SóProvas


ID
2897287
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório
Assuntos

Alterações na composição do líquido cefalorraquidiano podem indicar a presença de infecções, hidrocefalia, tumores e processos isquêmicos. Uma vez que essas patologias podem acarretar danos irreversíveis ao sistema nervoso central até o óbito, é importante a compreensão dos testes laboratoriais realizados com o líquido cefalorraquidiano, pois esses contribuem para o diagnóstico dessas patologias e direcionamento da conduta terapêutica (Leite et al., 2016). Sobre os procedimentos de coleta e análise laboratorial do líquido cefalorraquidiano (LCR), analise as alternativas e assinale a CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O LCR não é coletado em tubo com anticoagulante.

    O paciente ou representante legal deve sim assinar o TCLE.

    A coleta é feita em 3 vias clássicas: lombar, suboccipital e ventricular. Além disso, as vértebras L3 e L5 não são ficam na região occipital, ficam na lombar.

    Amostras hemorrágicas devem ser centrifugadas para diferenciá-las de amostras com hemorragia cerebral, que ficam xantocrômicas após a centrifugação, devido lise de hemácias e quebra de hemoglobina para meta-hemoglobina, oxi-hemoglobina e bilirrubina.

    Gabarito D (TODA AMOSTRA BIOLÓGICA DEVE SER MANUSEADA COM O USO CORRETO DE EPI'S)