-
a) O endurecimento do concreto pode ser acelerado por meio de tratamento térmico ou pelo uso de aditivos que não contenham cloreto de cálcio em sua composição e devidamente controlado.
b) Segundo NBR 14931 as emendas devem ser feitas de acordo com o previsto no projeto estrutural, podendo ser executadas emendas: por traspasse; por luva com preenchimento metálico, prensadas ou rosqueadas; por solda; por outros dispositivos devidamente justificados.
c) CORRETA.
d) O processo de cura do concreto é de pelo menos 7 dias, podendo ser estendido a até 28 dias, (dependendo das condições locais) após o lançamento do concreto, independente do seu volume.
e) Segundo NBR 14931 : Na especificação do concreto, deve-se levar em consideração todas as propriedades requeridas em projeto, em especial quanto à resistência característica, ao módulo de elasticidade do concreto e à durabilidade da estrutura, bem como às condições eventualmente necessárias em função do método de preparo escolhido e das condições de lançamento, adensamento e cura.
-
Há um equívoco na alternativa C. Concreto endurecido é diferente de concreto com resistência suficiente para suportar os esforços e deformações ao qual a estrutura está submetida. O concreto normal endurece em um intervalo de 24 h, no entanto, o escoramento só será possível remover, em sua totalidade, quando o concreto adquirir sua resistência de projeto aos 28 dias. Uma parcela do escoramento poderá ser removida aos 7, 14 dias, etc. dependendo do tipo de concreto (alto desempenho, alta resistência inicial, etc). Ou seja, o concreto pode está endurecido, mas não ter resistência suficiente para suportar as deformações e/ou as cargas, principalmente nas primeiras idades.
-
Pensei a mesma coisa do Francisco, ia depender do tipo de cimento, cabe destacar que endurecimento e pega são 2 coisas diferentes:
A pega é um processo químico e está relacionada a hidratação dos aluminatos.
O endurecimento é um processo físico e está relacionado a hidratação dos silicatos.
-
Não vejo o erro que os colegas citaram acerca da alternativa C.
A alternativa diz que o concreto tem que estar endurecido suficientemente para aguentar as deformações que excedam as toleradas. Logo, a alternativa não diz que pode retirar as formas logo após o concreto estar endurecido, mas sim quando ele tiver resistência para aguentar as deformações toleradas.
Gabarito: C
-
NBR 14931
Item 10.1
O endurecimento do concreto pode ser acelerado por meio de tratamento térmico ou pelo uso de aditivos que não contenham cloreto de cálcio em sua composição e devidamente controlado, não se dispensando as medidas de proteção contra a secagem.
Elementos estruturais de superfície devem ser curados até que atinjam resistência característica à compressão (fck), de acordo com a ABNT NBR 12655, igual ou maior que 15 MPa.
10.2.2
A retirada das fôrmas e do escoramento só pode ser feita quando o concreto estiver suficientemente endurecido para resistir às ações que sobre ele atuarem e não conduzir a deformações inaceitáveis, tendo em vista o baixo valor do módulo de elasticidade do concreto (Eci) e a maior probabilidade de grande deformação diferida no tempo quando o concreto é solicitado com pouca idade.