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A questão social é o objeto de trabalho dos assistentes sociais e o objeto de estudo mas não uma categoria.
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A “questão social” é um dos principais temas da reflexão teórico-metodológica dos assistentes sociais.
”. José Paulo Netto (2001: 162) vai mais longe e sentencia que a “questão social” é a razão de ser da categoria.
Por fim, após encerradas as suas primeiras investigações acerca de O Capital, Marx abandonou definitivamente o termo “questão social”. No seu texto Crítica ao Programa de Gotha, Marx ([1875] 1979: 219) desdenhou da expressão , deixando claro que ela se refere a muitas coisas sem dizer nada:
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‘questão social’ enquanto fenômeno singular e, ao mesmo tempo, universal, cujo fundamento comum é dado pela centralidade do trabalho na constituição da vida social (SANTOS, 2012, p.133).
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Gabarito: Errado
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A questão aborda "como uma categoria", mais qual categoria? Assim, fica incompleta a questão, pois questão social é um conjunto das expressões que definem as desigualdades sociais em nossa sociedade capitalista, contraditória e competitiva, abandonada pelo Estado e boa para os sistema competitivo do mercado do lucro.
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Quando vc a considera categoria, é o mesmo que falar que existe nova questão social. Uma vez que nessa visão as categorias mudam de acordo com as condições históricas. Mas sabemos que ela não é.......
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Segundo Josiane Santos: A questão social em si, não existe na realidade e, assim sendo, deve ser entendida como um conceito - cuja natureza é reflexiva, intelectiva (Pontes, 1995) - e não como uma categoria. As categorias para serem consideradas como tais, devem, antes, ter existência concreta, real, a fim de que seja possível a sua abstração no âmbito do pensamento. Neste caso, trata-se de afirmar a existência real não da questão social e sim de suas expressões, determinadas pela desigualdade fundamental do modo de produção capitalista.
Questão social: particularidades no Brasil, p.18
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A questão social em si, não existe na realidade e, assim sendo, deve ser entendida como um conceito - cuja natureza é reflexiva, intelectiva (Pontes, 1995) - e não como uma categoria. As categorias para serem consideradas como tais, devem, antes, ter existência concreta, real, a fim de que seja possível a sua abstração no âmbito do pensamento. Neste caso, trata-se de afirmar a existência real não da questão social e sim de suas expressões, determinadas pela desigualdade fundamental do modo de produção capitalista.
(SANTOS, 2012, p.18)
O que a autora está dizendo aqui é que quando consideramos algo concreto estamos dizendo que é algo exato, objetivo, concreto e que quando é assim não se da para haver uma abstração. Exemplificando melhor, questão social não é algo definido no preto e branco e sim um conceito que engloba varias expressões.