tb na tela (screenlogger)

    Trojan Horse: Transportar outro malware.Passa por um arquivo legítimo sem despertar suspeita.

    Ransomware : "sequestra" os dados do usuário . Bloqueia arquivos do computador e exige pagamento para liberar o acesso aos arquivos novamente.

    Ranielson ex Alfacon

  • Questão copiada e colada da cartilha de segurança: https://cartilha.cert.br/malware/

    4.1 Vírus

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Foco e Fé!

    A luta continua.

  • Correto, como na informática nada é 100%, realmente pode ocorrer a execução...KKK

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte: Cartilha Cert

  • "conforme as configurações...." Marca certo e corre para torcida.. Não esquecendo de rezar um pouco também

  • CERTO

    VÍRUS DE SCRIPT: vírus que estão presente nas páginas web.

  • Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    Gabarito:Certo!

  • Isso inclusive está escrito ipis litteris na CERT.BR a qual diz que Vírus de Script escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por E-mail como um arquivo anexo ou como parte do próprio E-mail escrito em formato HTML. Pode ser executado automaticamente dependendo das configurações do Navegador Web, bem como do programa leitor de E-mails do usuário.

  • Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    Gabarito: Certo.

  • Complementando:

    tanto o vírus SCRIPT, quanto o vírus TIME BOMB são autoexecutaveis.

    fonte: rani passos, estrategia concursos.

  • CORRETO

    VIRUS DE SCRIPT PODE EXECUTAR AUTOMATICAMENTE!!!!

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar

    uma p´agina Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito

    em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do

    navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte - Cartilha Cert

  • Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.

    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    Gabarito: Certo.

  • conforme as configurações do navegador

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte:

  • GABARITO CERTO

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    CARTILHA CERT BR

  • Errei aqui, errei na prova e se aparecer mais uma vez eu vou errar denovo
  • GABARITO: CERTO

    RESOLUÇÃO: 

    O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.

    Voce que estuda para concurso, ou esteja desempregado, deseja trabalhar em casa e ganhar dinheiro ? Entao acesse lá:

    http://mon.net.br/vwg0j

  • 4.1 Vírus

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    PODE...PODE...PODE... = situação hipotética, não obrigatória, que depende de outros fatores que não o próprio evento em sí.

    Fonte - Cert.br

    Gabarito correto.

  • VÍırus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar

    uma p´agina Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito

    em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do

    navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuario.

    Fonte: Cartilha de Segurança da informação

  • conforme as configurações do navegador

  • Apesar do vírus ter como característica geral que para contaminar um arquivo ele precisa ser executado, o Script e o BOMB são exerções,onde pode ser executado automaticamente.

  • C!

    Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    Estratégia

  • Os vírus de script: Conjunto de códigos em HTML inseridos em páginas de Internet.

    vírus executado automaticamente.

    Usa javascript, vbscript e outras para se infiltrar

    É recebido em anexo ou no corpo do email.

    bora guerreiros a luta deve ser constante

    meu insta: @juniorborgesreal

  • Os vírus de script, diferentemente dos vírus em geral, podem ser executados automaticamente. Eles são escritos em linguagem script e podem estar em e-mails ou em uma página Web. Ao acessar esses conteúdos, por exemplo, na web o vírus seja automaticamente executado.

  • Vírus de Scrip : Vírus de ações, são elas pré-determinadas. Ex : Sites para assistir séries grátis, no qual o usuário clica na série e clica no play e o pc será infectado. Portanto, ele vai invadir através um conjunto de ações, mas também pode ser automaticamente executado.

  • CERTO

    VÍRUS DE SCRIPT - São softwares maliciosos que podem ser escritos em alguma linguagem de script (Ex: JavaScript ou VBScript). Eles são recebidos quando um usuário acessa uma página web ou faz o download de algum arquivo por-email, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Os vírus de script PODEM SER AUTOMATICAMENTE EXECUTADOS, dependendo da configuração do navegador web ou do programa leitor de e-mails do usuário.

  • Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.

    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    CERTO

  • Em resumo, o vírus de Script executa comandos SEM o consentimento.

  • Vírus de Script, assim como os Worms, não precisam ser executados para infectar.

    Lembre-se, "tá no script", "tá no roteiro", esse vírus já possui a sua "própria rota", portanto autoexecutável!

