Capital de giro (capital circulante ou capital de trabalho) indica a parte do patrimônio que sofre constante movimentação nas empresas, tais como as disponibilidades e os valores realizáveis, diferenciando-se entre estes os créditos, os estoques e os investimentos. São excluídos, portanto, os capitais permanentes (ativo fixo ou imobilizado, investimentos permanentes) e o ativo pendente, que compreende valores contingentes como, por exemplo, despesas do exercício seguinte.
As decisões de capital de giro estão relacionadas ao financiamento do ciclo operacional de uma entidade.
CERTO: O ciclo operacional é o intervalo de tempo que tem início quando uma indústria adquire matéria-prima, produz, vende o produto pronto e termina com o recebimento do valor referente à venda. É o período que permite classificar um item entre curto e longo prazo.
Por isso, o capita de giro e o ciclo operacional estão intimamente ligados, já que ciclos operacionais menores proporcionam maiores capitais de giro que, por sua vez, possibilita o maiores retornos sobre os investimentos.
Quanto mais rapidamente o dinheiro gasto retornar, e com lucro, mais rapidamente o investimento inicial do negócio será pago, o que implica em melhores índices para essa empresa.
Fonte: TEC Concursos - Prof. Renato Valente