SóProvas


ID
2904280
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Os seguintes conceitos equivalem, respectivamente, a:


I – Representam o esforço empregado pela empresa no processo de fabricação de determinado item (mão de obra direta e indireta, energia, horas de máquina, etc.). Não incluem matéria-prima nem outros produtos adquiridos prontos para consumo.

II – Custos que não podemos identificar diretamente com os produtos e que necessitamos de rateios para fazer a apropriação.

III – Subsistema que deve ter tratamento conceitual adequado, abordagem tecnológica apropriada que propicie atuar com as múltiplas dimensões (temporais, numéricas e organizacionais, etc.), permitindo a análise de séries históricas de custos sob a ótica das atividades-fins ou administrativas do setor público.

Alternativas
Comentários
  • Custo de Transformação - é a soma de todos os custos de produção, exceto a matéria-prima e outros elementos adquiridos, ou seja, é o custo do esforço realizado pelas empresas.

    Custo Indireto - é aquele não identificado no produto. Necessita de critérios de rateios para locação. Ex.: depreciação, mão-de-obra indireta, seguros e etc.

    Custo Direto - é aquele facilmente identificado no produto. Não precisa de critérios de rateio.

    Gabarito E

  • III - NBC T 16.11 – Subsistema de Informação de Custos do Setor Público (SICSP) e os objetivos da informação de custos.

    O SICSP é obrigatório em todas as entidades do setor público, registra, processa e evidencia os custos de bens e serviços e outros objetos de custos, produzidos e oferecidos à sociedade pela entidade público, conforme a norma.

    Para vocês terem uma noção mais prática do que ele significa, segue explicação do SIC do Governo federal:

    O Sistema de Informações de Custos do Governo Federal – SIC – é um Data Warehouse que se utiliza da extração de dados dos sistemas estruturantes da administração pública federal, tal como SIAPE, SIAFI e SIGPlan, para a geração de informações. Tem por objetivo subsidiar decisões governamentais e organizacionais que conduzam à alocação mais eficiente do gasto público; sendo essencial para a transformação de paradigmas que existem atualmente na visão estratégica do papel do setor público. "