-
ETAPAS
1- Catalogar
2- dar aquela simplificada
3- identificamos
4- colocamos normas
5- padronizamos
6- por último= colocamos código, codificamos. Grupo, classe e identificação.
-
Gab. B
É o famoso mnemônico CS É No PC:
1. Catalogação: ordenamento e arrolamento de todos os itens da coleção;
2. Simplificação: reduzir os itens que servem para uma mesma finalidade, do mesmo tipo;
3. Especificação: descrição detalhada de cada item, permitindo a individualização;
4. Normalização: estabelecimento de normas para o uso (de acordo com a ABNT);
5. Padronização: uniformização do emprego e do tipo de materiais, estabelece padrões de peso, medida e formato;
6. Codificação: atribuição de números ou letras a cada material, representando as características do item. Pode ser alfabético, numérico e alfanumérico.
-
Gab. B
Criei meu próprio mnemônico e tem me ajudado bastante.
CASI ESNO PACO
CAtalogação
SImplificação
ESpecificação
NOrmalização
PAdronização
COdificação.
-
Gabarito: B
CSI NO PACO
C-atalogação
S-implificação
I-dentificação
No-rmalização
Pa-dronização
Co-dificação
Gostou? Curte aí!!
-
A questão versa sobre o assunto classificação de materiais, etapas para uma boa classificação de materiais. Aqui, vou colocar na ordem correta e a alternativa que lhe pertence entre parênteses.
O sistema de classificação de materiais possui algumas etapas ou princípios que devem ser respeitados. Esses princípios regem a classificação de materiais. Para melhor compreendê-los criei este mnemônico (ou vi de alguém em algum lugar e inconscientemente acho que criei): CASI NO PACODI.
Organizando, fica assim:
>> Catalogação: refere-se ao arrolamento de todos os itens existentes em estoque, de modo a se ter uma visão geral do conjunto. (E)
>> Simplificação: objetiva a redução da diversidades de itens que se destinam ao mesmo fim. Vale destacar que, isso não significa que alguns materiais serão eliminados, apenas não comporão o catálogo da organização.
>> Identificação (especificação): é faz a descrição detalhada do material, de modo a permitir sua individualização. Aqui todas as características do material são listadas. (D)
>> Normatização: na etapa de normatização ocorre a estabelecimento de normas técnicas para os itens ou para o seu manuseio adequado, isto é, com segurança. (C)
>> Padronização: uniformização do emprego emprego e do tipo de material. A padronização facilita a atividade de controle dos itens. (A)
>> Codificação: refere-se à atribuição de um código, na forma de números e/ou letras em cada item que compõe o estoque. O código atribuído conterá todas as características do item. Lembrando que, cada item possuirá um código é exclusivo. (B)
GABARITO: B
-
Letra B
Na rotina operacional de uma organização, nem sempre todas as etapas da classificação de materiais serão necessárias. Ao adquirir um produto já padronizado, por exemplo, basta sua especificação e posterior codificação
É um Catálogo devidamente Simplificado, Especificado e Codificado, apresentando, se for o caso, itens de material Normalizados e Padronizados.