SóProvas


ID
2903305
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Devido aos sintomas físicos e emocionais apresentados após ter sido vítima de estupro, P.C., 34 anos, sexo feminino, recebeu o diagnóstico de transtorno do estresse pós-traumático e foi afastada, temporariamente, do trabalho. Ao retornar da licença, compareceu à consulta de enfermagem para acompanhamento de sua saúde. Após realizar a coleta de dados, utilizando a classificação NANDA 2015-2017, o enfermeiro estabeleceu como um dos diagnósticos de enfermagem “síndrome pós-traumática relacionada a evento desconfortável, considerado fora da gama de experiências habituais, evidenciado por flashbacks e pesadelos”. Para esse diagnóstico, a intervenção de enfermagem adequada é

Alternativas
Comentários
  • apoiar a paciente e tranquilizá-la quanto ao fato de esses sintomas serem comuns após um trauma da magnitude que vivenciou.

  • Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Promoção da Saúde.

    Utilizando a classificação NANDA 2015-2017 o diagnósticos: “síndrome pós-traumática (Resposta mal-adaptada e sustentada a evento traumático e opressivo) relacionada a evento desconfortável, considerado fora da gama de experiências habituais, evidenciado por flashbacks e pesadelos". A intervenção de enfermagem adequada para esse diagnóstico é:

    A) INCORRETA - discutir com a paciente os estressores identificados e a conexão de cada um deles com a ansiedade quando o nível dela estiver elevado. JÁ SABEMOS QUAIS SÃO OS ESTRESSORES! ESSE TRABALHO DEVE SER COM A PSICOTERAPIA.

    B) INCORRETA - dar reforço positivo a comportamentos ritualísticos, ajudando a paciente a aprender maneiras de interromper os pensamentos obsessivos. . DEVEMOS APOIAR E TRANQUILOZAR A PACIENTE! ESSE TRABALHO DEVE SER COM A PSICOTERAPIA.

    C) INCORRETA - ESTIMULAR a tomada de decisão quando evidenciado um baixo nível de ansiedade por parte da paciente. PARA EVITAR DECISÕES EQUIVOCADAS.

    D) CORRETA - apoiar a paciente e tranquilizá-la quanto ao fato de esses sintomas serem comuns após um trauma da magnitude que vivenciou. ORIENTAR QUE ELA PROCURE PSICOTEPARIA PARA INICIAR TRATAMENTO E REDUZIR COMPLICAÇÕES.

    E) INCORRETA - frequentar atividades de grupo com a paciente se isso for assustador para ela. SERÁ MAIS UM FATOR ESTRESSOR.

    Gabarito do Professor: D.