SóProvas


ID
2905009
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ITEP - RN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As comunidades microbianas sob um cadáver em decomposição exibem potencial para serem utilizadas em investigações criminais e auxiliar na identificação de locais de enterros clandestinos. O profissional que queira utilizar esses microrganismos nessa rotina de trabalho deve conhecer

Alternativas
Comentários
  • a biologia de organismos aeróbios e anaeróbicos.

  • Essa questão aborda as investigações criminais e a utilização de comunidades microbianas na identificação de enterros clandestinos. Pede-se quais informações um profissional que deseja utilizar esses microrganismos conheça. O processo de decomposição dos cadáveres passa por vários estágios depois da morte, e são influenciados diretamente pelas questões climáticas. 
    No momento da morte do indivíduo, inicia um processo de putrefação com a decomposição e degradação da matéria orgânica através de bactérias aeróbias e anaeróbias. 
    O corpo humano, após a morte, apresenta quatro etapas de putrefação. 
    A primeira etapa é chamada de corpo fresco, onde o sangue para de circular e a temperatura do corpo diminui. 
    A segunda etapa, chamada de decomposição inicial, é onde ocorre o consumo da matéria orgânica pelas bactérias aeróbias e anaeróbias existentes no corpo humano. 
    Na terceira etapa ocorre a decomposição avançada e os gases começam a se acumular, fazendo o corpo inchar e os tecidos celulares se romperem. No quarto estágio, chamado de esquelitização, o esqueleto começa a aparecer em algumas partes do corpo (rosto, pés e mãos). Todas essas etapas são diretamente influenciadas pelo ambiente onde o cadáver foi encontrado. (Serrano, Carlos. As 'fazendas de cadáveres' onde corpos se decompõem ao ar livre. 2019. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/geral-48696414. Acesso em junho de 2021)

    O profissional que queira utilizar esses microrganismos nessa rotina de trabalho deve conhecer

    A) o ciclo de vida dos vertebrados locais. Conhecer o ciclo de vida de vertebrados locais não auxilia na rotina de microrganismos que possam ser utilizados em corpos em decomposição. Incorreta.

    B) a biologia de organismos aeróbios e anaeróbicos. Para trabalhar com as comunidades microbianas que realizam a decomposição em cadáveres, é necessário que se conheça a biologia de organismos aeróbios (que utilizam oxigênio) e anaeróbios (que não precisam do oxigênio no metabolismo), pois ambos os organismos fazem parte da decomposição avançada. CORRETA.

    C) características palinológicas. A palinologia estuda os grãos de pólen e esporos (fósseis e atuais), não estuda organismos decompositores. Incorreta.

    D) noções de ornitologia. A ornitologia é o ramo da zoologia que estuda as aves, não trata de microrganismos decompositores. Incorreta.

    E) noções de sequenciamento do DNA. Conhecer sobre sequenciamento do DNA não auxilia na utilização de microrganismos em cadáver em decomposição. Incorreta.
    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Os microrganismos presentes no nosso sistema digestivo formam nossa flora intestinal ou microbiota intestinal. A composição da nossa microbiota começa desde que somos pequenos e sofre influência de vários fatores ao longo da vida. Podem haver dois tipos de microrganismos presentes no nosso organismo: os aeróbios e as anaeróbios.

    GABARITO: B