SóProvas


ID
2903248
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

M.A., 32 anos, sexo masculino, auxiliar administrativo, compareceu ao ambulatório da empresa com queixa de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia. Relatou que ao se levantar pela manhã, percebeu a presença de “manchas vermelhas” que começaram por traz da orelha e “foram se espalhando”. Durante a anamnese, informou ter retornado de viagem por motivo de trabalho de Roraima há cinco dias, onde está ocorrendo um surto de sarampo, e desconhecer seu histórico vacinal. Ao exame físico constatou- -se temperatura axilar = 38,8 ºC e presença de exantema cutâneo máculo-papular de coloração vermelha, na região retroauricular, pescoço e tórax. Suspeitando tratar-se de um caso de sarampo, o médico solicitou os exames complementares necessários e afastou M.A. do trabalho, encaminhando o caso ao enfermeiro para as demais providências necessárias.

Frente a essa situação, entre outras ações, o enfermeiro deve

Alternativas
Comentários
  •  

    Letra : C

     

    Fundamento: 

     

    Fluxo de ações para caso suspeito de SARAMPO

     

    Caso supeito de Sarampo:         >>> Notificar à Secretaria Municipal de Saúde (Até 24H)   

           

                                                           >>> Investigar em até 48h

     

                                                          >>> Coleta de sangue para sorologia e material para isolamento e identificação viral no 1º contato                                                                   com o paciente

     

     

                                                                 >>> Vacinação de bloqueio vacinar os contatos susceptiveis (em até 72h)

     

    Fonte : http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/sarampo

     

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre cuidados

    de enfermagem.


    Na situação descrita, tratar-se de um caso suspeito de sarampo e frente a essa situação, o enfermeiro deve comunicar o caso suspeito de sarampo, por telefone, à Secretaria Municipal de Saúde, dentro das primeiras 24 horas após o atendimento de M.A., e providenciar o preenchimento da Ficha de Investigação de Doenças Exantemáticas Febris Sarampo/Rubéola (Letra C), pois trata-se de doença exantemática de notificação compulsória em caso de suspeita segundo a PORTARIA Nº 264, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020.


    A) Incorreto. Não há indicação de aplicação de uma dose de reforço com a vacina pentavalente em todos os funcionários que trabalham no mesmo setor que M.A., pois a pentavalente não previne Sarampo. Ela previne difteria, tétano, coqueluxe, hepatite B e Haemophilus influenza tipo B.


    B) Incorreto. Administrar, no mesmo dia do diagnóstico do sarampo, 2g de vitamina C, via oral não irá reduzir a possibilidade de ocorrência de caso grave ou fatal.

    C) Correto.


    D) Incorreto. Providenciar a aplicação da vacina tríplice bacteriana para todos os funcionários que trabalham na empresa não evitará a doença, pois ela não previne Sarampo. E sim, difteria, tétano, coqueluxe.


    E) Incorreto. Sarampo é doença de notificação imediata em caso de suspeita. Não deve-se aguardar confirmação.

     

    Resposta do Professor: C.

  • Notificação até 24h

    Investigação até 48h

    Vacinação de bloqueio até 72h