  • Vírus de script -> autoexecutável

    espero ter ajudado

  • Vírus de script ---> É  automaticamente executável

    GAB: CERTO

    Deus te mostra o caminho, mas não caminhará por você.

  • ALGUMAS ESPÉCIES DESSES VÍRUS PRA GENTE ESTUDAR:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador.

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros).

    Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.

    FONTE: https://cartilha.cert.br/malware

  • Gabarito - Certo

     

     

    Vírus 

     

    - Precisa que o arquivo hospedeiro seja executado para infectar o computador;

    - Destrói e modifica arquivos;

    - Propaga-se inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

     

    O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.

  • Colocou a palavra PODE, dei logo como certa.

  • GABARITO CERTO.

    1°VÍRUS: programa malicioso precisa de um hospedeiro para funcionar, propaga se inserindo copias de si mesmo e tornando parte de outro programa ou arquivo.

    > Os principais meios de propagação são, envio de e-mail ou meios de mídias removíveis, vírus de script.

    --- > Vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet.

    >Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    > o vírus é executado automaticamente.

    > O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas.

    > A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

  • CERTO

  • Conforme as configurações do navegador. Sim

  • O vírus obrigatoriamente precisa ser executado pelo usuário( EM REGRA ). Porém, existem duas exceções: o vírus de SCRIPT e o vírus TIMEBOMB, que podem ser executados automaticamente.

    A exceção é SOMENTE para esses dois.

    SOMENTE para esses dois

    SOMENTE para esses dois

    SOMENTE para esses dois

  • VÍRUS DE SCRIPT Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. 

  • O vírus obrigatoriamente precisa ser executado pelo usuário( EM REGRA ). Porém, existem duas exceções: o vírus de SCRIPT e o vírus TIMEBOMB podem ser executados automaticamente.

  • Comentário 100, aê, legal.

    99 pessoas falando a mesma coisa.

  • VÍRUS DE SCRIPT → AUTO EXECUTÁVEL

    #BORA VENCER

    Canasvieiras É LOGO ALI

  • Os vírus de script podem ser automaticamente executados, dependendo da configuração do navegador web ou do programa leitor de e-mails do usuário. 

  • CERTO, porém peço a atenção de vocês...

    _______________________________

    1} Importante destacar os verbos na assertiva:

    "[...] um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador."

    > A afirmativa se encontra correta, pois viabiliza uma POSSIBILIDADE diante da devida configuração do browser.

    .

    2} Agora, vejamos:

    "[...] um vírus de script, ocorre a execução automática desse vírus, independentemente das configurações do navegador."

    > A afirmativa se encontra errada, pois INVIABILIZA o navegador de impedir que o vírus em questão rode na máquina.

    ...

    BONS ESTUDOS!

  • O vírus de SCRIPT e o vírus TIMEBOMB podem ser executados automaticamente.

  • Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    Gabarito: Certo.

  • Script são sequências de comando previamente estabelecidos e que são executados automaticamente. Vírus em script podem ser inseridos em páginas web e interpretados por navegadores.

  • VÍRUS DE SCRIPT

    Vírus programado para executar comandos sem a interação do usuário. Há duas categorias de vírus script: a VB, baseada na linguagem de programação, e a JS, baseada em JavaScript. O vírus script pode vir embutido em imagens e em arquivos com extensões estranhas, como .vbs.doc, vbs.xls ou js.jpg

    Em geral, eles são recebidos quando um usuário acessa uma página web ou faz o download de algum arquivo por-email, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML

  • Gabarito Certo.

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Vírus de script:

    Escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    "No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador".

    Fonte: ALFACON.

    Como se trata de um vírus de SCRIPT no navegador, o navegador pode ler o SCRIPT e interpretar ele e assim fazendo com que ele se ative.

    Bons estudos!✌

  • Em regra o vírus precisa ser executado.

    exceções: vírus de SCRIPT e TIMEBOMB

  • É ruim errar, mas aprender com seu erro enquanto é possível, é melhor ainda!!

  • O Cespe vai na veia, em regra os vírus precisam ser executados ...

    Exceção: os vírus de script em navegadores e os TIME BOMB ( programados para entrar em execução em um tempo)

  • No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador.

    CERTO

    Nos vírus de script, por exemplo, a regra dos vírus PODE ser deixada de lado e abre margem para execução automática, pois uma configuração não efetiva do navegador pode permitir a atuação desse malware.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois ela transforma o sonho em realidade,"

  • Certo.

