SóProvas


ID
290176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das teorias do jornalismo, julgue os itens subsequentes.

Para a perspectiva construcionista, a linguagem é clara e, portanto, capaz de dar, a partir de sua neutralidade, relatos objetivos sobre os acontecimentos.

Alternativas
Comentários
  • TEORIA CONSTRUCIONISTA
    A premissa é de que a imprensa não reflete a
    realidade como um espelho, mas sim ajuda a construí-la. O processo de construção da notícia é complexo e leva em consideração diversos critérios, como noticiabilidade, valores-notícia, constrangimentos organizacionais, audiência, rotinas de produção, entre outros.
    Para a teoria construcionista, a atividade jornalística é interativa, dependendo tanto das rotinas produtivas e das escolhas dos jornalistas como também de demandas sociais, econômicas, culturais e históricas, entre outras. Os teóricos Schudson e Shoemaker & Reese propuseram seis tipos de ações que interagem no processo de construção das notícias: pessoal, social, ideológica, cultural, meio físico e histórica.
    Ao rejeitar completamente a teoria do espelho, os construcionistas não afirmaram que as notícias fossem ficcionais. Para eles, o jornalismo encontra seu referencial na realidade, apresentando-a em uma grade fragmentada e particular, ou seja, os acontecimentos a serem transformados em notícia oferecem um ponto de partida para que sejam construídos enquadramentos (frames) midiáticos. Esse processo sugere, portanto, diferentes visões do que “realmente aconteceu”.

  • A perspectiva construcionista considera o poder do jornalismo na construção da realidade.