SóProvas


ID
2897089
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação a conceitos e características dos custos fixos e variáveis, julgue os itens seguintes.


I Determinado item de custo cujo consumo por unidade produzida seja o mesmo em cada período é um custo variável, uma vez que seu valor global depende do volume produzido.

II Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variável.

III Para que determinado item de custo seja caracterizado como fixo, é necessário considerar um período, o valor total de custos incorridos nesse período, seu comportamento em função do volume de atividades no período e sua relação com o produto produzido.

IV Determinado item de custo fixo cujo valor global se altere mês a mês por força de alteração na política de preços dos fornecedores não se torna variável em razão da sua característica de não recorrente.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I Determinado item de custo cujo consumo por unidade produzida seja o mesmo em cada período é um custo variável, uma vez que seu valor global depende do volume produzido.C

    II Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo FIXO.

    III A relação com o produto produzido está relacionado à classificação de custo direto ou indireto.

    IV Determinado item de custo fixo cujo valor global se altere mês a mês por força de alteração na política de preços dos fornecedores não se torna variável em razão da sua característica de não recorrente.C

  • Se alguém pudesse discorrer mais sobre as alternativas III e IV seria ótimo.

    Agradeço desde já!

  • Estou em dúvidas em relação a

    II -Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variavel?acho que deveria ser correta,pois ele diz se altere a cada período.

  • Estou em dúvidas em relação a

    II -Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variavel?acho que deveria ser correta,pois ele diz se altere a cada período.

  • Regina o custo variável unitario nunca se altere. O que se altera é o custo total variável. Grave isso..

  • Luan B, quanto a alternativa IV, imagine o seguinte: a empresa que fornece serviços de telefonia varia o preço de seus serviços mês a mês, de acordo com a taxa de inflação. O custo com os serviços de telefonia variam de acordo com o volume de produção?

    Não. Eles variam por causa da política de preços do fornecedor, logo ele não é um custo variável.

    Acho que o raciocínio é esse!

  • A alternativa IV explica a II!!!!

    II - O Telefone (área fabril) embora alternando de valor é um custo fixo não repetitivo.

    Gabarito: B

  • Gabarito: letra B.

    Comentário:

    Questão muito recente envolvendo conceitos e características dos custos fixos e variáveis. Vamos às assertivas:

                                  I.                  Determinado item de custo cujo consumo por unidade produzida seja o mesmo em cada período é um custo variável, uma vez que seu valor global depende do volume produzido. 

    Item CERTO. Vimos na aula de hoje que os custos variáveis unitários não se alteram com a quantidade produzida, justamente pelo fato de que o elemento de proporcionalidade para os custos variáveis totais é a própria quantidade produzida.

                                II.                  Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variável. 

    Item ERRADO. Em linha com a assertiva anterior, sabemos que o item de cujo valor unitário NÃO se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variável. O custo variável total varia proporcionalmente à quantidade produzida, ao passo que o custo variável unitário se mantém constante.

                             III.                  Para que determinado item de custo seja caracterizado como fixo, é necessário considerar um período, o valor total de custos incorridos nesse período, seu comportamento em função do volume de atividades no período e sua relação com o produto produzido. 

    Item ERRADO. Assertiva meio mal escrita, mas tudo bem. A classificação de um custo como fixo depende da consideração de um período, do valor total de custos daquele período e do seu comportamento em função do volume de atividades no período. A relação do custo com o produto produzido não deve ser levada em consideração para essa classificação, já que é atinente à classificação dos custos em diretos e indiretos.

                            IV.                  Determinado item de custo fixo cujo valor global se altere mês a mês por força de alteração na política de preços dos fornecedores não se torna variável em razão da sua característica de não recorrente. 

    Item CERTO. Como vimos na aula, a alteração dos valores dos custos por motivos que não se relacionam com o volume de produção (nível de atividade) não os torna variáveis. Lembro a você que os custos são classificados como variáveis quando eles variam proporcionalmente ao volume de produção (quantidade produzida). Sendo assim, como a alteração dos custos se deu pela mudança na política de preço dos fornecedores, esse custo não passa a ser variável por esse motivo.

  • III. Para que determinado item de custo seja caracterizado como fixo, é necessário considerar um período, o valor total de custos incorridos nesse período, seu comportamento em função do volume de atividades no período e sua relação com o produto produzido. Item ERRADO. Assertiva meio mal escrita, mas tudo bem. A classificação de um custo como fixo depende da consideração de um período, do valor total de custos daquele período e do seu comportamento em função do volume de atividades no período. A relação do custo com o produto produzido não deve ser levada em consideração para essa classificação, já que é atinente à classificação dos custos em diretos e indiretos.