    Comentando p/ fixar:

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos. Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Alguns dos tipos de vírus mais comuns são:

    Vírus propagado por e-mail: recebido como um arquivo anexo a um e-mail cujo conteúdo tenta induzir o usuário a clicar sobre este arquivo, fazendo com que seja executado. Quando entra em ação, infecta arquivos e programas e envia cópias de si mesmo para os e-mails encontrados nas listas de contatos gravadas no computador. Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário; Vírus de macro: tipo específico de vírus de script, escrito em linguagem de macro, que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam esta linguagem como, por exemplo, os que compõe o Microsoft Office (Excel, Word e PowerPoint, entre outros); Vírus de telefone celular: vírus que se propaga de celular para celular por meio da tecnologia bluetooth ou de mensagens MMS (Multimedia Message Service). A infecção ocorre quando um usuário permite o recebimento de um arquivo infectado e o executa. Após infectar o celular, o vírus pode destruir ou sobrescrever arquivos, remover ou transmitir contatos da agenda, efetuar ligações telefônicas e drenar a carga da bateria, além de tentar se propagar para outros celulares.
  • CERTO

  • Achei fosse pegadinha para confundir com o script Kiddies ...= haker iniciantes.

  • Dica: Todo vírus, em regra, precisa ser executado, porém, os iscrip e timebonb são o únicos que são executados automaticamente.

  • Poxa, acabei de assistir uma aula em que o professor diz que nenhum vírus é executado automaticamente. Daí venho toda feliz responder a questão e levo esta rasteira... Bem, melhor aqui do que na prova!

  • "conforme as configurações do navegador."

  • SÓ EXISTEM DOIS TIPOS DE VÍRUS QUE SÃO EXECUTADOS AUTOMATICAMENTE, SÃO ELES:

    BOMBA RELÓGIO E SCRIPT.

    FORÇA GUERREIROS!!!!!

  • script e timebonb são o únicos que são executados AUTOMATICAMENTE.

  • CERTO

    Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Bons estudos

  • conforme as configurações do navegador

    SE LIGA NESSE PONTO AI TÃO COBRADO PELO CESPE, SE LIGA NA BATATA

  • VÍRUS DE SCRIPT → AUTO EXECUTÁVEL

    CANASVIEIRAS TÔ CHEGANDO

    #BORA VENCER

  • Essa questão é pra fazer o candidato pensar, pois os VÍRUS precisam ser executados para entrar no computador. Porém do jeito que a questão fala que -dependendo das configurações do navegador- eles podem sim ocorrer de forma automática.

  • Gabarito CERTO

     ‘’...Conforme as configurações...’’, o examinador entregou o gabarito.

    Já resolvi umas 2 mil questões de informática, todas que vieram dessa forma o gabarito era CERTO

    Alguns exemplos:

    (CESPE - FUB - 2015) Desde que todas as configurações necessárias tenham sido realizadas previamente, um arquivo pode ser enviado diretamente por email a partir do explorador de arquivos do Windows 8.1. CERTO

    (CESPE – STJ – 2015) No Windows 7, a execução do recurso Limpeza de Disco, desde que configurado, além de acarretar o apagamento dos arquivos temporários e arquivos considerados desnecessários pelo sistema, também apagará os arquivos contidos na Lixeira. CERTO

    (CESPE – BASA – 2012) Uma das diferenças básicas entre a Internet e a intranet diz respeito ao modo como as páginas são endereçadas em cada uma delas. Na Internet, utiliza-se o nome do domínio completo —por exemplo, www.basa.com.br —, enquanto, na intranet, conforme a configuração realizada pelo administrador, o nome do domínio não é necessário para acessar os sítios. Estando habilitada a segurança da intranet, o navegador Internet Explorer reconhecerá a diferença entre os endereços e usará as configurações da zona de segurança apropriadas. CERTO

    (CESPE – 2012) Uma rede local sem fio, ou WLAN, conforme a configuração usada, permite a conexão com o ponto de acesso à Internet, com ou sem o uso de proteção dos dados mediante criptografia. CERTO

    (CESPE – ANTAQ – 2014) O portal, aplicativo embasado na Web, comumente fornece personalização e agregação de conteúdo de diferentes fontes, servindo como camada de apresentação de sistemas de informação. Esse conteúdo pode ser diferenciado, conforme a execução e a configuração dos portlets pelo usuário. CERTO

