SóProvas


ID
2900521
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CRF-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As pessoas podem lidar com os conflitos de diversas maneiras; normalmente, os estilos de gestão de conflitos combinam uma parcela de assertividade e cooperação. Sobre os estilos de gestão de conflitos, pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO

    B) Estilo de Acomodação: Alto grau de cooperação; Manter a harmonia; Resolver pontos menores e deixar os maiores para depois; Sabem o que é errado; Crédito social.

    C) Estilo de Evitação: Evitar ou fugir do conflito; Problema trivial; Requer tempo; É oneroso; Não há chance de ganho.

    D) Estilo de Colaboração: Alto grau de cooperação e assertividade; Ganha-ganha; Ambos os lados são importantes; Negociação e intercâmbio.

    E) Estilo de Competição: Alto grau de assertividade; Ação decisória deve ser rapidamente imposta; Ganha-perda.

  • B) Acomodação.

    C) Evitação.

    D) Colaboração.

    E) Competição.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Evitação - Fuga: Os envolvidos negligenciam as preocupações, fugindo das decisões, optando por não lidar.

    Competição: Tentam resolver seus problemas ou alcançar suas metas à custa dos outros, por argumento, autoridade ou ameaça.

    Acomodação: Tentam atender os interesses dos outros em detrimento aos seus.

    Compromisso: Há um esforço de ambos para a satisfação parcial, existe um meio termo.

    Colaboração: (Mais assertivo) Trabalham em prol de satisfazer as necessidades de ambos.

    Fonte: Minhas anotações =)

  • Resposta Correta: LETRA A (COMPROMISSO)

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os estilos de gestão de conflitos. Neste caso, a alternativa a ser marcada deve ser aquela que está correta no que afirma sobre o assunto que aborda.

    Antes de ver qual das alternativas é a correta. vejamos quais são os estilos de gestão de conflitos. São eles:

    • Solução de compromisso: reflete uma combinação de ambas as características de assertividade e cooperação. É utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução. Ocorre quando os componentes têm igual poder e ambos os lados querem reduzir as diferenças, ou quando as pessoas precisam chegar a uma solução temporária sem pressão de tempo. O negócio é ter jogo de cintura (CHIAVENATO, 2014 p.394).

    • Acomodação: é a estratégia de ceder ao oponente, deixando-o vencer. Essa estratégia funciona muito bem quando um dos lados deseja manter a harmonia ou não dá grande importância ao problema que deu origem ao conflito. É mais valioso se importar em trabalhar rumo ao alcance de um objetivo do que perder tempo com uma disputa.

    • Evitamento/Evitação: podemos chamar também de modelo "ninguém ganha nem perde". Aqui, a estratégia é abandonar ou ignorar a existência do conflito, considerando que o problema pode desaparecer ou se sozinho, sem disputa.

    • Colaboração: podendo ser também chamado de "eu ganho, você ganha", é o estilo em que a busca pelo consenso, que envolva outras pessoas além dos oponentes, é o principal objetivo. É uma solução colaborativa em que o objetivo é que todos saiam ganhando.

    • Competição: é, como diz Maximiano (2016, p. 344) "um jogo de soma zero". Ao passo que um lado ganha, o outro perde, em decorrência de objetivos distintos. Conforme Chiavenato (2014, p. 395), " tende a criar um conflito do tipo ganhar/perder. Uma das partes ganha enquanto a outra perde. Em casos extremos, uma parte alcança o que deseja com a completa exclusão da outra. Os métodos de ganhar/ perder podem não atingir as causas profundas do conflito e conflitos futuros podem vir a ocorrer".

    Tendo visto os estilos, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta. As demais alternativas apresentam um estilo com o conceito de outro.

    GABARITO: A

    Fonte:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

    MAXIMIANO, A. C. A. Administração para concursos. São Paulo: Método, 2016.

  • Segundo Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 442), 

    • Competição: estratégia focada na satisfação dos próprios interesses, independentemente do impacto que isso terá sobre as outras partes em conflito. Uma pessoa está competindo quando faz uma aposta com outra pessoa. Para um ganhar, o outro terá de perder. 

    • Colaboração: estratégia de resolução de conflitos na qual as partes conflitantes desejam satisfazer os interesses de ambas, de forma a alcançar um resultado mutuamente satisfatório. Nesse caso, colaborar significa que a intenção das partes é solucionar o problema esclarecendo as diferenças em vez de tentar acomodar os diversos pontos de vista. Se tentar encontrar uma solução ganha-ganha, que permite que ambas as partes satisfaçam seus interesses, você está colaborando. 

    • Evitamento: quando uma pessoa reconhece que o conflito existe, mas, em vez de procurar resolvê-lo, busca suprimi-lo ou ignorá-lo, ela está evitando o conflito. Alguns exemplos dessa estratégia incluem a tentativa de simplesmente ignorar um conflito e a de evitar pessoas de quem se discorda. 

    • Acomodação: estratégia em que uma das partes sacrifica seus interesses substantivos em detrimento dos interesses contrários para fortalecer o relacionamento entre as partes. Apoiar a opinião de alguém sem concordar totalmente com ela é um exemplo de acomodação. 

    • Compromisso: na estratégia de compromisso não há exatamente vencedores e vencidos. O que há é uma disposição para aceitar uma solução que satisfaça apenas parcialmente os interesses de ambas as partes, ou seja, uma solução de compromisso. A característica mais importante dessa estratégia é, portanto, a disposição de cada uma das partes em ceder algo para solucionar um conflito. 

     

    ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.