SóProvas


ID
2900062
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Rolim de Moura - RO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher atua no controle do câncer de colo do útero, doença que precisa de prevenção, pois é a segunda causa maior de óbitos no Brasil. Na Visita Domiciliar qual a faixa etária prioritária das mulheres que o ACS deve orientar para realizar o exame citopatológico do colo do útero (PCCU) na Unidade Básica de Saúde:

Alternativas
Comentários
  • O rastreamento para o câncer do colo do útero tem a faixa etária de 25 a 64 anos (desde que a mulher tenha iniciado sua vida sexual)

    Serão realizados exames anuais, se 2 resultados negativos consecutivos, o exame passa a ser tri anual, ou seja, será realizado após 3 anos do 2º resultado negativo.

  • O MÉTODO DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DO COLO DE ÚTERO E DE SUAS LESÕES PRECURSORAS É O EXAME CITOPATOLÓGICO. O INTERVALO ENTRE OS EXAMES DEVE SER DE 3 ANOS, APÓS 2 EXAMES NEGATIVOS, COM INTERVALO ANUAL.

    O INICIO DA COLETA DEVE SER AOS 25 ANOS PARA AS MULHERES QUE JÁ TIVERAM RELAÇÃO SEXUAL. OS EXAMES DEVEM SEGUIR ATÉ 64 ANOS E SEREM INTERROMPIDOS QUANDO APÓS ESSA IDADE AS MULHERES TIVEREM PELO MENOS 2 EXAMES NEGATIVOS CONSECUTIVOS NOS ÚLTIMOS 5 ANOS.

  • O método de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citopatológico. Os dois primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e, se ambos os resultados forem negativos, os próximos devem ser realizados a cada 3 anos. O início da coleta deve ser aos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual. O rastreamento antes dos 25 anos deve ser evitado. Os exames periódicos devem seguir até os 64 anos de idade e, naquelas mulheres sem história prévia de doença neoplásica pré-invasiva, interrompidos quando essas mulheres tiverem pelo menos dois exames negativos consecutivos nos últimos cinco anos. Para mulheres com mais 64 anos de idade e que nunca se submeteram ao exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos. Se ambos os exames forem negativos, essas mulheres podem ser dispensadas de exames adicionais.

    A coleta do exame citopatológico deve ser realizada por enfermeiro ou médico capacitados.

    Atualmente o SISCOLO está integrado ao SISCAN, onde os dados dos rastreamentos para câncer de colo de útero e mama são lançados.

    FONTE: Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero, INCA (2016).