    (CESPE - TCE – 2016) Além de garantir a disponibilidade das informações, sistemas para fitotecas gerenciam as datas de retenção dos arquivos e otimizam o ciclo de reutilização das fitas liberando os volumes conforme as configurações. CERTO

    (CESPE – 2012) Uma das diferenças básicas entre a Internet e a intranet diz respeito ao modo como as páginas são endereçadas em cada uma delas. Na Internet, utiliza-se o nome do domínio completo —por exemplo, www.basa.com.br —, enquanto, na intranet, conforme a configuração realizada pelo administrador, o nome do domínio não é necessário para acessar os sítios. Estando habilitada a segurança da intranet, o navegador Internet Explorer reconhecerá a diferença entre os endereços e usará as configurações da zona de segurança apropriadas. CERTO

     

    Bons Estudos!

    "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória". - Pv. 21:31

  • Gabarito: Certo

    O Vírus Script pode ser executado automaticamente.

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    fonte:https://cartilha.cert.br/malware/

  • VÍRUS DE SCRIPT É O FAMOSO ''PONTO FORA DA CURVA''.

  • Escrito em linguagem script, como VBScript e JavaScript, é recebido ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML;

    Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador.

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • I.           Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução

    Programa ou parte de um programa, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina.

    SCRIPT:

    • Propaga-se ao se anexar em um arquivos ou programas existentes na máquina (hospedeiro).
    • VBScript e JavaScript, são recebidos ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.
    • MACRO é um Script normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail e que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam VBScript e JavaScript.  

    BOOT - Setor de Carga - Setor de Inicialização:

    • É ativado quando o computador é ligado e é carregado na memória antes do sistema operacional.

    ARQUIVO – PARASITÁRIO:

    • Infecta e causa danos ao se conectarem a arquivos executáveis (.exe, .com, etc), sobrescrevendo o código original e causando danos quase sempre irreparáveis.

    POLIMÓRFICO ou MUTANTE:

    • É capaz de assumir múltiplas formas a cada infecção com o intuito de burlar o software de antivírus.

    METAMÓRFICO:

    • Se transforma a cada infecção, se reescreve completamente a cada infecção, podendo mudar seu tamanho e comportamento, aumentando a dificuldade de detecção.

    STEALTH:

    • Projetados explicitamente para não serem detectados pelo antivírus e têm a capacidade de se remover da memória temporariamente para evitar que o antivírus o detecte.

    TIMEBOMB ou BOMBA RELÓGIO:

    • Após infectar a máquina – permanece latente (oculto), apenas se replicando, e seu código malicioso é programado para ser ativado em um determinado momento específico, executando sua carga útil.

  • Vírus de script: é recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    As questões sobre segurança da informações são retiradas do sitio: cartilha.cert.br

  • se liga !!!!!!!

    script e timebonb são o únicos que são executados AUTOMATICAMENTE.

    gabarito certo

  • https://cartilha.cert.br/malware/

  • VÍRUS DE SCRIPT: executa comandos sem o consentimento do usuário.→Recebido ao acessar página web/e-mail como anexo ou no próprio e-mail escrito em HTML. Dependendo da config do browser, pode ser automaticamente executado.

  • Em regra o vírus é executável, MAS existem exceções, são dois tipos de vírus que conseguir reproduzir automaticamente SCRIPT ( e executado automaticamente dependendo da configuração do navegador ou programa de e-mail); TIME BOMB/ BOMBA RELOGIO (e executado automaticamente agem apenas em datas ou momentos determinados)

    .

    Estratégia Concursos

  • Script: são códigos maliciosos inseridos em páginas de internet. Quando o usuário acessa com um navegador de internet padrão, o código será carregado e executado, o vírus será executado automaticamente.

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    FONTE:://cartilha.cert.br/malware/

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    FONTE:://cartilha.cert.br/malware/

  • Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    (Professor Nishimura)

  • No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador.

    Correto, na verdade a execução é automática em vírus do tipo script, porém alguns navegadores possuem a opção de impedi a atuação desses malwares.

    A saga continua...

    Deus!

  • Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.

    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

    Gabarito: Certo.

