SóProvas


ID
2902690
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na medida que determinados custos independem do nível de atividade da empresa, ou seja, não se espera alteração dos valores de custos, quando o nível de atividade produtiva aumente ou reduza, tais custos serão classificados

Alternativas
Comentários
  • Essa foi pra não zerar.

  • Classificação dos custos quanto à variabilidade:

    fixos: fixo no total, mas são variáveis em sua unidade

    variáveis: variável no total, mas são fixos em sua unidade

    semifixos

    semivaráveis

    Alguns sistemas de custeio: referem-se às formas como os custos são registrados e transferidos internamente dentro da entidade.

    *Quanto à mecânica de acumulação: custeio por ordem de produção e custeio por processo

    *Grau de absorção: custeio por absorção e custeio direto

    *Momento de apuração: pós calculado ; pré calculado; padrão.

    Gab. A

  • Caso queira receber uma apostila gratuita com os principais pontos de Contabilidade de Custos, é só me encaminhar o pedido através do e-mail abaixo e no assunto escrever APOSTILA GRATUITA CONTABILIDADE DE CUSTOS

    susana.oliveira060768@gmail.com

  • Questão sobre terminologia básica em custos.

    Os custos podem ser classificados em dois tipos básicos (fixos e variáveis), em função de mudanças no nível de produção ou atividade da empresa. Conforme Martins¹, dentre as classificações usuais que utilizamos para classificar os custos, essa é uma das mais importantes, pois levamos em consideração a relação entre o valor total de um custo e o volume de atividade numa unidade de tempo.

    Por exemplo, o valor total de consumo dos materiais diretos por mês depende diretamente do volume de produção. Quanto maior a quantidade fabricada, maior seu consumo. Dentro, portanto, de uma unidade de tempo (mês, nesse caso), o valor do custo com tais materiais varia de acordo com o volume de produção. Por isso, materiais diretos são chamados custos variáveis.

    De outro lado, o aluguel da fábrica em certo mês é de determinado valor, independentemente de aumentos ou diminuições naquele mês do volume elaborado de produtos. Por isso, classificamos o aluguel da fábrica como um custo fixo.

    Com essa pequena revisão, já podemos analisar cada uma das alternativas:

    A) Certo, se os custos independem do nível de atividade da empresa, tais custos serão classificados como fixos.  

    B) Errado, custos não são classificados “por absorção". O custeio por absorção é um método de custeio não uma classificação de custo.  

    C) Errado, custos indiretos não tem relação com o nível de atividade da empresa. Custos indiretos são aqueles que alocamos ao produto utilizando algum critério, por rateio ou estimativas, modelos matemáticos que nos ajudam a reduzir a arbitrariedade na apropriação dos custos (ex.: funcionários de limpeza e segurança de uma fábrica).

    D) Errado, custos variáveis são aqueles que dependem do nível de atividade da empresa. Espera-se alteração de seus valores quando o nível de atividade produtiva aumenta ou reduz.

    E) Errado, o custo-padrão é um custo “estimado" ou “orçado", é o custo que a empresa acredita que pode alcançar se atuar de forma mais eficiente.


    Fonte:
    ¹MARTINS, Eliseu, 1945 Contabilidade de custos. / Martins, Eliseu. - 9ª ed. - São Paulo : Atlas, 2003. p. 33.


    Gabarito do Professor: Letra A.