SóProvas


ID
2902288
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O debate sobre a questão social recorrentemente está presente no serviço social. Entre a vasta literatura do serviço social sobre o assunto, destaca‐se a produção de Santos (2012), intitulada Questão Social: particularidades no Brasil. Tomando como perspectiva de análise a teoria crítica e as discussões realizadas por Santos (2012), julgue o item.


A questão social pode ser definida como problemas sociais que se expressam na sociedade contemporânea.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    A "questão social" vai muito além do que meros "problemas sociais", ela é um conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva.

    Força, guerreiros(as)!!

  • A questão social se expressa pelo conjunto de desigualdades sociais engendradas pelas relações sociais constitutivas do capitalismo contemporâneo.

  • Só complementado: A partir do diálogo inaugurado por Iamamoto (1995) com a obra marxiana em “Relações Sociais e Serviço Social no Brasil”, a discussão sobre os fundamentos dessa profissão passa a ter em conta a mediação da “questão social” como razão de ser das políticas sociais públicas e privadas no contexto do capitalismo monopolista.

    Fonte: Josiane Soares Santos- Particularidades da “Questão Social” no Brasil: elementos para o debate

    GABARITO: ERRADO

  • Gabarito: errado

    Santos, pp. 18 afirmou: O conceito designa uma série de manifestações encaradas tradicionalmente de forma isolada, configurando os chamados "problemas sociais".

    Ps: tradicional = conservador

  • Dica: Toda vez que vocês lerem - Problemas sociais, fato social, desajustamento - remete a compreensão tradicional da questão social e, autores contemporâneos, não tratam mais dessa forma.

    Gabarito: Errado

  •  Netto (2001) afirma que a “questão social” é constitutiva do desenvolvimento do capitalismo. Diante disso, compreende-se que a referida questão está intimamente relacionada ao sistema de produção capitalista, o qual engendra as desigualdades sociais.