O Escore de Risco de Framingham é calculado para estimar a probabilidade do surgimento de doença cardiovascular em 10 anos.
São utilizados os seguintes critérios: sexo, idade, Colesterol total, HDL colesterol, Pressão arterial sistólica, uso de medicação para hipertensão arterial, Tabagismo, Diabetes mellitus e doença vascular conhecida Doença coronariana (DAC), AVE ou doença arterial periférica
Antes de analisar a questão, gostaria enfatizar que é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Promoção da Saúde.
A estratificação do risco cardiovascular NOS PROXIMOS 10 ANOS, é avaliada pelo escore de Framingham de acordo com a presença ou não de certos fatores de risco.
Para a avaliação, é feita a soma dos pontos obtidos na avaliação da idade, LDL Colesterol, HDL Colesterol, valor da pressão arterial e se possui diabetes e é tabagista. Essa avaliação é feita por sexo também, uma vez que as referências são diferentes para homens e mulheres.
O resultado final é obtido em pontos que determina o % de chance de doença cardiovascular nos próximos 10 anos; além da classificação como risco baixo, moderado ou alto.
A) INCORRETO - idade, sexo, PESO NÃO É AVALIADO, pressão arterial e HDL-Colesterol.
B) INCORRETO - índice de massa corporal (IMC) NÃO É AVALIADO, pressão arterial, tabagismo, LDL-Colesterol e HDL-Colesterol.
C) CORRETO - idade, LDL-Colesterol, HDL-Colesterol, pressão arterial, diabete e tabagismo.
D) INCORRETO - pressão arterial, idade, glicemia NÃO É AVALIADO, peso NÃO É AVALIADO e circunferência abdominal NÃO É AVALIADO.
E) INCORRETO - peso NÃO É AVALIADO, estatura NÃO É AVALIADO, glicemia NÃO É AVALIADO, LDL-Colesterol e tabagismo.
Gabarito do Professor: C