    _______________________________________________________________ Fala galera, lembrem-se de que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar. Ele MUDOU O JOGO para mim: https://go.hotmart.com/W44743476R

  • Explicação:

    Quando você acessa um página na Web, de forma grosseira, é executado um script que da origem ao que você vê na tela. Basicamente, o vírus é uma linha de código que precisa ser executada, quando você roda esse script e, se ele tiver o código de vírus misturado no seu código, ocorrerá a execução "automática" dele.

  • Vírus de Script: Pode-se dizer que é um conjunto de instruções a serem seguidas. As linguagens mais comuns de Script utilizadas são: VBScript e Java Script. Esse tipo de vírus pode ser recebido ao acessar uma página na WEB ou enviado por e-mail escrito em HTML. Além disso, DEPENDENDO das configurações do navegador WEB, pode ser executado automaticamente.

    GAB.: CERTO.

    Fonte: Informática Nota 10

  • CERTA

    RÁPIDO E DIRETO!

    O VÍRUS DE SCRIPT E VÍRUS DE BOMBA RELÓGIO, PODEM SER EXECUTADO AUTOMATICAMENTE.

    CFP 2021.

  • gab certo.

    ps. os atuais navegadores têm mecanismos configurados para evitar isso, de modo que para deixá-los vulneráveis a tais vírus é necessario que o user afrouxe as seguranças naturais configuradas

    fonte: V dalton

  • CERTO

    Vírus (Genêro) [1]

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado, ou seja, vírus é um arquivo dependente.

    Vírus Script (Espécie) [1]

    Recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    [1] https://cartilha.cert.br/malware/

    Caso queiram, estudem essa cartilha, pois 90% das questões sobre Segurança são advindas desse site.

  • MALWARE

    Phishing --> PESCA Informações

    Ransomware --> ENCRIPTA dados --> EXIGE RESGATE

    Cavalo de Troia --> EXECUTA diversas funções --> ESCONDIDO

    Spyware --> MONITORA atividades --> depois ENVIA

    Keylogger --> Teclas digitadas

    Screenlogger --> Cursor/tela

    Adware --> Propaganda

    Backdoor --> PERMITE RETORNO --> acesso FUTURO --> Pelas PORTAS

    Vírus --> PROPAGA cópias de si mesmo --> DEPENDE de execução

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática

    Bot --> COMUNICA c/ invasor --> CONTROLE remoto --> PROPAGA automaticamente

    Rootkit --> ESCONDE e ASSEGURA --> MANTÉM acesso ao PC

    Cookies --> PEQUENOS ARQUIVOS --> IDENTIFICAM o visitante --> VIOLAM privacidade

  • virus nao precisa mais de execusao do usuario?

  • Vírus: Insere seu código dentro de um outro arquivo e precisa ser executadoà Espalha-se pela rede.

    Vírus de Script: pode ser automaticamente executado, dependendo das configurações do navegador.

    • Vírus de Macro: infecta arquivos do Office à Cada novo arquivo ali criado estará infectado.

    • Vírus de Boot: atuam no processo de inicialização do PC e impede que o SO seja executado corretamente.

    • Vírus Time Bomb: são programados para agirem apenas em uma determinada data, antes eles só se replicam.

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    Aproveitando, outro vírus que a execução automática

    Os vírus do tipo "bomba-relógio" ou "time bomb" são programados para se ativarem em determinados momentos, definidos pelo seu criador. Uma vez infectando um determinado sistema, o vírus somente se tornará ativo e causará algum tipo de dano no dia ou momento previamente definido. Alguns vírus se tornaram famosos, como o "Sexta-Feira 13", "Michelangelo", "Eros" e o "1º de Abril.

  • Em regra, o vírus precisa ser executado

    Exceção: Os vírus de script em navegadores e os time bomb(programas para entrar em execução em um determinado tempo)

  • executam-se automaticamente :

    SCRIPT

    BOOT

    WORMS

  • Em regra, o vírus depende de atividade do usuário em executar o arquivo infectado. Mas o vírus de script é uma exceção, pois basta o usuário navegar por um site contaminado por vírus de script.

  • Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    Fonte: https://cartilha.cert.br/malware/

  • gab c

    regra: virus precisa de intervençao para execuçao..

    Salvo o pior deles: o de script, q faz isso sozinho!

  • 1. Vírus de Script: É um conjunto de instruções que devem ser executadas. São softwares maliciosos que podem ser escritos em alguma linguagem de script (Ex: javascript ou VBS script).

