-
Se muitas das requisições da profissão são de ordem instrumental (em nível de responder às demandas — contraditórias— do capital e do trabalho e em nível de operar modificações imediatas no contexto empírico), exigindo respostas instrumentais, o exercício profissional não se restringe à elas. Com isso queremos afirmar que reconhecer e atender às requisições técnico instrumentais da profissão não significa ser funcional à manutenção da ordem ou ao projeto burguês. Isto pode vir a ocorrer quando se reduz a intervenção profissional à sua dimensão instrumental. Esta é necessária para garantir a eficácia e eficiência operatória da profissão. Porém, reduzir o fazer profissional à sua dimensão técnico-instrumental significa tornar o Serviço Social meio para o alcance de qualquer finalidade. Significa também limitar as demandas profissionais às exigências do mercado de trabalho. É também equivocado pensar que para realizá-las o profissional possa prescindir de referências teóricas e ético-políticas.
-
Cuidado com os termos, podem induzir ao erro:
-> Instrumentalidade: capacidade, propriedade, qualidade constitutiva da profissão. É um processo de trabalho que visa alcançar fins/objetivos através de meios/instrumentos e mediações. (de forma bem resumida)
-> Ações instrumentais ou técnicas instrumentais: Ações ligadas ao imediato, pragmáticas, baseadas no empirismo. Fugir delas!
-> Instrumental técnico operativo: conjunto de técnicas e instrumentos mediadoras da ação profissional, que perpassam pela linguagem escrita e falada. Não são neutras, nem meramente técnicos.
-
Gabarito Errado
O assistente social, ao atender às requisições técnico‐instrumentais da profissão, deve realizar sua intervenção, utilizando a dimensão instrumental, visto que esta é suficiente para garantir o alcance dos objetivos profissionais.
Os objetivos profissionais são alcançados através do Projeto Ético Político, veja os seus elementos constitutivos: “uma imagem ideal da profissão, os valores que a legitimam, sua função social e seus objetivos, conhecimentos teóricos, saberes interventivos, normas, práticas, etc.”
A dimensão instrumental se relaciona mais com a operacionalização da ação, e sozinha não é capazes de alcançar os objetivos profissionais.
-
Articulação das 3 dimensões da profissão: teórico-metodológico, ético-político, técnico-operativo e investigativo