    IV. Determinado item de custo fixo cujo valor global se altere mês a mês por força de alteração na política de preços dos fornecedores não se torna variável em razão da sua característica de não recorrente. Item CERTO. Como vimos na aula, a alteração dos valores dos custos por motivos que não se relacionam com o volume de produção (nível de atividade) não os torna variáveis. Lembro a você que os custos são classificados como variáveis quando eles variam proporcionalmente ao volume de produção (quantidade produzida). Sendo assim, como a alteração dos custos se deu pela mudança na política de preço dos fornecedores, esse custo não passa a ser variável por esse motivo.

    file:///C:/Users/Hugo/Downloads/obter-curso-aula-arquivo-demonstrativo%20(1).pdf

  • I. Determinado item de custo cujo consumo por unidade produzida seja o mesmo em cada período é um custo variável, uma vez que seu valor global depende do volume produzido. Item CERTO. Vimos na aula de hoje que os custos variáveis unitários não se alteram com a quantidade produzida, justamente pelo fato de que o elemento de proporcionalidade para os custos variáveis totais é a própria quantidade produzida.

    II. Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variável. Item ERRADO. Em linha com a assertiva anterior, sabemos que o item de cujo valor unitário NÃO se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variável. O custo variável total varia proporcionalmente à quantidade produzida, ao passo que o custo variável unitário se mantém constante.

    file:///C:/Users/Hugo/Downloads/obter-curso-aula-arquivo-demonstrativo%20(1).pdf

  • Gabarito:  b) I e IV.

    I Determinado item de custo cujo consumo por unidade produzida seja o mesmo em cada período é um custo variável, uma vez que seu valor global depende do volume produzido. Certo - o custo que depedende da quantidade  produzida é o variável.

    II Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variável. Errado. O custo fixo unitário é que varia em função o volume produzido. Quanto maior a quantidade produzida menor será o impacto do custo fixo. Ex: aluguel de R$ 3.000, se em jan/20 a produção for de 1.500, então custo unitário = 2,00. Se em fev/20 a produção for de 5.000, então custo unitário = 0,60

    III Para que determinado item de custo seja caracterizado como fixo, é necessário considerar um período, o valor total de custos incorridos nesse período, seu comportamento em função do volume de atividades no período e sua relação com o produto produzido. Errado. Nos custos fixos os valores são os mesmos. Ex: seguro da fábrica, aluguel, IPTU.  Ademais a relação com o produto produzido refere-se a classificação dos custos em diretos e indiretos. 

    IV Determinado item de custo fixo cujo valor global se altere mês a mês por força de alteração na política de preços dos fornecedores não se torna variável em razão da sua característica de não recorrente. Certo. Ex: Conta de telefone, que varia, mas não em função da produção. 

  • Questão sobre terminologia básica em custos – a clássica divisão entre custos fixos e variáveis.

    Os custos podem ser classificados em dois tipos básicos (fixos e variáveis), em função de mudanças no nível de produção ou atividade da empresa. Conforme o mestre Martins, dentre as classificações usuais que utilizamos para classificar os custos, essa é uma das mais importantes, pois levamos em consideração a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade numa unidade de tempo.

    Por exemplo, o valor total de consumo dos materiais diretos por mês depende diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada, maior seu consumo. Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (mês, nesse caso), o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção (nível de atividade da empresa). Por isso, materiais diretos são chamados custos variáveis.

    De outro lado, o aluguel da fábrica em certo mês é de determinado valor, independentemente de aumentos ou diminuições naquele mês do volume produzido de produtos. Por isso, classificamos comumente o aluguel da fábrica como um custo fixo.