    Eles são recebidos quando um usuário acessa uma página web ou faz o download de algum arquivo por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    Podem ser automaticamente executados, dependendo da configuração do navegador web ou do programa leitor de e-mails do usuário.

    GABARITO: CERTO.

  • 1. Vírus de Script: É um conjunto de instruções que devem ser executadas. São softwares maliciosos que podem ser escritos em alguma linguagem de script (Ex: javascript ou VBS script).

    Eles são recebidos quando um usuário acessa uma página web ou faz o download de algum arquivo por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    Podem ser automaticamente executados, dependendo da configuração do navegador web ou do programa leitor de e-mails do usuário.

    GABARITO: CERTO.

  • Resumidooo:

    Vírus de Script --> Recebido ao acessar uma página web ou por e-mail e pode ser automaticamente executado dependendo das configurações (Pode ser um anexo ou parte do próprio e-mail)  (Escrito em VBScript e java script)

  • GAB: CERTO

    Vírus por si só não se propaga automaticamente, mas o VÍRUS SCRIPT E BOMBA RELÓGIO pode ocorrer a execução automática.

  • gab c!

    Vírus: é um tipo de warm

    Vírus é um programa ou parte de um programa

    Tipos:

    Macro (excel..)

    Bot: inicialização

    Programa: executáveis

    Stealth: invisível. Tecnicas para evitar sua detecção na varredura

    Script: exceção, execução automático.

    FASES DO VÍRUS:

    Latência: dormência

    Disparo

    Execução

    Propagação

    Componentes:

    Carga útil (estrago)

    Mecanismo de ativação

    Mecanismo de Infecção

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    EXECUÇÃO DO PROGRAMA SIGNIFICA = POR EXEMPLO: DUPLO CLIQUE EM UMA FOTO.

    ATIVAÇÃO: ELE VAI ATUAR.

  • O vírus possui três partes:

    Mecanismo de Infecção: É o meio ou forma pela qual um vírus pode se propagar, de modo a habilitá-lo a se reproduzir. Ou seja, é COMO ele se propaga.

    Mecanismo de ativação: É a condição/evento que determina quando o vírus será ativado. Ou seja, QUANDO a carga útil é ativada ou entregue.

    Carga útil: A carga útil é o seu efeito, ou seja, os danos que ele pode causar. Ou seja, é o EFEITO

    Para complementar com os colegas..

    Tipos de ransomware:

    Há vários tipos de ransomware, mas podemos resumi-los em cinco:

    Diskcoder: encripta o HD completo e impede o acesso ao sistema operacional.

    Screen locker: bloqueia o acesso a tela do dispositivo (que fica sem display).

    Crypto-ransomware: criptografa pastas e dados armazenados no disco da vítima.

    PIN locker: o alvo é o Android e muda códigos de acesso para bloquear usuários.

    Wannacry: --> Afeta os sistemas operacionais windows.

    DigDIG

  • Certo.

    Vírus de scripts propagam-se por meio de scripts, nome que designa uma sequência de comandos previamente estabelecidos e que são executados automaticamente em um sistema, sem necessidade de intervenção do usuário.

    --> Dois tipos de scripts muito usados são os projetados com as linguagens Javascript (JS) e Visual Basic Script (VBS). Tanto um quanto o outro podem ser inseridos em páginas Web e interpretados por navegadores como Internet Explorer e outros. Assim, em virtude de ser interpretado pelo navegador Web, o vírus de script pode ser executado automaticamente pelo próprio navegador, dependendo de suas configurações.

  • vírus de script = Aquelas propagandas de sites adultos: (aumente o "meninão" em tantos cm), (coroas solteiras querendo 'séquiçu' a 5 km de você)

    entrou ali, se l@scou.

  • No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador. (CERTO)

    #VÍRUS:

    • PROPAGA cópias de si mesmo 
    • DEPENDE de execução
    • Programa ou parte de um programa, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina. 

    #SCRIPT é um tipo de vírus:

    • Propaga-se ao se anexar em um arquivos ou programas existentes na máquina (hospedeiro).

    1) VBScript e JavaScript: são recebidos ao acessar uma página web ou por e-mail, como um arquivo anexado ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML.

    2) MACRO: É um Script normalmente recebido ao acessar páginas web ou por e-mail e que tenta infectar arquivos manipulados por aplicativos que utilizam VBScript e JavaScript.  

  • Cespe mandou logo na exceção para pescar quem não aprofundou no assunto.

