SóProvas


ID
2900497
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Boa parte das empresas brasileiras ainda aplica o sistema de remuneração funcional, ou seja, um modelo baseado nas descrições de atividades e responsabilidades dos cargos existentes em uma organização. O plano de Remuneração por Habilidades pode ser dividido em duas formas. Que formas são estas?

Alternativas
Comentários
  • Modelos de Remuneração

    ü   Funcional – Esse sistema está ligado ao cargo ocupado e, para ser implementado, mede-se o valor relativo do cargo na empresa e no mercado de trabalho. Mais usado.

    ü   Por habilidades

    ·        Plano baseado no conhecimento - vincula a remuneração ao conhecimento relacionado a um cargo ou função (cientistas e professores).

    ·        Plano baseado em multi-habilidades: vincula a remuneração ao número de diferentes cargos ou funções que um funcionário tem capacidade de desempenhar, como funções operacionais de produção. O aumento salarial decorre da aquisição de novos conhecimentos, mas estes são voltados para um conjunto de tarefas inter-relacionadas.

    ü   Por competências - Baseada no CHA apresentadas pelo funcionário

    ü   Variável - É uma parcela da remuneração total, podendo ser creditada por mês, por trimestre, por semestre ou por ano, e depende dos resultados alcançados pela empresa, pelo setor ou pelo próprio funcionário. A maioria das empresas chama este tipo de remuneração de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

  • Remuneração por habilidades

    Desenvolvida devido ao aumento da complexidade das organizações, da diminuição dos níveis hierárquicos e da necessidade de redução de custos. Neste sistema, a remuneração não se vincula ao cargo, mas sim, diretamente às pessoas, remuneração conforme habilidades.

    Os planos baseados em habilidades podem ser agrupados em dois tipos:

    Plano baseado no conhecimento: vincula a renumeração ao conhecimento relacionado a um cargo ou função (cientistas e professores);

    Plano baseado em multi-habilidades: vincula a renumeração ao número de diferentes cargos ou funções que um funcionário tem capacidade de desempenhar, como funções operacionais de produção. O aumento salarial decorre da aquisição de novos conhecimentos, mas estes são voltados para um conjunto de tarefas inter-relacionadas.

    Andréia Ribas.

  • " A Remuneração por Habilidades pode trazer diversas vantagens à organização, pois os funcionários tornam-se MULTIHABILITADOS, ou seja, na ausência de um outro funcionário ele poderá exercer as duas funções com qualidade, isso faz com que nas ocorrências de problemas, os colaboradores sejam capazes de solucioná-los, gerando comprometimento com o seu trabalho e com a organização, além de contribuir com um ambiente participativo"