    Com essa pequena revisão, já podemos analisar cada uma das afirmativas:

    I. Certo, quando o valor global (total) de um item de custo depende do volume de produzido, ele é um custo variável. Por exemplo:
    Produção de 100 unidades > Custo variável total de R$ 100,00      
    Produção de 200 unidades > Custo variável total de R$ 200,00

    De outro lado, o valor global dos custos fixos não se altera em função do volume de produção. Por exemplo:
    Produção de 100 unidades > Custo fixo total de R$ 100,00     
    Produção de 200 unidades > Custo fixo total de R$ 100,00

    II. Errado, se o valor unitário de um item de custo se altera em função do volume produzido, este é um custo fixo, não variável. Retomando nosso exemplo, repare na variação do custo unitário nos dois exemplos:
    Produção de 100 unidades > Custo variável total de R$ 100,00 > Custo unitário R$ 1,00
    Produção de 200 unidades > Custo variável total de R$ 200,00 > Custo unitário R$ 1,00

    De outro lado, se estivéssemos tratando de custo fixo, seria:
    Produção de 100 unidades > Custo fixo total de R$ 100,00 > Custo unitário R$ 1,00   
    Produção de 200 unidades > Custo fixo total de R$ 100,00 > Custo unitário R$ 0,50

    Repare que o custo fixo unitário variou em função do volume produzido, o custo variável unitário permanece constante.

    III. Errado, como vimos na explicação introdutória, para classificarmos os custos em fixos e variáveis, é necessário considerar somente o período (unidade de tempo), o valor total de custos incorridos nesse período e seu comportamento em função do volume de atividades (ou nível de atividade).

    A relação com o produto produzido não tem a ver com a divisão entre custo fixo e variável e sim com a classificação dos custos em diretos e indiretos.

    Dica de aprofundamento! Os custos diretos são aqueles que podem ser diretamente associados ao objeto de custeio sem o uso de modelos matemáticos de rateio (critérios de rateio). De forma simples, isso ocorre porque é possível verificar diretamente quanto de embalagem gastei na fabricação do meu produto A. Mas é difícil de verificar quanto gastei com limpeza e segurança da fábrica, produzindo cada produto (A, B ou C).
    Nesse segundo caso, precisamos apropriar esses custos indiretos utilizando algum critério, por rateio ou estimativas, utilizando modelos que nos ajudam a reduzir a arbitrariedade na apropriação.
    Veja que apenas nessa classificação analisamos a relação com o produto produzido!

    IV. Certo, como vimos, a essência do critério da classificação em custos fixos e variáveis é a variação do custo em função do volume de produção (ou nível de atividade) da empresa. Qualquer variação nos custos que não seja em função desse critério, não impacta na classificação. Logo, custos fixos podem variar por vários motivos em determinado período (ex: alteração política de preços, aumento de impostos, etc), mas não podem variar em função do volume, pois ai seriam custos variáveis.

    Dica! Custo recorrente é diferente de custo fixo! Custo recorrente é um custo repetitivo (seu valor se repete), custo fixo é aquele que não varia em função da produção. Apesar do valor global do custo se alterar mês a mês por força de alteração na política de preços dos fornecedores (por isso natureza de não recorrente) isso não torna o custo variável, pois a variação não tem a ver com o volume de produção.

    Estão certos apenas os itens I e IV

    Gabarito do Professor: Letra B.

    ¹Martins, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos / Martins, Eliseu. - 9. ed. - São Paulo : Atlas, 2003.

  • I (V) Determinado item de custo cujo consumo por unidade produzida seja o mesmo em cada período é um custo variável, uma vez que seu valor global depende do volume produzido.

    II Determinado item de custo cujo valor unitário se altere a cada período em função do volume produzido é um custo variável.

    R: Custo unitário, considerando um período, varia? é custo fixo, uma vez que seu valor global independe do volume.

    III Para que determinado item de custo seja caracterizado como fixo, é necessário considerar um período - CERTO-, o valor total de custos incorridos nesse período, seu comportamento em função do volume-CERTO- de atividades no período e sua relação com o produto produzido.

    R: A relação do item de custo com o produto produzido é necessária ao considerar se o mesmo é direto ou indireto; a assertiva erra ao dizer que deve ser considerado esse fato na determinação se o item é fixo ou variável.

    IV Determinado item de custo fixo cujo valor global se altere mês a mês por força de alteração na política de preços dos fornecedores não se torna variável em razão da sua característica de não recorrente. -

    obs. é o caso de telefonia móvel; muitas vezes em função da pressão econômica e da força política imposta nessas Cias, o preço de fornecimento é alterado, mas isso faz com que o custo - considerado pela indústria - passe a ser variável, já que tal variação é não recorrente.

  • Custo direto ou indireto = ligado ao PRODUTO

    Custo fixo ou variável = ligado ao VOLUME DE PRODUÇÃO

    Custo Fixo = (Total = não varia ///// Unitário = varia (diminui) com o aumento da produção)

    Custo Variável = (Total = Varia com o volume produção ////// Não varia unitariamente)

    Bons estudos.