  • CORRETO

    Vírus script são softwares maliciosos que podem ser escritos em alguma linguagem de script (JAVASCRIPT). Podem ser automaticamente executados, dependendo da configuração do navegador ou dos programas de leitor de Email do usuário.

  • QUESTÃO CORRETA!

    Dependendo das configurações do navegador, o vírus script pode ser executado de forma automática.

    Porém, não esqueçam:

    De forma geral, os vírus sempre são executáveis.

  • Vírus

    • programa que infecta (se torna parte) arquivos;
    • necessita de hospedeiro;
    • se multiplica infectando outros arquivos;
    • necessita ação do usuário para se propagar.

    Pode ser:

    *Furtivo "stealth" → se esconde do antivírus;

    *De scriptde macro (afeta documentos de programas de escritório) ou de página (embarcado no código html)

    *De boot → afeta o MBR do disco, impedindo ou alterando o boot.

  • Gab: CERTO.

    O vírus em regra precisa ser executado pelo usuário.

    Mas existem duas exceções: o vírus de SCRIPT e o TIMEBOMB, que podem ser executados automaticamente.

    E também ficar de olho quando a questão em informática aborda "conforme as configurações"...

  • Certo. Ele é autoexecutável .

    Obs: Ele é uma das exceções ,pois o vírus depende da ação do usuário.

  • quanto mais faço questão ,mais parece que as questões ficam difíceis

  • No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador. CERTA.

    No acesso a uma página web que contenha o código de um vírus, em regra, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador. ERRADA.

    Em síntese:

    • como aprendemos, os vírus, em regra, precisam ser executados, não acontecendo de forma automática, NO ENTANTO, o vírus de script é uma exceção a essa regra, podendo ser executados automaticamente.

    #REVISÃO

    PCAL2021

  • se a configuração dele for executar tudo, logico que o vírus vem =)
  • Gabarito: Certo

    Vírus de Script: recebido ao acessar uma página web ou por e-mail, pode ser automaticamente executado dependendo da configuração do browser ou do leitor de e-mail.

  • No acesso a uma página web que contenha o código de um VÍRUS de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador. (SIM)

    #QUESTÃO SUBJETIVA QUANDO FALA SOBRE CONFIGURAÇÃO POSSIVELMENTE ESTARA CERTA

    • “DESDE QUE CONFIGURADO(A)” a grande probabilidade de exatidão

    Via de regra o VÍRUS DEPENDE de execução, porém, conforme esteja as configurações do navegador o mesmo poderá ser execução automática.

    Ex¹.: Pode ser feita uma configuração, na qual após o Download de uma arquivo, ele seja executado (aberto) ao fim do Download e se o vírus estiver no arquivo provavelmente ele será ativado. Também vai depender se a maquina possui anti-vírus e se esta ativado.

    Ex².: Pode ser feita uma configuração, na qual ao acessar uma determina pagina as EXTENSÕES, PLUGINS, COOKIES, POP-UPS sejam permitidos automaticamente e que esses possuam um VÍRUS de script.

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    #MALWARE:

    • É um termo genérico para qualquer softWARE MALigno criado especificamente para infectar e prejudicar o sistema host ou seu usuário.

     #VÍRUS:

    • É um tipo de MALWARE.
    • Programa ou parte de um programa, que se propaga infectando, inserindo cópias de si mesmo, anexando-se ou hospedando-se em arquivos ou programas existentes na máquina. 
    •  DEPENDE de execução

    @PORTANTO:

    ü Todos os vírus são malwaremas nem todo malware é um vírus.

    ü MALWARE e VÍRUS não são a mesma coisa.

    ü A categoria de MALWARE inclui:

    (VÍRUS, spyware, adware, ransomware e outros tipos de software nocivo).

  • Vírus necessitam de hospedeiro e não são auto executáveis! Apenas Bomba Lógica e Vírus de Script possuem a possibilidade de se reproduzirem AUTOMATICAMENTE!!!

  • Questão anulada pelo Cespe.

    Questão 33 gabarito oficial definitivo:

    https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/60210/cespe-2019-prf-policial-rodoviario-federal-gabarito.pdf?_ga=2.192874858.1526870891.1635188619-1965197363.1633396846

  • Gabarito:Certo

    Dicas de Segurança da Informação:

    1- Princípios (DICAN): Disponibilidade (o arquivo sempre deve está disponível a pessoas autorizadas), Integridade (o arquivo não pode ser alterado), Confidencialidade (o arquivo deve está disponível as pessoas autorizadas), Autenticidade e Não Repúdio.

