-
GABARITO: CERTO
A Questão Social origina-se através das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura.
Força, guerreiros(as)!!
-
Segundo Iamamoto (1999, p. 27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais colectiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
-
A questão social se expressa pelo conjunto de desigualdades sociais engendradas pelas relações sociais constitutivas do capitalismo contemporâneo. Sua gênese pode ser situada na segunda metade do século XIX quando os trabalhadores reagem à exploração de seu trabalho.
-
No que diz respeito à “questão social”, sua conhecida definição, da autoria de Cerqueira Filho (1982), é significativamente redimensionada ganhando em densidade e determinações, posto que matizada pelas categorias centrais à análise marxiana – especialmente as que comparecem na lei geral da acumulação – d´O Capital. Nesta concepção, a gênese da “questão social” é explicada pelo processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital: a incorporação pelos capitalistas das inovações tecnológicas, tendo em vista o aumento da produtividade do trabalho social e diminuição do tempo de trabalho socialmente necessário à produção de mercadorias, produz um movimento simultâneo de aumento do capital constante e diminuição do capital variável, empregado na força de trabalho (MARX, 2001).
Fonte:Josiane Soares Santos- Particularidades da “Questão Social” no Brasil: elementos para o debate
Gabarito: Correto
-
A gênese da “questão social” é explicada pelo processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital.
p. 26
-
Gab: Certo.
"Isso significa dizer que a gênese da 'questão social' é explicada pelo processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital." (Santos, 2012, p.26)
Origem = Gênese