SóProvas


ID
2903374
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para responder a questão, leia atentamente o relato a seguir.


E.O., 33 anos, sexo masculino, com história de asma, compareceu ao ambulatório da empresa queixando-se de dificuldade para respirar. O enfermeiro observou que, para se comunicar, o funcionário demonstrava incapacidade de falar mais de algumas palavras antes de parar para respirar. Ao exame físico, o enfermeiro constatou que E.O. apresentava, entre outros sinais, dispneia e retração subcostal moderadas, frequência respiratória aumentada, frequência cardíaca = 112 batimentos por minuto. Considerando tratar-se de uma crise de asma, o enfermeiro solicitou a presença do médico, para avaliação clínica e tratamento, enquanto prestava os cuidados de enfermagem iniciais adequados para o caso.

Frente a essa situação, a assistência de enfermagem deve compreender, entre outros cuidados imediatos,


Alternativas
Comentários
  • C

  • E.O33 anos,sexo masculino :Histórico de ASMA : compareceu ao ambulató

    rio da empresa QUEIXANDO-SE DE : DIFICULDADE P RESPIRAR .

    Considerando tratar-se de uma CRISE DE ASMA ( QUEIXA PRINCIPAL ) , o enfermeiro solicitou a presença do médico, para avaliação clínica e tratamento, enquanto prestava os cuidados de enfermagem iniciais adequados para o caso.

    Frente a essa situação, a assistência de enfermagem deve compreender, entre outros CUIDADOS IMEDIATOS :

    GABARITO C ) :

    Manter o paciente SENTADO e/ou em posição confortável e instalar o OXÍMETRO de pulso .

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre cuidados de enfermagem.

    Para a assistência de enfermagem pensando nos cuidados imediatos na crise de asma, o enfermeiro deve manter o paciente sentado e/ou em posição confortável e instalar o oxímetro de pulso (letra C). Essa conduta é adequada para evitar maior dificuldade respiratória e possibilidade de avaliar a oxigenação.  


    A) Incorreto. A posição supina pode deixar o paciente desconfortável. A administração de oxigênio suplementar deve ser prescrita pelo médico, ou instalada se a saturação de oxigênio estiver muito abaixo do recomendado.

    B) Incorreto. Não há necessidade de puncionar veia periférica e administração de medicação com efeito broncodilatador, em bolus. É necessário aguardar prescrição médica.


    C) Correto.

    D) Incorreto. Instalar cateter nasal e administrar oxigênio úmido se tiver prescrição médica ou a saturação estiver muito abaixo do recomendado. O fluxo de 10 litros por minuto de oxigênio só pode ser realizada com prescrição.

    E) Incorreto. Não há necessidade de puncionar veia periférica e coletar amostra de sangue arterial para gasometria. A aferição com oxímetro já dará um direcionamento para a conduta imediata.


    Resposta do Professor: C.