    2- Principais Malwares: Vírus (Progama ou parte do programa que insere copias de si mesmo para danificar o computador e que só ocasionará dano se for executado); Phishing (Lembra de "pescar", vou "pescar" suas informações, roubá-las através da criação de sites falsos); Ransoware (Torna inacessíveis os dados do seu computador e você terá que pagar uma quantia); Worm (Programa auto replicante que se executa a partir das falhas do sistema e pode ser propagado pela rede); Spyware (Espião. Monitoro suas atividades e mando a terceiro de 3 formas: keyloggers - tudo que você digita eu irei ver, screenlogger - tudo que você ver eu iria ver e adware - tudo que você pesquisa eu iria ver. Ex: As propagandas que aparecem no celular).

    3- Defesa dos Malwares: Firewall (Parede de fogo. Hardware ou Software. Filtra todos os pacotes que passam da internet para o computador e bloqueiam aqueles maliciosos, como a invasão de um ataque de worm, vírus e hackers. Não bloqueia se o vírus já estiver no seu computador e se você desabilitar o firewall); Antivírus (Detectar e eliminar os malwares do pc. Trabalha de 3 formas: Método de assinatura - irá procurar uma parte do vírus que não é alterada, caracterizando-o como vírus, Busca algorítmica - verificar os algoritmos que criaram aquele vírus no banco de dados, Sensoriamento Heurístico - irei verificar a execução e os registros do programa para assim definir se é um malware).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Gab C Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado. Sim, o vírus será executado automaticamente . O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script. Fonte: Fernando Nishimura.
  • CORRETA.

    Vírus de SCRIPT E MACRO

  • Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração

    do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

  • CORRETA

    Os vírus são códigos maliciosos que executam tarefas danosas para os dados e a privacidade do usuário.

    Existem muitos tipos de vírus, e cada vírus ainda possui as suas variantes.

    Os vírus de script são códigos maliciosos inseridos em páginas de Internet. Quando o usuário acessa a página com um navegador de Internet padrão, o código será carregado e executado.

    Sim, o vírus será executado automaticamente.

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

  • O vírus obrigatoriamente precisa ser executado pelo usuário... Sim!

    Quando você digita www.sitecomvirus.com você está executando um arquivo. Lembre que o arquivo é baixado na sua máquina e executado no seu navegador, incluindo scripts e demais códigos. Cada clique em um link é um comando para acessar determinado arquivo.

    Atualmente os navegadores estão mais seguros e bloqueiam parte desses códigos, além de que os buscadores também apontam sites com códigos maliciosos, mas antigamente era bem comum acessar um site e ser infectado ou receber um alerta do antivírus .

    O vírus "timebomb" também precisa ser executado, a diferença é que ALGUMAS ações causadas pelo vírus serão programadas para acontecerem no futuro.

    Eventualmente você encontra algum vírus que não precisa de uma execução padrão (dois cliques), mas precisam de uma execução física como conectar o pendrive.

  • Gab: CERTO.

    O vírus em regra precisa ser executado pelo usuário.

    Mas existem duas exceções: o vírus de SCRIPT e o TIMEBOMB, que podem ser executados automaticamente.

    E também ficar de olho quando a questão em informática aborda "conforme as configurações"...

  • CERTO

    VIRUS de SCRIPT

     

    O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.

     

    Dessa forma, no acesso a uma página web que contenha o código de um vírus de script, pode ocorrer a execução automática desse vírus, conforme as configurações do navegador.

     

    O navegador de Internet pode bloquear a execução automática de scripts das páginas. A cada novo código carregado, será questionado se deverá executar ou descartar os comandos de script.

     

    Os vírus do tipo mutante são capazes de modificar a estrutura de arquivos, para dificultar sua detecção por antivírus.

  • Certo. Direto ao ponto:

    Os vírus de script podem ser automaticamente executados, dependendo da configuração do navegador web ou do programa leitor de e-mails do usuário.

    Aquele a mais: Em regra, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro para se tornar ativo e dar continuidade à infecção, mas o vírus de script entra na exceção.

  • Victor Dalton | Direção Concursos

    15/10/2019 às 14:28

    O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática.