SóProvas


ID
2900509
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conflito é algo inerente à vida em sociedade e acontece sempre que existem interesses, ideias, sentimentos ou atitudes que sejam antagônicos, isso é, estudado pela gestão de conflitos. A causa de conflitos substantivos, pode ser:

Alternativas
Comentários
  • D)

     

    9.4. Comunicação Organizacional
    As comunicações formais dentro das organizações normalmente seguem três direções: descendente, ascendente e lateral (ou horizontal).11
    As comunicações são descendentes quando são enviadas das chefias para seus subordinados, ou seja, quando “descem” dos níveis hierárquicos mais altos para os mais baixos da empresa. Podem incluir desde instruções, objetivos a serem buscados, normas a serem seguidas, resultados alcançados e notícias.
    Da mesma forma, as comunicações são ascendentes quando são enviadas pelos subordinados para seus chefes. Para que os executivos de uma organização fiquem a par dos acontecimentos, uma comunicação ascendente livre é muito importante.
    Dessa forma, os empregados podem informar algum problema que tenha ocorrido, informar algum conflito ou insatisfação, fazer sugestões e trazer todo tipo de informação da “linha de frente” para seu chefe.
    Grande parte das organizações estimula esse tipo de comunicação. Isso acontece, pois instrumentos que facilitem o envio de informações para as chefias podem evitar uma série de problemas em uma empresa. Infelizmente, muitos chefes resistem a ouvir seus funcionários, e os funcionários podem não confiar o bastante nas chefias para passar essas informações.12

  • Conflito substantivo: Um conflito é substantivo quando existe algum desentendimento sobre algo concreto, como: recursos escassos, objetivos antagônicos, dentre outros fatores.

    Conflito emocional: O segundo tipo de conflito seria o emocional. Estes seriam derivados de sentimentos negativos em relação ao outro. Como exemplos, teríamos: antipatia, medo, raiva etc.

    Fonte: https://rodrigorenno.com/artigos/a-diferenca-entre-conflitos-substantivo-e-emocional/

  • Conflitos Substantivos: São derivados de desentendimentos sobre metas, objetivos, recursos, politicas etc

    Letra D

  • O conflito substantivo é um desacordo fundamental com relação aos fins ou objetivos e aos meios para atingi‐los. Discordar do patrão com relação a um plano de ação a ser seguido (por exemplo, sobre a estratégia de marketing de um produto novo) é um exemplo de conflito substantivo. Quando as pessoas trabalham juntas diariamente é mais do que natural que diferentes pontos de vista surjam sobre diversas questões substantivas no local de trabalho. É comum as pessoas, às vezes, discordarem em questões como metas do grupo ou da organização, sobre a distribuição de recompensas, políticas e procedimentos e atribuição de tarefas. Lidar bem com estes conflitos é um desafio diário para a maioria dos gerentes.  

  • Uma questão assim duvido que caia....quem dera

  • Gabarito: D

    Respondi pelo campo semântico das palavras

  • Sentimentos são abstratos e a única alternativa que não é abstrata, é a D
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as causas dos conflitos. Neste caso, marquemos a alternativa que mostra corretamente a cauda de conflitos substantivos.

    Conforme a lição do professor Maximiano (2016), as causas dos conflitos podem ser classificadas em duas grandes categorias:

    • conflitos emocionais
    • conflitos substantivos

    Os conflitos emocionais são aqueles que têm fundo em sentimentos de ódio, medo, vingança, raiva etc. Esses sentimentos se originam a partir de diferenças de crenças, valores, opiniões, desapontamentos e ressentimentos causados por conflitos anteriores.

    Os conflitos substantivos têm origem na disputa e em desentendimentos a respeito de recursos, objetivos e metas, divisão de responsabilidades e autoridade, benefícios, salários e outros problemas de propriedade objetivas da organização. Como exemplos: greves por reposição salarial, desacordos a respeito da eliminação de unidades em uma organização, desentendimentos sobre a implantação de programas de aumento e eficiência, disputas na justiça por problemas de agressão no ambiente de trabalho.

    Podemos concluir que a alternativa "D" é a correta. As demais alternativas apresentam elementos dos conflitos emocionais.

    GABARITO: D

    Fonte:

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.