Gab. E
Atributos da classificação de materiais
Um sistema de classificação deve possuir determinadas qualidades (ou atributos) que o torne satisfatório. Para Viana (2011), são três os atributos de um bom sistema de classificação: (PAF ou FAP).
• Praticidade – a classificação deve ser simples e direta, sem demandar do gestor procedimentos complexos. Ainda, deve prover informações objetivas.
• Abrangência – a classificação deve abordar uma série de características dos materiais, caracterizando-os de forma abrangente. Aspectos físicos, financeiros, contábeis... são todos fundamentais em um sistema de classificação abrangente.
• Flexibilidade – segundo Viana (2011), um sistema de classificação flexível é aquele que permite interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques. Enquanto a abrangência tem a ver com as características do material, a flexibilidade refere-se à “comunicação” entre os tipos de classificação, bem como à possibilidade de adaptar e melhorar o sistema de classificação sempre que desejável.
Enap Didático.
GABARITO: LETRA E
Flexibilidade: O nome já ajuda. O foco é pensar em conseguir que diversos tipos de classificação “convivam harmoniosamente”. A relação entre os tipos de classificação permite que seja buscada uma melhoria contínua no sistema de classificação.
Abrangência: a classificação deve incluir várias características dos materiais, como: custos, dados contábeis e financeiros, forma, peso, dimensão, etc. A classificação vai ocorrer de acordo com um conjunto de características.
Praticidade: mais uma vez o nome ajuda! A classificação deve ser objetiva e ajudar o gestor, ou seja, não deve tomar seu tempo em demasia, deve ser prática, simples e direta.
FONTE: ESTRATÉGIA CONCURSOS
A questão em análise exige que tenhamos sobre quais são os atributos que regem a classificação de materiais. Para responder corretamente, vamos ver quais são os referidos atributos e em seguida e em seguida analisaremos as alternativas apresentadas. Vamos lá.
Os atributos para uma boa classificação de materiais são três:
◼ Praticidade: busca tornar a classificação dos materiais simples e direta, não demandando do gestor a adoção de procedimentos complexos.
◼ Abrangência: esse atributo busca abordar as características dos materiais (físicas, financeiras, contábeis), caracterizando-os de forma abrangente.
◼ Flexibilidade: para Viana (2011), um sistema flexível é aquele que possibilita a interfaces entre os diversos tipos de classificação, de modo a obter uma visão ampla da gestão de estoques.
E para não esquecer, podemos organizar os atributos no seguinte mnemônico: PAF
A - INCORRETA. Praticidade e Abrangência são atributos,mas não Durabilidade (critério para definir um material como de consumo ou não de consumo..
B - INCORRETA. Abrangência e Praticidade são atributos, mas não Periodicidade.
C - INCORRETA. Flexibilidade, Praticidade são atributos, mas não Durabilidade.
D - INCORRETA. Periodicidade não é um dos atributos, mas Flexibilidade e Abrangência são atributos.
E - CORRETA. Praticidade, Abrangência e Flexibilidade são os três atributos que regem a classificação de materiais.
Após analisar as alternativas, notamos que Praticidade, Abrangência e Flexibilidade estão corretamente identificados na alternativa "E".
GABARITO: E.
FENILI, R. Administração e Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014