-
Não se sabe se é mãe ou o menino que chora copiosamente com um grave ferimento no antebraço direito. Por isso, a ambiguidade.
-
Nos textos jornalísticos, não é aconselhável o uso de pronomes possessivos ( seu, sua, seus, suas). Eles podem tornar o enunciado ambíguo. A ambiguidade fica ainda mais evidente quando esses pronomes são utilizados em matérias de rádio ou TV, pois pode haver a dúvida se esses pronomes se referem ao sujeito da matéria ou ao ouvinte e telespectador, respectivamente.
-
Eufemismo é uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Expressões populares têm um caráter cômico, o que pode atender em parte a do eufemismo. Situações de grande impacto, como a morte, beira o grotesco e a função dessa figura de linguagem se perde. Wikipédia
METONÍMIA
Figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado.
dicionário
-
"Mãe encontrou o menino no SEU quarto (...)". Quarto da mãe? Quarto do menino?