-
Vamos classificar cada um dos itens, conforme prevê a lei 6404/76:
I. A Cia. A adquiriu 60% das ações ordinárias da Cia. B, passando a ter o controle desta.
Segundo o art.179, III, da lei 6404/76, serão classificados no Ativo Não Circulante Investimentos as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da companhia ou da empresa.
II. A Cia. B adquiriu ações da Cia. C e as classificou como para negociação. Ficam classificados no ativo circulante os investimentos em outras sociedades com fins meramente especulativos, cuja intenção de alienação se dê em breve período de tempo.
III. A Cia. C adquiriu da Cia. D um conjunto de computadores especiais para revendê-los. Como regra, estoques, isto é, ativos adquiridos como o objetivo de revenda são classificados no Ativo Circulante.
IV. A Cia. D adquiriu títulos para manter até o vencimento, sendo este em dois anos. De acordo com Art. 179. II LSA, serão classificados no Ativo Não Circulante realizável a longo prazo os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, como apresentado na questão.
-
Achei que pelos computadores serem especiais, demorariam mais as vendas. =/
-
Vou compartilhar a minha linha de raciocínio:
I. A Cia. A adquiriu 60% das ações ordinárias da Cia. B, passando a ter o controle desta. ( a Cia. A adquiriu as ações e oficializou o seu interesse passando a ter controle da Cia. B, logo essas ações serão classificadas no ativo não circulante devido a permanência delas no patrimônio)
II. A Cia. B adquiriu ações da Cia. C e as classificou como para negociação. ( se a Cia. B adquiriu ações e classificou como para negociação, talvez elas permaneçam ou não no patrimônio da empresa, com isso as ações ficaram no ativo circulante)
III. A Cia. C adquiriu da Cia. D um conjunto de computadores especiais para revendê-los. ( se os computadores são para revender, então eles serão classificados na conta de estoque, logo é está no ativo circulante)
IV. A Cia. D adquiriu títulos para manter até o vencimento, sendo este em dois anos. ( no ativo não circulante tem o realizável a longo prazo, onde se classifica as contas que terão término após o exercício seguinte, e na questão fala de que o vencimento será em dois anos)
Gabarito: Letra C
-
Vamos classificar as aquisições apresentadas.
I. Trata-se de Ativo Não Circulante – Investimento.
II. Trata-se de Ativo Circulante.
III. Trata-se de Estoques, classificados no Ativo Circulante.
IV. Trata-se Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo.