Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os tipos de equipes. Neste caso, marquemos a opção que remete aos tipos de equipe, considerando -se o enfoque "tempo de duração".
De acordo com Salomão e Ashley (2008), as equipes pode ser permanentes (sendo seu tempo de duração indeterminado) ou temporárias, são aquelas criadas para fins específicos.
As equipes temporárias, inclusive, são:
- Equipes funcionais cruzadas são compostas de pessoas vindas de diversas áreas da empresa (marketing, produção, finanças, engenharia) e são formadas para alcançar um objetivo específico por meio de um mix de competências. Quase sempre são designadas.
- Equipes multifuncionais: são formadas por funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa, que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes multifuncionais representam uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa (ou até de diferentes empresas) possam trocar informações, desenvolver novas ideias e solucionar problemas, bem como coordenar projetos complexos.
- Equipes autogerenciadas são compostas de pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho. Os membros usam o consenso na tomada de decisão para desempenhar o trabalho, resolver problemas ou lidar com clientes.
Podemos dizer que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fontes:
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
RIBAS, A.; SALIM, C, R. Gestão de Pessoas para concursos. Brasília: Alumuus, 2013.
SALOMÃO, Aretha H.M. & ASHLEY, Patrícia A. Equipes de Excelência para o Sucesso Empresarial: Um ENAP Modelo Analítico para Diagnóstico e Aplicação Gerencial. IV Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Niterói. 31 de julho a 02 de agosto de 2008.